sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mägo de Oz: Ilussia - Novos Tempos, Nova Viagem Heavy Metal/Hard/Folk/Sinfônica



Fundada em 1989, com certeza, uma das bandas mais bem sucedidas (Senão a mais bem) da Espanha, tendo uma grande legião de fãs em países de língua espanhola, como México, Argentina e Chile, depois de trocas de formação, problemas com gravadora (aliás, a banda sempre teve alguma rotatividade em suas fileiras, alguns apontam o fato do líder e fundador, Txus, ser  muito controlador), a banda se reestruturou e segue em busca de novos êxitos.

O Rompimento com José Andrea

A grande mudança, provavelmente, foi a saída do vocalista José Andrea, anunciada em 2011, e o último show da tour que marcou a despedida do vocalista foi no México, em agradecimento ao grande apoio dos fãs mexicanos. 
José fez parte dos grandes êxitos desta, que é a mais bem sucedida banda do Metal espanhol, estando presente em álbuns acima de qualquer suspeita como "La Leyenda de La Mancha" e "Finisterra", e a saída foi cercada de polêmica, com os dois lados falando que foi de forma amistosa, mas é fato que ninguém acreditou muito, e algumas entrevistas nos últimos anos dão pistas claras.

José declararou que com o passar dos anos algumas questões foram se tornando insuportáveis, e a convivência ficando mais difícil, e confundir um grupo de Rock com uma empresa foi o que mais lhe deixou insatisfeito, e, enquanto ele queria algumas mudanças, outros queriam seguir pelo mesmo rumo.

Txus e José: Amizade e parceria de sucesso foi abalada
Por outro lado, Txus chegou a alfinetar que José não estaria sendo profissional, que queria seguir levando uma vida de "Rock Star", chegando a citar Paul Stanley, e que deveria saber que há a hora de festejar e a hora de trabalhar, e que também deve-se saber seus limites, o peso da idade.
Em 2013, Txus publicou um comunicado, aparando arestas e aparentemente pedindo desculpa a José, afinal, foram muitos anos de companheirismo e sucesso, levando a banda a outro patamar.


Novo Vocal, Novo Álbum e Um Novo Mägo

Vida que segue, cada para seu lado (José Andrea segue carreira com seu grupo Uróboros) e Txus tratou de buscar um substituto, e Javier Zeta Dominguez foi o escolhido, com este, apesar de um registro de voz menos potente na questão das notas altas, encaixou muito bem, não trazendo mudanças gritantes.


"Hechizos, Pócimas y Brujeria" (2012), marca a estreia do novo vocal, com uma boa acietação do público, trazendo a tradicional sonoridade, aquela mescla de Hard/Heavy, Blues, Rock and Roll e ritmos Folk, mesclando as guitarras à flautas e violinos, além de bem cuidados arranjos vocais.


O Segundo Álbum da Nova Fase

2014 marca o segundo álbum da nova fase, "Ilussia", que segundo Txus traz uma trama em torno de um circo abandonado e maldito, em meio a um bosque, e que cobra vida, e é encontrado por um personagem, e segue-se a trama, que conta a história de um dos palhaços do circo. Soando mais coeso, até pela fase mais tranquila, depois das turbulências, e, apesar de não chegar a ser um álbum em um nível de um "Finisterra", traz bons momentos, trazendo uma evolução dessa nova era, além de não esquecer todos aqueles elementos que dão a personalidade e diversidade ao Mägo, e que levaram a banda ao sucesso.


Heavy Metal, Hard, aliás, o acento Hard e Heavy está bem mais evidente, deixando de lado as nunaces Power Metal mais veloz, que apresentaram em discos anteriores, principalmente na trilogia "Gaia",  com algumas canções flertando com o AOR, com muitos teclados, como em "Salvaje" e "De la Piel Del Diablo" (numa linha que lebra Whitesnake), e os tradicionais ritmos e elementos folclóricos, pontualmente presentes, sempre cativantes (dá vontade de sair pulando em pela floresta, ou em volta de uma fogueira hehehehe), destacando "Cadaveria", "Abracadabra" e "La Viuda de O'Brian" (cantada por Txus), que são alguns dos melhores momentos do disco; o Metal Melódico e mais veloz, com outra característica que sempre gostei neles, que são as guitarras dobradas, que vão se alternando com a flauta e o violino,  podem ser ouvidos em "Melodian".


Há espaço também para os demais elementos que os espanhóis flertam, como o Rock & Roll, música clássica e Blues, além de boas baladas, como "Constelacion Alpha DCI", na voz de Patrícia Tapia, desde 2007 efetivada na banda (e com bastante protagonismo neste álbum), e ainda a tradicional épica e longa faixa título, que tradicionalmente aparece nos discos do Mägo de Oz, "Ilussia" traz climas e passagens diversas, passeando por vários dos elementos que compõem a sonoridade do grupo, destacando a presença da cantora operística Pilar Jurado, mantendo o interesse até o final, uma verdadeira viagem Metal/Prog/Folk e Sinfônica.

Cantora de ópera, Pilar Jurado faz destacada participação em "Ilussia"
Embarque em mais uma viagem com os espanhóis, e, mesmo havendo algumas faixas com qualidade inferior, é mais um bom álbum, repleto de melodias e refrãos cativantes e boas doses da personalidade e originalidade do Mägo de Oz. Sempre a garantia de uma audição no mínimo agradável.

Texto e Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Patrícia Tapia

Mägo de Oz é:
Zeta: Vocais
Patricia Tapia: Vocais
Txus: Bateria e Vocais
Carlos Prieto: Violino
Frank: Guitarras
Carlitos: Guitarras
Josema Pizarro: Flautas
Javi Díez: Teclados e Piano
Fernando Mainer: Baixo

Site Oficial



Tracklist:
01. Pensatorium
02. Melodian
03. Abracadabra
04. Vuelta alto
05. Si supieras…
06. Pasen y beban
07. Salvaje
08. La viuda de O`Brian
09. Cadaveria
10. Constelaci¢n Alpha DCI
11. De la piel del Diablo
12. Ilussia

13. Morir‚ siendo de ti





Nenhum comentário: