sexta-feira, 24 de julho de 2009

Made in Brazil: O Power Metal do Shaman e Uma Carreira Conturbada



Estreando uma nova seção no Road to Metal, a “Made in Brazil” irá trazer, todo mês, a história de alguma banda nacional de grande renome e que contribui, da sua maneira, para tornar o nosso país uma das potências musicais no estilo, mesmo com o pouco apoio da mídia. Para abrir com chave de ouro, a banda paulista Shaman.

Shaman surgiu desacreditado com a dissolução da mundialmente famosa Angra, que em 1999 se separara e brigaram na Justiça pelo nome do grupo, já consolidado dentro do Power Metal/melódico em todo o mundo. Quem ganhou a causa foram os guitarrista Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro.

Assim, André Matos (vocal), Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria) permaneceram juntos e criaram a banda Shaman, lançando com essa formação o primeiro e estrondoso sucesso “Ritual” (2002), com direito até mesmo de uma música em uma novela da TV Globo (com a bela balada “Fairy Tale”, que ganhou um videoclipe muito interessante). São desse álbum os sucessos “For Tomorrow” (também contemplada com um vídeo) e "Distant Thunder". Vale lembrar que a banda já inicia com a produção do mestre Sascha Paeth (Virgo, Aina e ex-Heavens Gate).

Outras participações especiais ficaram a cargo de Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra e trilhas para TV, como Pantanal e O Clone), o tecladista Derek Sherinian (Dream Theater e Yngwie Malmsteen) e o vocalista Tobias Sammet (Edguy e Avantasia).

A banda conseguiu logo de cara impressionar o mundo, tomando-o em asalto, inclusive abrindo o show do Iron Maiden em SP para 45 mil pessoas. De sua turnê, escolheram seu berço, São Paulo, para gravar seu CD/DVD ao vivo “Ritualive” (2003) marcando essa nova fase dos músicos ex-Angra (contando com o irmão de Luís e competente guitarrista Hugo Mariutti).

Um show memóral, contando com a participação especial Sascha Paeth, Andi Deris e Michael Weikath da banda Helloween, Tobias Sammet (vocal Edguy) e o violinista Marcus Viana.

Lançam em 2005 o segundo disco, “Reason”. Houveram duas mudanças nesse disco: uma sonoridade mais Power Metal e pesada, inclusive com Matos mais agressivo, e o acréscimo de um “a” no nome da banda (devido à direitos autorais), “Shaaman”.

Esse é um disco que embora com uma qualidade e maturidade superior ao primeiro, pouca vendagem obteve, tendo sido lançado por uma gravadora menor que não soube explorar o potencial comercial da banda. Assim, começam a surgir problemas entre os integrantes e gravadora.

Desse disco saem os singles “Innocence” (uma balada ótima) e “More” (uma levada mais Hard Hock e com elementos eletrônicos) que ganham videoclips rodados diretos na TV. Mas isso não foi o suficiente para que, em 2006, o baterista e detentor do nome da banda anunciasse o fim do Shaaman.

Houve discussões entre os membros. A banda volta a ser chamada Shaman e Confessori anuncia que está atrás de novos integrantes, e manterá o nome da banda. André Matos segue para sua carreira solo e leva junto os irmãos Mariutti.

A banda Shaman muda sua formação completa, permanecendo apenas Confessori (que voltou ao Angra este ano na turnê da volta aos palcos da banda), e trazendo à banda Léo Mancini (guitarra), Thiago Bianchi (vocal), Fernando Quesada (baixo) e Fabrizio Di Sarno (teclados).

Com essa formação lançam “Immortal” (2007), álbum em sua grande parte diferente dos demais, podendo até ser confundido com o de outra banda. Na verdade, fez falta os demais integrantes da antiga formação. O pessoal que está na banda agora é bastante competente, mas o Shaman com certeza não será mais o mesmo.

Nesse álbum temos o competente Thiago Bianchi nos vocais que, em certos momentos, lembram Matos, mas impõe um estilo mais próprio, com seu lado mais melódico nas baladas como “In the Dark” (apresentada em videoclipe) e “The Yellow Brick Road”. Destaques ficam para a faixa-título, “One Life” (single) e “Never Yield”.

A banda comemora essa sua fase agora em proporções mais amenas e com muitos shows pelo país com o seu segundo DVD, “Anime Live 2008” novamente gravado em São Paulo, durante o evento Anime Friends 2008, destinado aos fãs dos desenhos em formato Anime.

O DVD conta com apenas 12 músicas, dando destaque às da nova formação, mostrando claramente que a banda é outra com o mesmo nome. Porém, mudanças drásticas à parte, Shaman é uma anda que levantou bem alto a bandeira do Metal Brasileiro no mundo todo, deixando há tempos de ser apenas um projeto e tornando-se o grupo referência do Power Metal, ao lado da lendária Angra.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fontes: Wikipédia, Wiplash e Site Oficial

Nenhum comentário: