sábado, 30 de novembro de 2013

Entrevista Angra - Rafael Bittencourt: "Estamos Recuperando o Gás do Começo da Banda."



Lançando um novo DVD e já se preparando para o ano de 2014, o guitarrista Rafael Bittencourt atendeu a nossa equipe para também falar do ótimo momento que o Angra está vivendo neste derradeiro ano de 2013. Nesta conversa, que se soma à entrevista que fizemos com Fabio Lione, Rafael Bittencourt (guitarra) conta tudo sobre os 20 anos de "Angels Cry" e planos para o próximo ano.  (English Version Here)

Road to Metal: Esse ano de 2013 está sendo muito especial na carreira do Angra, com a presença de um novo vocalista e de shows acontecendo em todos os cantos do Brasil e América Latina – isso tudo por causa dos 20 anos de lançamento do "Angels Cry". Conte-nos um pouco das lembranças que você tem do inicio da carreira da banda e do primeiro registro em estúdio? 

Rafael: Em outubro de 1991 eu batizei a banda com o nome Angra. 22 anos se passaram cheios de altos e baixos, e graças a Deus estamos celebrando este momento com muita alegria e vontade. Em 2011, o Angra fez 20 anos de carreira e, por vários fatores, não pudemos comemorar de maneira apropriada. Em 2013, o disco "Angels Cry" completa 20 anos de seu lançamento, então aproveitamos o gancho para celebrarmos essa história. Hoje, o Angra é uma referencia mundial neste estilo e contribuiu muito para a profissionalização da cena no Brasil. Tenho muito orgulho de fazer parte disto e viver de uma paixão que é tocar e fazer música. Todos no grupo estão motivados e na mesma sintonia. 


RtM: Dito na pergunta anterior, o Angra visitou alguns estados do nosso Brasil para poder compartilhar todo esse clima de festa e comemoração juntos com os fãs, inclusive também contou com shows em alguns países na América Latina. Como tem sido essa maratona de shows? 

Rafael: A turnê pelo Brasil e América Latina tem sido um sucesso de público e crítica, juntamente com a celebração está a nossa saudade dos fãs e dos palcos. O pretexto principal é se divertir e compartilhar esta diversão com o público. Receber a aprovação dos fãs nesta nova fase foi uma benção.

Salvador, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo sempre nos receberam com o maior carinho e desta vez não foi diferente. Hoje com a internet, o fã acompanha de perto os dramas do artista e muitas vezes se compadece e apoia. Eles nos trouxeram a inspiração e entusiasmo que hoje nos motiva.


RtM: Desde o inicio de 2012, vocês tiveram que encarar a triste saída do vocalista Edu Falaschi, mas com o convite para a banda tocar no 70000 Tons Of Metal, tinham que chamar um vocalista às pressas, que acabou sendo o italiano Fabio Lione (Rhapsody Of Fire, Vision Divine, Hollow Haze). O que o fizeram para chegar até ele? 

Rafael: Recebemos um convite para tocar no cruzeiro 70000 Tons Of Metal com várias outras bandas de Metal e público do mundo inteiro. Na época estávamos sem vocalista e o produtor disse que a falta de um vocalista fixo não era um problema e sugeriu o Fabio. Foi uma enorme surpresa!

Pessoalmente casou na hora. Ele é muito tranquilo, contrapondo com as várias personalidades intensas de todos nós. Musicalmente, nem se fala. A química foi impressionante já no primeiro ensaio. E foi uma oportunidade de tocar para pessoas que não conheciam o Angra e fãs de outros estilos também, que se impressionaram com o resultado e deram um excelente feedback. Lá no barco, o público e os artistas se misturam constantemente e temos a chance de saber diretamente deles o que acham. Conversamos muito entre nós nos dias de cruzeiro. Tudo aquilo animou a todos do grupo e deu uma enorme vontade de armar uma turnê, disco e voltar a fazer planos com o grupo.


RtM: Lione já esteve no Brasil algumas vezes, é conhecido pelo seu trabalho com Rhapsody, Vision Divine e outros, mas no palco mesmo, até então, aqui no país tivemos poucas oportunidades de conferi-lo. A resposta do público é muito importante se tratando nesse assunto. A recepção dele com os fãs foi o que vocês esperavam? 

Rafael: Os fãs do Angra se sentiam um pouco órfãos na época, e os fãs do Fabio de certa forma também, porque o Rhapsody of Fire também perdeu um membro importante, Luca Turilli. Este sentimento deixou os fãs meio melancólicos. Quando chegamos animados e cheios de tesão, surpreendemos a todos com uma vibração de otimismo que se espalhou de maneira geral. Como vocalista, o Fabio é um fenômeno e isto foi uma "chapuletada" para o público. A cada show vemos os queixos caindo na plateia com o carisma e a musicalidade dele.


RtM: O último show da tour não poderia ser em outro local senão a cidade natal da banda (SP), o que acabou culminando na gravação de um novo DVD, tendo convidados especiais, para que os fãs possam entender todo esse momento que o Angra está vivendo. Qual foi a ideia de vocês quererem registrar isso com um material oficial? 

Rafael: Sentimos que este momento precisava ser documentado e mostrado para todos. Este DVD está sendo um divisor de águas na história da banda. Estamos recuperando o gás do começo da banda. Foi um momento mágico de interação total com os fãs e com os convidados. Tivemos a Tarja Turunen (ex-Nightwish), A Família Lima, Uli Jon Roth (ex - guitarrista do Scorpions) e Amílcar Christófaro (baterista do Torture Squad) – abrilhantando ainda mais a performance. Tocamos algumas músicas que há anos não tocávamos, como Stand Away e Gentle Change. Na Galeria do Rock, a primeira leva esgotou em poucas horas. Foi lançado no Brasil, América Latina, Europa e Ásia, e já está revigorando o prestígio que o Angra teve nos seus melhores anos. 

RtM: Praticamente, todos já sabem que a banda já tem planos para compor material inédito, já com o Fabio Lione nos vocais. Esse material pode carimbar a presença integral dele no Angra? 

Rafael: Pretendemos gravar o próximo CD com o Lione e queremos que ele fique o tempo que pretender. Ele é muito requisitado e já tem um nome construído na cena, de maneira que ele já participa de outras bandas e projetos. Não pretendemos exigir que ele seja exclusivo nosso, mas queremos que ele fique o máximo possível conosco. Parafraseando Vinícius de Morais: "Que Seja Eterno Enquanto Dure". Sabemos que está muito bom o clima e energia da banda, e vamos trabalhar para isto se permanecer.


RtM: Fora do Angra, você montou um projeto solo em 2008 - Bittencourt Project -, que só teve um disco gravado. Você pretende retomar as atividades com o projeto? 

Rafael: Meu projeto solo, Bittencourt Project, eu fiz em 2008 como uma espécie de desabafo. Não tem uma moldura comercial, fiz por necessidade pessoal. Foi quase uma diarreia emocional. E eu amo fazer. Por outro lado, gasta-se muita energia e dinheiro para pouco retorno. E é um pouco frustrante, às vezes. Fazer tudo sozinho é bem mais difícil que em grupo. Eu quero retomar assim que as coisas com o Angra se acalmarem. Quem sabe o ano que vem...

RtM: Em paralelo, o que podemos esperar do Angra para 2014? 

Rafael: Já estamos compondo as novas músicas para um disco de estúdio, tendo o Fabio Lione nos vocais. Temos convites para alguns festivais na Europa e América Latina. Faremos mais alguns shows divulgando o DVD e no segundo semestre estaremos lançando o CD de inéditas.


Entrevista: Gabriel Arruda/Eduardo Cadore
Revisão: Carlos Garcia

Nenhum comentário: