domingo, 10 de novembro de 2013

Almah: Uma Banda que Inova a Cada Disco

Aguardado disco "Unfold" é lançado

Quando o Almah lançou o "Motion" em 2011, a banda ganhou elogios de diversos vínculos no meio do Heavy Metal pela coragem que o vocalista Edu Falaschi em querer seguir uma roupagem mais moderna dentro do som da banda e querer consolidar a verdadeira identidade, o que originou – para muitos – o melhor disco da carreira do vocalista ao lado do "Rebirth", do Angra, e o melhor disco nacional naquele extinto ano por uma votação feita na revista Roadie Crew. 

Edu comentou todas as faixas com exclusividade aqui
Com a saída mais do que certa do Angra e pensando na sua condição vocal, Edu Falaschi se concentra apenas no Almah a partir disso, e nada mais justo que um novo lançamento pra transmitir o ótimo momento que a banda está vivendo (apresentação no Rock In Rio e a primeira turnê pela Europa) com o "Unfold", 4º disco do grupo e o 3º depois que o vocalista fez transição de carreira solo pra banda. 

Neste mais recente trabalho, um dos destaques nacionais neste mês novembro aqui na Road To Metal, o grupo formado pelo próprio Edu e pelos pratas da casa Marcelo Barbosa (guitarra) e Marcelo Moreira (bateria), e dos novatos Gustavo Di Padua (guitarra, ex-Glory Opera e ex-Aquaria) e Raphael Dafras (baixo), ocupando os lugares do Paulo Schroeber e Felipe Andreoli, continua mantendo o peso das sete cordas e as melodias na perfeita medida, sintetizando bem os três últimos registros em um só disco, dessa vez investindo mais nos arranjos de piano, com produção e mixagem de altíssimo nível.

As doze faixas são de tirar o chapéu – onde o Edu abusa em vocais agressivos e limpos – e de rápida assimilação, principalmente nos refrões, que já vão ficar grudadas na cabeça ouvindo as faixas "Beware The Stroke" (uma mistura de Pantera com Alice In Chains), "The Hostage" e "Cannibals In Suits" (com uma orquestração muito legal quando a banda para tudo), que são pesos do começo ao fim e que poderiam se encaixar facilmente no "Motion".

"Warm Wind" é uma balada muito bonita, que lembra muito a harmonia que foi composta em "Heroes Of Sand" e "Bleeding Heart" do Angra, vindo à sequência com "Raise The Sun", primeiro single da banda e a mais sombria do disco com elementos góticos.

Estreia da nova formação revitalizou a banda

"Wings Of Revolution" já é candidata a hit da banda, onde o destaque é o piano e o refrão pra galera cantar junto, que lembra bastante Coldplay e U2. Os tradicionais 'Oh, Oh, Oh' vão grudar na cabeça facilmente e que vai cair muito bem ao vivo. 

"In My Sleep" (faixa de abertura e com uma virada de batera matadora do Moreira) e "Believer" (com um duelo de solos de guitarra bastante interessante entre o Marcelo Barbosa e o Gustavo Di Padua) já são dentro da praia do Power Metal e do Heavy Metal melódico, mas que nunca deixa escapar a desejar na questão de peso e melodia. 

"I Do" é uma balada mais pesada e tem um refrão memorável, com uma linguagem mais pop, que é um belo cartão de visitas do Gustavo Di Padua, autor da música.

Com show no Rock in Rio e primeira turnê europeia, "Unfold" vem coroar a banda em 2013


"You Gotta Stand" tem bastante influência de Hard Rock dos anos 70 e Southern Rock no estilo Lynyrd Skynyrd, mas só que com um tom mais moderno e com bastante peso nas guitarras.  

"Treasure Of The Gods" e uma das mais ousadas e épicas de toda carreira da banda, já com elementos de Rock Progressivo que lembra muito o Dream Theater. Mas são nove minutos de pura paulada que você nem percebe que a música é tão longa. 

E o disco fecha de maneira digna com "Farewell", mais uma balada que é de rasgar elogios e que foi feita toda no piano, o que praticamente aconteceu com o álbum todo que foi escrito com esse instrumento.

Uma banda que sempre inova a cada disco, o que significa que a criatividade e as ideias de Edu Falaschi e cia. não tem fronteiras. E é mais um trabalho que eu considero um dos melhores da carreira do Edu Falaschi fora do Angra.

Ouça com a "Almah!"

Revisão/edição: Eduardo Cardore
Fotos: Divulgação 

Ficha Técnica
Banda: Almah 
Álbum: Unfold 
Ano: 2013
País: Brasil 
Tipo: Heavy Metal 

Formação
Edu Falaschi (vocal) 
Marcelo Barbosa (guitarra) 
Gustavo Di Padua (guitarra) 
Raphael Dafras (baixo) 
Marcelo Moreira (bateria) 


Tracklist 
1. In My Sleep 
2. Beware The Stroke 
3. The Hostage 
4. Warm Wind 
5. Raise The Sun 
6. Cannibals In Suits 
7. Wings Of Revolution 
8. Believer 
9. I Do 
10. You Gotta Stand 
11. Treasure Of The Gods 
12. Farewell 

Ouça o single "Raise the Sun"


Acesse e conheça mais sobre a banda 

Gostou? Compre o disco por ótimo preço na Die Hard clicando aqui.

Nenhum comentário: