segunda-feira, 20 de julho de 2009

Clássicos: Imaginations From The Other Side e o Assalto do Guardião


Blind Guardian é outra banda que sempre vem a mente quando o assunto é Metal alemão. Esses caras surgiram na Alemanha em 1984, mas apenas em 1986 passaram a usar o nome que consolidaria a histórica contribuição ao Power Metal e ao Epic Metal mundial.

Em 1995 a banda ainda não havia despontado como iria acontecer depois, com shows ao redor do mundo e produções de álbuns cada vez mais complexos.

Na metade da década passada lançam “Imaginations From The Other Side” que viria a ser o álbum mais destacado pelos fãs da banda. Obviamente a banda tem outros petardos, mas este em absoluto é o primeiro que vem à mente quando o assunto é Blind Guardian.

A faixa título é uma das que mais agitam os shows ao vivo até hoje e a banda nunca deixou de toca-la. “I’m Alive” mostra bem a mistura de agressividade e habilidade dos músicos André Olbrich e Marcus Siepen nas guitarras e do baterista Thomas Stauch. Show a parte e que sempre caracterizou a banda foi Hansi Kürsch nos vocais. Neste disco ele ainda tocava baixo também, mas que logo deixaria de fazer para se dedicar mais às apresentações ao vivo. Além disso, a formação segue a mesma deste álbum, exceto pela troca do baterista por Frederik Ehmke em 2005.

Também é desse álbum a bela e épica do inicio ao fim (que depois o Nightwish parece ter se baseado para criar a música “The Islander”): “A Past and Future Secret”.

“The Script For My Réquiem” também tornou-se clássico indispensável aos shows. Ela segue a linha do álbum: peso e melodia.

A seguinte “Mordred’s Song” volta um pouco para o lado mais épico da banda, com um inicio calmo e estourando depois num verdadeiro Power Metal. Bela canção, com um dos melhores riffs de guitarra do álbum.

“Born in a Mourning Hall” também está presente nos shows sem falta. Aliás, como você deve ter percebido, praticamente todo o álbum é tocado ao vivo, o que onfirma a sua importância para a carreira da banda e aos fãs.

A faixa seguinte é um dos maiores clássicos do álbum, mas não é tocada em toda turnê. Ganhando inclusive um vídeo clipe (assim como a faixa título), “Bright Eyes” é mais cadenciada.

Trazendo o peso e a velocidade de novo, “Another Holy War” tem uma melodia no refrão ótima e que fica muito grudada depois de ouvir uma vez. Muito legal ver quando a banda toca ao vivo esta, que também não está em todas as turnês.

“And the Story Ends” fecha com chave de ouro esse álbum que mais do que muitos já deviam estar sendo homenageados nesta sessão que tem trazido os maiores álbuns da história do Metal mundial, em todos os tipos de som e nacionalidades.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Blind Guardian
Álbum: Imaginations From The Other Side
Ano: 1995
Tipo: Power/Epic Metal
País: Alemanha

Formação


Hansi Kürsch (vocal e baixo)
André Olbrich (guitarra)
Marcus Siepen (guitarra)
Thomas Stauch (bateria)

Tracklist

01- Imaginations from the Other Side
02- I'm Alive
03- A Past and Future Secret
04- The Script for my Requiem
05- Mordred's Song
06- Born in a Mourning Hall
07- Bright Eyes
08- Another Holy War
09- And the Story Ends

Nenhum comentário: