terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Mistheria:"Gemini" - A Nova Obra do Virtuoso Músico e Compositor Italiano


Antes de abordarmos sobre o novo trabalho deste genial músico italiano, vamos falar um pouco de sua carreira. Mistheria é um pianista, tecladista, keytarista (instrumento musical que apresenta características de guitarra, teclado e sintetizador, no Brasil chamado também de Controlador), organista, produtor e compositor da Itália, envolvido em gêneros clássicos e de rock/metal.

Após a graduação - com pontuação total - no Conservatório de Música em "Órgão e Composição", Mistheria iniciou sua carreira como solista e trabalhando como músico de estúdio. Além de seus álbuns e apresentações solo, Mistheria ganhou nome graças à várias e prestigiadas colaborações, tanto em estúdio quanto ao vivo, com muitos artistas e músicos internacionais de rock, metal e clássicos como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Roy Z (Rob Halford), Rob Rock (Chris Impellitteri), Mark Boals (Ring of Fire), Edu Falaschi (Angra, Almah), Neil Zaza, John West (Artension, Royal Hunt), John Macaluso (TNT, ARK, Y. Malmsteen), para citar alguns.

Mistheria atuou como solista e como músico contratado na Europa, EUA e Ásia tanto como pianista/tecladista. Sua discografia conta mais de 70 álbuns, incluindo suas próprias e outras produções de bandas que vão desde a música Clássica ao Metal, de New-Age a Soundtracks, de Pop para Rock.
Além disso, ele trabalha como produtor, arranjador, designer, professor, avaliador e demonstrador de hardware/software para várias marcas de música.


A maior criação e produção de Mistheria é o projeto "Vivaldi Metal Project - The Four Season", um All Star Metal Project com mais de 130 artistas de Metal/Clássico, orquestra, quarteto de cordas e coral. O projeto foi aclamado como a maior Symphonic-Metal Opera já criada.

Mistheria iniciou seu projeto solo em 1996, com o nome inspirado na palavra "Mistério". Final do ano passado lançou seu novo trabalho, "Gemini", sob o selo Rockshots Records, contendo 13 faixas, incluindo composições próprias e versões re-arranjadas de clássicos de músicos como Beethoven e Chopin. O álbum traz  um time de excelentes músicos, além de convidados especiais, em uma produção sonora primorosa. É um álbum instrumental, mas de maneira alguma é direcionado somente a músicos, é Heavy Metal e Symphonic Metal com elementos Neoclassic, New-Age e Classic Music, vibrante, enérgico e cheio de atmosferas e melodias cativantes. E claro, temos de ressaltar o sentimento que Mistheria coloca nas canções, aliado a técnica e o cuidado de suas produções, rende ao ouvinte momentos de deleite.

Para saber um pouco mais de sua carreira e do álbum "Gemini", incluindo comentários do músico a respeito das 13 faixas do disco, confira a seguir o que Mistheria tem a nos dizer:


Como surgiu seu projeto solo e porque você o iniciou?
Comecei minha carreira e projeto solo em 1996, quando criei um show ao vivo chamado "Metamorfose", que incluiu várias formas de artes, como música, dança, poesia, gráficos 3D.
Tenho paixão pela música Clássica, Metal e de trilhas sonoras. Comecei a compor minhas músicas combinando mais ou menos esses gêneros e, depois, queria trazer minha música no palco. O próximo passo foi obviamente reunir algumas dessas músicas em um álbum.

Como você descreveria seu som em cinco palavras?
Intenso, apaixonado, impetuoso, enérgico, íntimo.

O que você espera em termos de receptividade para "Gemini"?
Meus fãs estão esperando por isso há muito tempo, um novo álbum instrumental meu, e isso criou muita emoção e fervor!

Que tipo de experiência você está tentando trazer aos fãs com este novo álbum?
Ao lado de álbuns clássicos/new age, eu já executei algumas das músicas em destaque, "Gemini" é o meu primeiro álbum de Metal instrumental que coleta treze músicas compostas ou arranjadas ao longo da minha carreira. É um novo "ponto de vista" para os meus fãs, que podem descobrir o que meus "teclados" podem contar para eles sem letras.

Como é o processo de composição?
Eu componho e arranjo todas as músicas. No caso de um álbum com vocais, muitas vezes eu passo a caneta para os cantores, e também escrevo letras. Durante as gravações, eu sempre adoro ouvir o que meus incríveis músicos podem trazer de acordo com o arranjo básico que criei e as demos. Adoro quando os músicos "sentem" a música e dão sua própria "marca registrada" às composições.


Como você escolheu as faixas que entrariam nesse álbum? 
As faixas em "Gemini" são uma combinação de minhas canções originais e covers de clássicas, uma mistura delas. Tenho novos álbuns já feitos, a música nova está sempre a caminho ...
  
Como você descreveria a evolução do som da banda?
De muito prog-oriented no início para Metal e Metal Sinfônico nos últimos anos.

Nomeie um "Top 5" das influências de sua banda. Que gêneros de música e Metal mais influenciam você?
Deep Purple, Symphony X, Y. Malmsteen, J. S. Bach, A. Vivaldi. Meus gêneros principais como compositor e artista são música clássica, metal, prog-metal, metal sinfônico e trilhas sonoras.

Qual o significado por trás do álbum e de algumas músicas?
Eu queria mostrar todas as minhas músicas de Metal instrumentais que, até agora, não era possível incluir nos meus outros álbuns. "Gemini" é o meu signo astrológico. Eu e minha música totalmente representadas, pois apresenta muito material coletado ao longo de 25 anos de carreira. "My Dear Chopin" foi a primeira música de Metal instrumental que já compus, obviamente inspirada por F. Chopin e diz tudo. Em seguida, criei músicas para eventos específicos, como "Angels in the Shadow" para a apresentação no Prog Head 2008 (Budapeste), "Adagio in G minor" de Albinoni foi arranjada para uma clínica, "Hands of Fire", como abertura  para alguns dos meus shows ao vivo.


"Gemini" faixa a faixa, por Mistheria:

1. "Hands of Fire" composta e arranjada por Mistheria
Claramente, uma música de introdução, keytar em chamas, composta como abertura de minhas aparições solo ao vivo.

2. "Angels in the Shadow" Composta e arranjada por Mistheria
Escrito para a apresentação do ProgHead Festival 2008 (Budapeste), é uma música virtuosa e melódica. Introdução dark, temas baseados em melodias cativantes seguidas por soltos triturantes, com um incrível solo de Chris Caffery (Savatage, Trans-Siberian Orchestra).

3. "Fight of the Bumblebee" Composta por R. Korsakov/Mistheria - Arranjos por Mistheria
Arranjo baseado no lendário "Flight of the Bumblebee" de R. Korsakov. Possui um riff pesado e muitas peças virtuosas entre teclados, guitarra e baixo. Classical meets shredding!

4. "Moonlight Sonata" Composta por L.V. Beethoven - Arranjos por Mistheria
Sobre a obra-prima de Beethoven, queria ser o mais fiel possível (se alguma vez fosse possível ...). Keytar e piano tocando como dueto, a parte do meio apresenta um fantástico jazz melodioso e apaixonado, cortesia de Roy Z.

5. "Air  - The Day After" Composta e arranjada por Mistheria
Foi composta originalmente em piano com uma melodia muito "cantante", então arranjei-o para a banda. Possui uma intro majestosa tocada por mim no "King of Instruments", o órgão de tubulação, que é o instrumento que estudei no Conservatório de Música.


6. "Devil's Steps" Composta e arranjada por Mistheria
Inspirado por uma trilha sonora de filme, é uma das músicas mais antigas, uma das canções mais intrincadas e complicadas, com algumas partes do teclado que atingem o limite da velocidade de reprodução que flui para um tema muito melódico no refrão.

7. "Prayer to God" Composta e arranjada por Mistheria
Composta apenas por teclados e pedal de baixo. Canção íntima e apaixonada, visão profunda e significado por trás disso, uma das minhas faixas favoritas.

8. "Prog-Fantasy" Composta e arranjada por Mistheria
Talvez a única música realmente orientada para o Prog, baseada em uma introdução de piano de inspiração clássica que "se eleva" ao tema do keytar.

9. "Falling Stars" Composta e arranjada por Mistheria
Composta durante uma noite de inverno, em um momento muito especial da minha vida, quando a solidão começou a cair ...

10. "My Dear Chopin" Composta por F. Chopin - Arranged by Mistheria
O ponto de partida da minha carreira no Metal. Não é por acaso que o início incluísse Chopin, uma das minhas paixões mais íntimas na música e na vida. Com base em um tema muito simples, é a minha música Keytar mais conhecida.

11. "Asturias (Leyenda)" Composta por I. Albeniz - Arranged by Mistheria
Dividido em duas partes, a promeira tocada no piano de uma maneira clássica, a segunda parte se move para teclados com um arranjo exigente pesado, agressivo e tecnicamente alto.

12. "Adagio in G minor" Composto por T.Albinoni-R. Giazzotto/Mistheria - arranjos por Mistheria
Comecei a tocar esta música no Acordeão quando tinha 10 anos de idade. Em seguida, no piano e depois no Pipe Organ, é um dos temas mais adoráveis ​​que eu gosto de tocar. Meu Keytar foi o próximo e último instrumento em que a transportei.

13. "Metal Piano Sonata, op.13" Composta e arranjada por Mistheria
Uma música composta como homenagem ao "Príncipe dos Instrumentos", o instrumento no qual componho e executo com mais frequência. É a última música, então a mais nova, que eu criei especificamente para "Gemini". A estrutura da música é baseada em uma Sonata de Piano Clássico dividida em três movimentos (Allegro, Adagio, Presto). As principais melodias desta música estão entre as que mais gostei de ter composto.

Entrevista e Informações Cedidas por Rockshots Promotion
Textos Adicionais, introdução e Tradução: Carlos Garcia
Agradecimentos: Roberto Giordani e Mistheria
Line-Up:
Mistheria (Bruce Dickinson, RoyZ, Rob Rock, Vivaldi Metal Project)
music, arrangements, keyboards 
Roger Staffelbach (Artension, Artlantica) - guitar
Leonardo Porcheddu (Vitalij Kuprij) - guitar
Ivan Mihaljevic (Side Effects) - guitar
Steve Di Giorgio (Testament, Death) - bass
Dino Fiorenza (Metatrone, Edu Falaschi, Ron Thal) - bass
John Macaluso (ARK, Symphony X, Malmsteen) - drums


SPECIAL GUESTS
Christopher Caffery (Trans-Siberian Orchestra, Savatage) - guitar
Roy Z (Bruce Dickinson, Rob Halford, Rob Rock) - guitar

Mixed and mastered by Ivan Moni Bidin at Artesonika Recording Studio (Pordenone, Italy).
Artwork and graphic design by Alexis Van Houcke.
PRODUCED BY MISTHERIA
Youtube

       


       

Nenhum comentário: