sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Captor: Seguindo a Luta pelo Heavy Metal



Chegando aos 18 anos de estrada a banda de San Martín (Buenos Aires-Argentina) lançou no ano passado o segundo full-lenght, "Seguir Luchando". A banda se apresenta em seu perfil como "Heavy Metal com vozes melódicas", e realmente, o que ouvimos é Heavy Metal tradicional, com doses de Hard Rock e vocais melodiosos e em tons altos, seguindo o estilo de nomes tradicionais como Iron Maiden, Dio, Black Sabbath, Judas e também seus conterrâneos do Rata Blanca.

O álbum possui uma apresentação com design simples, capinha tipo envelope e com encarte com letras e informações básicas, e acredito que um investimento um pouco maior nessa questão deveria ter sido pensado, apesar de sabermos claro, que assim como aqui, a situação econômica Argentina não é favorável. Uma curiosidade interessante sobre a arte da capa, é que é uma continuação da do álbum antecessor, "Hacia El Destino" (2013), que inclusive foi lançado em um belo digipack e com faixa multimídia com vídeos e história da banda), ambas a cargo do artista plástico Rafael Arias Romero. 


Mas se na questão do design e apresentação gráfica o Captor foi econômico, a parte sonora compensa, pois traz uma boa produção, sendo que o álbum foi mixado e masterizado nos EUA no 6K Estúdios, por Ezequiel e Martín Etcheverry, que fizeram um bom trabalho, deixando os instrumentos bem nítidos, e com um som com pegada.

São 10 faixas, cantadas em espanhol, onde temos Heavy Metal com bons riffs e melodias cativantes, com boas variações e incursões de Hard Rock, além de teclados que são utilizados em algumas músicas, contribuindo positivamente nas melodias. Logo na abertura, e um dos destaques, "Atrapados", o grupo já apresenta as armas com um Heavy Metal empolgante, mostrando uma banda segura e coesa, onde já chamam a atenção os bons vocais de Marcelo Tovares, assim como a pegada da bateria; "A Fondo Siempre", a faixa seguinte, mantém a boa impressão inicial, seguindo por um caminho mais melodioso, destacando o refrão marcante.

Captor: Martin, Mariano, Carlos e Marcelo
Encontramos um álbum com composições numa média muito boa, com variações que mantém o interesse do ouvinte por todo ele, pois temos faixas mais diretas e pesadas, mais cadenciadas e melodiosas e também faixas mais aceleradas. Além das já citadas, destaco "Voces del Hoy y de Ayer",  uma faixa com dramaticidade, andamento mais cadenciado, com peso e doses de melodia bem colocadas, inclusive com a inclusão de alguns teclados e "Seguir Luchando", Heavy Metal tradicional com pegada, grandes riffs e vocais poderosos e com gana.


O Captor não tem a intenção de inovar ou inventar a roda,  faz sim  Heavy Metal tradicional com a segurança de quem está na estrada há quase duas décadas, mostrando qualidade e força nas composições, que trazem competência nos riffs e solos, peso, melodia e uma cozinha com pegada. Um bom nome para quem aprecia o Metal Sul Americano, e  para quem deseja conhecer mais bandas de nossa vizinha Argentina.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Facebook

Line-Up:
Martin Galeano: Guitarras
Mariano Binda: Bateria
Carlos Corsi: Baixo
Marcelo Tovarez: Vocais

Tracklist:
Atrapados
A Fondo Siempre
Voces Del Hoy Y de Ayer
Traicion Y Verdad
Verdades Olvidadas
Miradas Que No Miran
Gritos En La Noche
Guerreras Sin Armas
Seguir Luchando


       


       

Nenhum comentário: