sábado, 10 de janeiro de 2015

Entrevista - Soulspell: "O quarto álbum do Soulspell será um dos maiores lançamentos do Heavy Metal mundial em 2015"


Um projeto audacioso e que renderia muito destaque a nossa cena, já que não é todo dia que se vê uma Metal Opera priorizando os músicos do próprio país. E é isso que o idealizador, e também baterista do projeto, Heleno Vale fez, criando o primeiro Metal Opera nacional, e já se vão dez anos e três discos, com uma aceitação incrível perante os fãs e a mídia especializada.

Consolidação, amadurecimento e muita dedicação, resume a trajetória do Soulspell até então, pois de fato, ter um trabalho tão bem elaborado com diversos músicos nacionais e internacionais não é uma tarefa fácil.

E conversamos com Heleno sobre todos esses parâmetros, e claro, sobre o novo disco que será lançado ainda este ano.

Confira agora mesmo:


Road to Metal: Dois anos se passaram desde o lançamento de “Hollow's Gathering”, o qual você considera o lançamento mais surpreendente do projeto até o momento. Esse disco definiu o amadurecimento que o Soulspell pretendia chegar?

Heleno: Em partes, sim, isso é verdade. O disco foi uma produção bem mais consciente, em outras palavras, não foi um tiro no escuro como o segundo e, principalmente, o primeiro álbum. As composições do Soulspell já tinham alguma estrutura e vida própria e nada teve que ser forçado ou copiado. A palavra certa para definir as emoções que estou tentando transcrever talvez seja mesmo: amadurecimento. Porém, claro, dois anos se passaram e hoje eu tenho uma visão um pouco diferente de todos esses trabalhos. Hoje eu enxergo alguns equívocos e alguns excessos que talvez tenham impossibilitado os fãs de darem o devido valor ao terceiro álbum, por exemplo. Esses “erros” já foram corrigidos. Esses dez anos de experiência nos levarão, certamente, em 2015, ao melhor álbum produzido pelo Soulspell até então, dessa vez, sem qualquer dúvida! O quarto álbum do Soulspell será um dos maiores lançamentos do Heavy Metal mundial em 2015.

RtM: Já existe material novo para o próximo ato? Se sim, o que você pode nos adiantar quanto à sonoridade e sobre a quarta parte da história?

Heleno: O quarto álbum está quase pronto. Pretendemos lançá-lo em 2015, mas sem data definida. Eu fiz questão de não ter data definida para o lançamento, pois esse é um álbum divisor de águas pra mim e eu preciso que ele saia da maneira que eu o imagino. Digamos que jogarei na mesa o “ás” que o Soulspell pode produzir com dez anos de experiência acumulados. Sobre a sonoridade, eu acredito que uma característica importante do Soulspell é que cada álbum tem uma relação forte com a trama, porém, ao mesmo tempo, cada um deles soa bem diferente um do outro. Esse quarto álbum tem músicas com diferentes pegadas, coisas que o Soulspell nunca fez antes, porém, na maior parte do tempo, é um disco rápido e direto. Acredito que ele seja mais rápido e mais direto que os seus anteriores, um pouco mais parecido com nosso primeiro álbum.


RtM: Quanto à produção, mixagem e masterização desse futuro álbum, quem, além de você está ou estará trabalhando?

Heleno: Tito Falaschi é o produtor e a mixagem e masterização será feita na Europa, dessa vez, pelo melhor artista do Heavy Metal melódico nesse ramo. Vocês todos sabem de quem estou falando, não? :)

RtM: Os últimos shows do Soulspell em 2014 contaram com a participação do vocalista Andre Matos, seria um presságio que ele participará do novo lançamento?

Heleno: Sim, o próprio Andre divulgou em entrevista que ele participou em quatro faixas do novo álbum do Soulspell. Essa gravação aconteceu bem antes de ele participar dos nossos shows. Ele é uma pessoa bastante especial e eu tenho certeza que é um grande reforço para o nosso time de vocalistas nacionais que já era bastante forte. Seus trechos ficaram maravilhosos!

A lenda Andre Matos e a revelação Daísa Munhoz ao vivo com o Soulspell
RtM: Quais as principais diferenças entre os três lançamentos? Teria algo que você gostaria de mudar?

Heleno: Eu estou bastante feliz com nossos três lançamentos. Como eu disse, um é bem diferente do outro e o próximo álbum não fugirá a essa regra. Sem dúvida alguma eu mudei bastante, pois estou sempre aprendendo muito com todos os músicos espetaculares que passam pelo projeto. O quarto álbum será o grande álbum do Soulspell até então. Sendo mais específico um pouco, eu acredito que o terceiro álbum é maravilhoso, porém talvez ele tenha ficado complexo demais para a maioria dos fãs. Digo isso em função da história, das músicas, dos personagens, enfim, tudo. Eu tentei simplificar um pouco as coisas no quarto álbum e a princípio deu muito certo. Vamos esperar para ver a resposta dos fãs.

RtM: E sobre participações, já existe contato com alguns músicos ou a base será mantida? Teremos novamente participações internacionais, pode nos dar alguma “pista”?

Heleno: O disco está quase pronto. Quase todos os contatos já foram feitos e gravados. Trabalhamos muito nesses últimos dois anos nesse álbum. Dessa vez, teremos o melhor cast de Heavy Metal de qualquer projeto já lançado. A dica é: reunimos todos os vocalistas do Heavy Metal mundial que têm como seu ponto forte os agudos.

RtM: “Hollow’s Gathering” foi lançado no exterior pela Innerwound Recordings, como foi à repercussão e os resultados do álbum lá fora? E a parceria com esse selo foi válida? Para o próximo álbum você já tem algo em vista em termos de exterior?

Heleno: A parceria foi válida sim, porém em termos financeiros a situação do Soulspell e, acredito eu, de quase todas as bandas de Heavy Metal do Brasil e do mundo é precária. Vou tentar mudar algumas coisas para o lançamento do quarto álbum em termos de divulgação e formas de parceria.  Hoje em dia, há diversas maneiras alternativas para a viabilização desses lançamentos e eu estou pensando muito nisso ultimamente. Precisamos aprender de uma vez por todas a viver ou sobreviver na era da Internet.


RtM: E quanto ao concurso Soulspell de vocalistas, que já revelou bons nomes? Você já tem planejado o próximo? Inclusive, um concurso bem mais legal e interessante que alguns que são promovidos em algumas redes de TV!

Heleno: Muito obrigado. Penso bastante nisso também, porém, infelizmente, não será para o quarto álbum. Talvez para o quinto. O concurso é muito injusto com os organizadores. Veja, inscrevem-se 150 e ganha apenas 1, então você acaba criando 1 amigo e 149 inimigos. Não é fácil lidar com seres humanos, muito menos com o ego de músicos. Torço para que as pessoas mudem aos poucos e vejam o quanto os concursos foram importantes para o Heavy Metal brasileiro em longo prazo.

O concurso revelou Pedro Campos, que hoje está no Hangar, Jefferson Albert e Victor Emeka que hoje estão na banda ao vivo do Soulspell. Além disso, revelamos, também o Raphael Dantas e muitos outros grandes vocalistas que poderiam assumir qualquer banda de Heavy Metal do planeta na minha opinião.

Pedro Campos (Hangar), uma das revelações do concurso Soulspell
RtM: Acredito que você tenha planos de lançar algo em vídeo oficial. Quais são as possibilidades? Um show especial, quem sabe com produção de palco caracterizando a história e personagens, convidados e aí registrar... Seria muito interessante!

Heleno: O Soulspell já faz shows caracterizados. Cada vez mais estamos tentando melhorar nessa parte. Esse é um de nossos objetivos principais para 2015. Pretendemos lançar o quanto antes um DVD de comemoração dos 10 anos de banda. Acho que isso vai acontecer em 2015 ou 2016. Nesse DVD estarão presentes diversas participações especiais nacionais e internacionais. Entre os outros planos da banda está um disco de tributos, um disco “best of” com a coletânea de nossas melhores faixas dos quatro álbuns e, no mínimo, mais 2 vídeo clipes. Um deles está quase pronto e é de uma música do terceiro álbum e o outro será de um single do quarto álbum.

RtM: Falando do cenário Metal, quanto às bandas mais recentes, tem alguma que tem lhe surpreendido, lhe inspirado, ou mesmo com algum vocalista que tenha lhe despertado o interesse do tipo “Eu queria esse cara fazendo um personagem no novo álbum”?

Heleno: Eu gostei muito dos últimos álbuns da banda Sabaton, da Suécia, principalmente o "Carolus Rex" e o "The Art Of War". Essa é uma banda interessante e com um vocalista diferente. Algo que me inspirou muito ultimamente foram, também, os últimos álbuns do Ayreon, o "The Theory Of Everything" e o "01011001". Esse Arjen Lucassen é um gênio e seria uma honra extrema trabalhar junto com ele um dia. Quem sabe?


RtM: Em “A Legacy of Honor” a figura de Renato Tribuzy foi fundamental para o disco, porém nos lançamentos seguintes o mesmo já não figura entre os convidados. Teria algum motivo em especial? Você tem planos pra ele em relação à continuação do projeto?

Heleno: Eu converso bastante com o Renato e ele continua me ajudando muito até hoje. Ele é uma pessoa fantástica e um músico sensacional. O único motivo que vejo é que ele deu uma grande diminuída em sua carreira como vocalista para se dedicar à carreira de produtor. Essa é uma pergunta que você deve direcionar a ele na próxima entrevista que ele te conceder: “por que você não volta a cantar, Renato????????” :)

Entrevista por: Carlos Garcia/Renato Sanson
Edição/revisão: Renato Sanson


Conheça mais o projeto:







Nenhum comentário: