segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2014, Uma Retrospectiva, Pela Visão dos Redatores do Road Parte II (Carlos Garcia)

Posso até soar antiquado para alguns, mas não consigo engolir a grande maioria das novas bandas que pregam que estão fazendo algo novo, moderno ou atual, tanto que muitas caem no esquecimento, ou mudam de sonoridade conforme a maré (seguir um “modismo” não é evoluir), ou simplesmente soam tão parecidas a tantas outras, e não tendo qualidade suficiente, vão dando lugar à outras.


Felizmente, em um cenário tão inchado, onde vemos os “dinossauros” chegando em idades avançadas, alguns já partiram (registrando aí grandes perdas em 2014, como Fergie Frederiksen, Jimi Jamison, Joe Cocker e Hélcio Aguirra), outros diminuem as atividades e alguns também já são senhores aposentados, temos nomes, que se não vão chegar num patamar de gigantes como Deep Purple, Black Sabbath, Judas Priest, AC/DC, Iron Maiden, Motorhead e outros, pelo menos seguirão levando o legado, embora de forma mais distribuída, sem a capacidade de ser praticamente unanimidade, ultrapassar barreiras, como alguns desses grandes nomes ficando dentro mesmo de um cenário ou nicho mais segmentado.


Claro, temos que conviver com a grande oferta, e o fato de qualquer banda que lance um álbum mais ou menos, e que ganhe uma atenção maior da mídia especializada e da promoção da própria gravadora, já é apontada como ”salvação” ou “grande novidade”, e defendida por unhas e dentes pelos que se acham vanguardistas e querem se dizer “descobridores” deste ou de outra banda. Vamos ver onde estarão algumas destas novas “sensações” daqui a alguns anos. Os downloads continuam, mas por outro lado os meios digitais tem tido sucesso, como a comercialização em sites como o iTunes, o futuro está aí, tem que se adaptar sempre, os linguarudos proclamando a morte do Rock e Heavy Metal também vez por outra aparecem, buscando promoção, ainda há público, e acredito que sempre haverá, para as mídias físicas, e as gravadoras e bandas tem agregado valor com lançamentos especiais, com boxes e inclusive edições em vinil!




De outro lado, temos a boa notícia que todo dia estão surgindo grupos novos, os fãs se renovando, e dentre essas milhares de opções, surge sim, material de qualidade, que seguirão o legado.

Em 2014 já tivemos novidades, alguns dos nomes interessantes que surgiram também mostrando que estão realmente querendo ficar entre os que terão longevidade, como Mastodon, Grand Magus, Sabaton, Orphaned Land e também muitos “veteranos”  lançando bons álbuns, nenhum novo clássico, mas dignos, como Judas Priest, AC/DC, YES, Uriah Heep, Magnum, e outros com estrada também, mas  já de gerações  seguintes, como Accept, Grave Digger, Winger, Mr. Big, Hammerfall, Machine Head, Arch Enemy... muitos lançamentos...e muitos novos nomes também, que surgem em todos os cantos do planeta (no Road tivemos entrevistas, por exemplo, com o Concordea, da Rússia, Majesty of Revival, da Ucrânia, entre outros), e também muitos retornos.


E o Brasil não ficou de fora, apesar de Carnaval, Copa do Mundo e brigas sem sentido por causa de política, tivemos lançamentos muito bons, incluindo ai o histórico DVD do Super Peso Brasil, numa campanha de crowdfunding de sucesso, que traz registrado o show que reuniu 5 bandas clássicas e pioneiras do Metal Brasil, além de vários convidados. Belo exemplo de mobilização e de que existe sempre uma outra saída para as coisas, que podemos fugir do óbvio. E ainda, novos álbuns do Korzus, Cavalera Conspiracy, Hangar, Angra, Eterna, Amen Corner, Carro Bomba, etc, além de boas surpresas entre as novas caras, com as bandas nacionais, as que estão nessa porque realmente querem algo, cada vez mais profissionais, e posso citar aí Tellus Terror, Lords of Aesir e Maestra, que foi fundada após os problemas no Eterna, e já dá indícios de que será uma grande revelação.


Finalizando, pesando tudo, os lançamentos, retornos, novas caras e shows que passaram por aqui, com a nota triste de alguns eventos cancelados por falta de capacidade, e, pelo que pareceu também, um pouco de falta de honestidade, 2014 foi um bom ano no Metal, e 2015 me anima também, com festivais nacionais como En Carna Rock Metal e grande eventos como o Monsters, além de lançamentos já anunciados de Toto, Whitesnake, Fear Factory, Black Sabbath (ao que tudo indica), Gentle Storm (projeto de Arjen Lucassen e Anneke), Danzig, UFO, Circle II Circle, e falando dos retornos, o que  mais me empolgou, a Savatage Reunion.


Gosto de ser positivo, de tentar ver sempre o lado bom e ver o horizonte, acredito que todos temos que ser, se cada um parasse de reclamar um pouco, de ver sempre o lado ruim, de querer tirar sempre vantagem, e ter mais respeito pelo próximo... um pouquinho que seja. Vamos lá, faça a sua pequena parte, vai ver que não dói dividir, ceder um pouco, deixar a ganância e inveja de lado, que não acrescenta nada e vamos fazer um mundo melhor, pelo menos no espaço que nos cerca. Já estamos em 2015... e que seja um grande ano para todos!!!


Texto e Edição: Carlos Garcia
Revisão: Vincent Furnier

Dedicado a Fergie Frederiksen (Toto, Le Roux, Frederiksen & Denander, Angel), um guerreiro, que encontrou na sua música a força para batalhar contra problemas sérios de saúde. Sua música é eterna.







Nenhum comentário: