terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Exodus: Com "Sangue na Veia"



Falar do Exodus é sempre um motivo de honra e desvanecimento para qualquer sujeito que aprecia o Thrash Metal ou Heavy Metal como um todo. Afinal, sob minha visão, é a melhor banda de Thrash Metal em todos os sentidos, principalmente pelos riffs inconfundíveis do aclamado Gary Holt, podendo ser classificado como o Tony Iommi do Thrash Metal. Muitos falam que o “Big 4” seria a coroação máxima na história da banda, que poderia ocupar tranquilamente posto entre os 4 maiores, mas o quinteto não precisa dessa quaisquer títulos ou rótulos da mídia, porque a história da banda é muito maior que qualquer movimento presente na música pesada.

Quatro anos nos separavam já do lançamento de “Exhibit B: The Human Condition”, os fãs já não aguentavam mais a angústia da demora por um novo trabalho de estúdio. Os compromissos de Gary Holt com o Slayer, e de Rob Dukes, comandando o Generation Kill, impediam de ter mais tempo de compor o 11º trabalho de inéditas. Outro fator importante, e que mexeu muito com cabeça dos fãs, exceto eu, é, por uma parte dos fãs, a não aceitação de Rob Dukes como vocalista, achando que ele não correspondia à altura do que a banda e fãs esperavam. Essa certa rejeição culminou com o próprio Dukes pedir demissão, e a banda recrutando novamente, para a alegria de muitos, Steve “Zetro” Souza como “frontman”, e de imediato, gravar o tão esperado disco de inéditas, o fabuloso “Blood In, Blood Out”, que bem antes de ser lançado, já era esperado como um novo clássico da banda, justamente pelo retorno de Zetro.


Dizer que “Blood In, Blood Out” é uma obra prima seria um pouco de exagero da minha parte, mas, para resumir, é a continuação do ótimo trabalho que “Zetro” Souza tinha interrompido no seu último play com o Exodus, “Tempo Of The Damned” (2004). E onde tem a mão desse vocalista, que ao lado do Chuck Billy (Testament) é um dos melhores cantores da história do Thrash Metal, é certeza de que tem um trabalho de extrema qualidade e competência nos vocais e composições, chegando até beirar a perfeição. E fica claro, para muitos, que ele é vocalista certo pra banda e que nunca deveria ter deixado o posto.

“Blood In, Blood Out” tem tudo o que os fãs mais querem: riffs, por parte dos guitarrista Lee Altus e Gary Holt, que chegam a causar erosões no chão, e solos capazes de queimar os auto-falantes; o baixo pesado de Jack Gibson, causa rachaduras, a destruição malabarística de Tom Hunting , os vocais rasgados de “Zetro” Souza (bem característico dele) e os backing vocals cantados em êxtase, evidenciando também a ótima produção de Andy Sneap, que desde “Tempo Of The Damned” vem ajudando a banda na parte sonora, já se tornando uma espécie de 6º membro do Exodus.


Sobre as faixas, destaco as que considero os pontos mais altos do disco, a começar pela faixa título, “Blood In, Blood Out”, que é entupida de riffs agressivos e solos bem executados; “Collateral Damage” prossegue mais cadenciada e precisa, uma faixa daquelas de não ser possível resistir fazer "air-guitar" e "air-drums" quando se está ouvindo sozinho; “My Last Nerve” já dá uma amornada no petardo, mas a faixa é uma verdadeira aula de música, primando o experimentalismo dos americanos; a viciante “Numb” é uma extinção sonora, com um clima bem belicoso; e “Food For The Worms” engata a primeira quebrando tudo, terminando o disco a mil por hora.

Destaques ficam por conta das participações de Kirk Hammet (Metallica), executando a faixa “Salt The Wound”, tendo seu primeiro registro oficial dentro do Exodus; e Chuck Billy (Testament) fazendo alguns vocais em “BTK’, que inclusive tem um ótimo refrão.

2014 marcou várias coisas, entre elas os novos trabalhos do Judas Priest e do AC/DC, mas o Thrash Metal foi agraciado com a volta do Steve “Zetro” Souza, o que acabou sendo um dos melhores acontecimentos no ano.

Que essa formação dure até o fim da vida da banda.

Revisão/edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha técnica
Banda: Exodus
Álbum: Blood In, Blood Out
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Gravadora: Nuclear Blast
Tipo: Thrash Metal


Formação
Steve “Zetro” Souza (vocal)
Gary Holt (guitarra)
Lee Altus (guitarra)
Jack Gibson (baixo)
Tom Hunting (bateria)

Track-List
1.    Black 13
2.    Blood In, Blood Out
3.    Collateral Damage
4.    Salt The Wound (feat. Kirk Hammet)
5.    Body Harvest
6.    BTK (feat. Chuck Billy)
7.    Wrapped In The Arms Of Rage
8.    My Last Nerve
9.    Numb
10. Honor Killings
11. Food For The Worms

Nenhum comentário: