terça-feira, 7 de julho de 2015

Entrevista - Carniça: 24 anos de resistência em nome do underground!

24 anos de história, 5 Demos gravadas, três discos lançados e um grande reconhecimento no underground nacional. Essa é a Carniça de Novo Hamburgo/RS, que se mostra cada dia mais forte e relevante na cena underground.

Conversamos com o baterista Marlo Lustosa, onde o mesmo fala do começo da carreira, planos futuros e muitos mais!

Confira agora mesmo:


Road to Metal: Já são 24 anos de banda. Olhando lá para o início, em 1991, de onde surgiu a ideia para formar a Carniça? E quais eram as influências do grupo naquela época?

Marlo Lustosa: A Carniça surgiu de uma banda já existente em NH chamada Sacrament, pelo Mauriano Lustosa e o antigo baixista Marcio Veeck... Parahim Neto e eu tocávamos juntos já, mas não tínhamos banda e o Mauriano nos convidou e em 1991 surgiu a Carniça. Tínhamos nossas influências de Iron Maiden, Kiss, Whitesnake, WASP, Slayer, Destruction, Sarcófago e Sepultura que estava estourando no exterior na época. 

RtM: Em 1998 o álbum “Rotten Flesh” foi lançado de forma independente. Quais as recordações que vem a mente dessa fase? E qual foi a sensação de ter em mãos o primeiro trabalho?

ML: Cara na época tínhamos já 5 fitas Demo gravadas, e só bandas grandes conseguiam ter seu trabalho em LP, logo em seguida CD... Apareceu a oportunidade de gravar em Curitiba 2 faixas em uma coletânea, e fomos... Gravamos no mesmo estúdio que o Amen Corner foi dukaralho! Depois a coletânea não saiu e conseguimos ficar com as duas faixas e o restante gravamos no estúdio Live em POA. Lançando oficialmente em 99 o “Rotten Flesh”, que foi um marco para o Vale dos Sinos e para nós.


RtM: Como surgiu o convite para participar do tributo ao Running Wild? E o que isso trouxe de retorno para a banda?

ML: Ficamos sabendo do tributo e estavam convocando bandas de todo mundo para mandar um cover do Running para a gravadora, e o próprio Rock and Rolff estava selecionando, nosso som foi aprovado pelo cara e elogiado por mensagem num e-mail que ele próprio nos enviou... Estávamos vibrando com a ideia! Sairia um CD duplo pela Sanctuary Records com distribuição para todo mundo, e se falava em 2 shows na Alemanha de lançamento... Tivemos um grande reconhecimento nacional e internacional. 

RtM: Em 2004 a Carniça encerrou as atividades. 4 anos depois houve o retorno. O que levou o grupo a essa parada? E a ideia do retorno partiu de quem?

ML: A parada se deu pelo cancelamento do CD tributo ao Running Wild, ficamos muito frustrados na época e um integrante da banda pediu um tempo para resolver problemas pessoais... Nesse meio tempo eu continuei trabalhando com outras bandas, e cheguei a ensaiar com o Mauriano em uma outra banda de covers... Muita gente aqui do Vale dos Sinos nos perguntava e nos instigava pela volta. Um dia marcamos um churrasco na minha casa e Mauriano, Parahim e eu decidimos voltar e fazer história novamente...  


RtM: Após o retorno, em 2010, o grupo lançou o álbum “Temple’s Fall... Time to Reborn”. Com esse trabalho a banda tocou pela primeira vez na Argentina. Como foi a recepção dos bangers de lá?

ML: O “Temple’s...” nos abriu muitas portas, tocamos no maior fest de Brasília com RDP, Motorocker e outras bandas para umas 2 mil pessoas, e logo depois fomos convidados para fazer uma mini tour na Argentina, que foi fantástica! Os caras respiram Rock e Metal, estrutura, equipamento, tratamento vip... Até mesmo nos lugares mais underground... Galera literalmente quebrou tudo nos nossos shows lá!

Carniça + Claudio David (Overdose)
RtM: No fim de 2012 “Nations of Few” foi lançado. Um trabalho mais maduro e que contou com a participação de um grande nome do Metal nacional. Cláudio David, do Overdose. De onde pintou a ideia da participação dele?

ML: Estávamos pensando em convidar um cara de renome para participar, Mauriano deu a ideia de chamar o Cláudio, e eu conversei com ele através do Facebook que foi muito receptivo e aceitou o convite. Baita honra, influência e ídolo da banda, acabou vindo tocar conosco no show de lançamento aqui em NH no C3 Rock Bar. Cara fantástico, muitas histórias sobre o Metal mineiro, muita ceva e churrasco.

RtM: O álbum traz um tema bastante atual e que parece nunca se resolver em nosso país. Inclusive, vocês lançaram o vídeo da faixa “Corruption”. Qual a opinião de vocês sobre este tema?

ML: Lançamos antes dessas manifestações que vem ocorrendo, e acredito que será sempre um álbum atual... Infelizmente. Nosso país está corrompido desde a criança pequena que tem maus exemplos de seus pais a os governantes gananciosos e corruptos que temos. O videoclipe de “Corruption” retrata bem isso. 


RtM: A Carniça fará o encerramento do 3° União Extrema Fest e que de quebra comemora os 7 anos do Road to Metal. Qual a importância de festivais como esses para o Heavy Metal underground? E de veículos como o Road to Metal?

ML: Cara o Road to Metal é um puta veículo de divulgação do som pesado underground, de suma importância para nossa “cena”, bandas e público! Hoje em dia há muita merda entre bandas, festivais, shows internacionais, produtores e etc. O União Extrema é um fest totalmente transparente e honrado, dignidade com as bandas e público, assim como outros tantos por aí... Não podemos generalizar.    

CONFIRME SUA PRESENÇA AQUI
RtM: Olhando para trás e já observando uma perspectiva de futuro, o que vem pela frente para a Carniça?

ML: Sempre seremos verdadeiros... Nunca cedemos a modas, nunca pagamos para tocar e sempre fomos honestos com o público, produtores e etc...

Seguimos fortes lutando pelo nosso lugar ao sol, sabemos das dificuldades que uma banda de Metal tem para sobreviver. E enxergando o futuro temos o projeto de relançamento do “Rotten Flesh” em formato LP com bônus e material da época, aguardem!  Estamos prontos para mais 24 anos com certeza!!!

Gravação do clipe de "Corruption"
RtM: Obrigado pela entrevista e fica o espaço para a banda deixar sua mensagem e considerações.

ML: Agradecemos o espaço e divulgação, assim como o convite do Renato Sanson para fechar o 3º União Extrema Fest ao lado de grandes bandas do under gaúcho! Grande abraço a todos seguidores da banda e a vocês da ROAD!

HEAVY ROTTEN METAL!!! \\m//


Entrevista por: Sergiomar Menezes
Revisão/edição: Renato Sanson


Acesse e conheça mais a banda:



Nenhum comentário: