quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pop Javali: Continuando Seu Legado



O calor das dificuldades é algo comum nas derivadas porções dentro da vida, e por mais que perdemos e caiamos após derrotas, a vontade de querer tentar seguir em frente não abala o espirito do ser humano, analogia essa que também é cabível dentro da música, onde o mercado é bastante disputado e concorrido para poder ter reconhecimento. Driblando as dificuldades, o Pop Javali, de Americana (SP), continua querendo chegar ainda mais alto nos seus objetivos com o mais novo e terceiro disco da carreira,“Resilient”. 

A bagagem do trio não economiza experiência, pois durante esses 25 anos de carreira, o Javali coleciona abertura de shows pra grandes nomes do Rock mundial e uma bem sucedida turnê pela Europa, que resultou num material ao vivo (Live In Amsterdam, de 2016). E o Hard Rock alternativo, calcado de influências tradicionais dentro do gênero, continua rendendo em “Resilient”, só que com mais agressividade e tensões mais carregadas, mostrando que não estão parados no tempo e deixando a sonoridade da banda cada vez mais única. 

Neste trabalho, o trio contou novamente com os irmãos Andria e Ivan Busic na produção, no Busic Produções, em São Paulo, incumbido pela realização da mixagem e masterização também. E pelas mãos da dupla é captada uma sonoridade bastante moderna e densa, colocando peso e melodia em única paragem; a capa, criada pelo João Duarte, evidencia a linguagem musical do disco, diferido pelos cacos de vidro quebrados, atingidos pela energia das faixas. 


Difícil rotular a sonoridade de “Resilient”, visto que cada música nos leva a ter diferentes surpresas, e é dessa forma que o trio consegue impor um jeito musical único, determinando dinamismo que vai além do imaginado, provado de timbres ofensivos e intensos, fazendo com que o álbum soe primoroso. 

Os primeiros realces ficam por conta da pesada “Hollow Man”, flertando tempos alternados e linhas de vozes rusticas; “Drying The Memories” segue na mesma expressão, só que mais arrastada e compacta, trilhada de solos pra lá de virtuosos; “Reasonable” demonstra rastros arrojados, conduzido por uma pegada de bateria versátil e tangíveis melodias de voz; “We Had It Coming” assenta pontos mais laborados, com melodias abertas e refrão fascinante, moldado pelas sólidas linhas de guitarra e baixo; “Turn Around” obtém o clima vintage, voltado a elementos do Hard Rock setentista através de arranjos limpos e requintados.


“Broken Leg Horse” dosa características mais clássicas, cingida de vestígios que alude ao Rock N’ Roll com riffs intricados e solos bem técnicos, usufruído de intensidade e forte assimilação; “Undone” vem com atmosferas sedosas, apostando em extensões mais Progressivas sem deixar o peso de lado; “Resilient” é abastecida de agressividade, tornando-se a faixa mais Heavy Metal do disco, apesar de haver tempos mais melodiosos e vigorosos; “Renew Our Hopes” nos prende pela exuberância que a música carrega, transmitindo ações delicadas e sutis, fluido pelos puros arranjos vocais e das esmeras linhas de guitarra.
Sem mais delongas, o Pop Javali mostra competência em poder chegar ainda mais longe, e “Resilient” indica que o trio continua no caminho certo.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Pop Javali
Álbum: Resilient
Ano: 2017
País: Brasil
Tipo: Hard Rock/Progressivo
Gravadora: Voice Music
Assessoria de Imprensa: Som Do Darma

Confira entrevista com a banda AQUI

Formação
Marcelo Frizzo (Vocal / Baixo)
JaederMenossi (Guitarra)
Waldemar “Loks” Rasmussen (Bateria)

Track-List
1. A New Beginning
2. Hollow Man
3. Drying The Memories
4. Reasonable
5. We Had It Comming
6. Shooting Star
7. Turn Around
8. Broken Leg Horse
9. Undone
10. Show You The Money
11. Resilient
12. Renew Our Hopes

Contatos

     

Nenhum comentário: