segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Ascensão do Arch Enemy Ao Vivo



Os suecos do Arch Enemy merecem que tiremos o chapéu para a banda, por dois motivos: eles “popularizaram” dentro do cenário mundial de Metal o chamado Death Metal Melódico (embora a vocalista Ângela Gossow discorde desse rótulo) e quebraram paradigmas ao colcoarem na banda uma vocalistaque utiliza vocais guturais, estremecendo muito marmanjo por aí.

Eu particularmente ainda prefiro o primeiro vocalista, John Liiva (que ficou na banda de 1996 à 2001), que gravara os três primeiros álbuns da banda e o registro ao vivo no Japão. Porém, admiro os caminhos que a banda trilhou com a Ângela.

Afinal, estamos falando da banda de Michael Amott na guitarra e backing vocals, um dos líderes da clássica banda Carcass que “inventou” esse tipo de som que o Arch Enemy popularizou (confira na sessão clássicos o disco Heartwork do Carcass).
l
Além de Michael, seu irmão Christoph Ammot divide as guitarras (e responsável pelos teclados), tendo no baixo o experiente Sharlee D’Angelo (que já tocara com King Diamond e Mercyful Fate) e o incrível Daniel Erlandsson na bateria, que tem tocado com o Carcass na volta da banda.

A banda lançou seu segundo registro oficial em DVD ao vivo (pouco antes de divulgar que em setembro o oitavo álbum será lançado, "The Root of All Evil"). Com o nome sugestivo, “Tyrants of The Rising Sun – Live in Japan”, gravado na turnê do sétimo álbum de estúdio, “Rise of the Tyrant” (2007), trata-se de uma apresentação onde a banda privilegia (mais ainda que o primeiro DVD com Ângela) a fase atual, com poucas músicas dos álbuns iniciais.

Falando do áudio, o cd é duplo e abre muito bem com a ótima “Blodd on Your Hands” e emendando “Ravaneus”, clássico da banda desde a chegada da nova vocalista e que sempre abria os shows.

Dá para perceber que a banda é muito querida no Japão, afinal é o segundo de três registros ao vivo no país. Também as músicas mais recentes mostraram um bom poder ao vivo, às vezes até melhor do que o ao vivo anterior.

Como já assinalei, o ponto baixo é a falta de uma abrangência maior das demais fases da banda. Entretanto, “Silverwing” (do álbum “Burning Bridges” de 1999) ficou ótima, assim como “Fields of Desolation” que fecha o álbum e consta no disco de estréia da banda, “Black Earth” de 1996.

Os solos, já característicos da banda, ficaram ainda melhores nessa turnê do que na precedente, assim como a produção que deixou o público “aparecer” mais e melhor, com a ótima troca de energias entre a banda e o mesmo.

Este é um ótimo ao vivo, superior na grande maioria dos aspectos aos anteriores e mostrando que o Arch Enemy é uma banda que, além de quebrar paradigmas também faz um som competente e levanta a bandeira do Metal pesado e melódico como nenhuma outra banda na atualidade. Mas coma volta do Carcass....a briga será boa.

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Arch Enemy
Álbum: Tyrants of the Rising Sun – Live in Japan
Ano: 2009
Tipo: Death Metal “Melódico”
País: Suécia
Link: http://rapidshare.com/files/171654055/Arch_Enemy-Tyrants_Of_The_Rising_Sun-LIJ_By_Didizoto__www.dumah-grind.blogspot.com_.rar

Formação


Michael Ammot (guitarra/backing vocals)
Angela Gossow (Vocais)
Sharlee D’Angelo (baixo)
Christoph Ammot (guiatrra/teclados)
Daniel Erlandsson (bateria)


Tracklist

Cd I

01 - Intro / Blood On Your Hands
02 - Ravenous
03 - Taking Back My Soul
04- Dead Eyes See No Future
05- Dark Insanity
06- The Day You Died
07- Christopher Solo
08- Silverwing
09- Night Falls Fast
10. Daniel Solo

Cd II

01 - Burning Angel
02 - Michael Amott Solo (incl. 'Intermezzo Liberté')
03 - Dead Bury Their Dead
04- Vultures
05 - Enemy Within
06 - Snowbound
07 - Shadows And Dust
08 - Nemesis
09 - We Will Rise
10- Fields Of Desolation / Outro

Nenhum comentário: