quarta-feira, 10 de março de 2010

Clássicos Ao Vivo: O Primeiro Registro ao Vivo Dos Pais do Metal



1982 provavelmente seja um ano muito distante para muitos que lerem esta resenha mais de caráter de homenagem aos pais do Heavy Metal, o Black Sabbath. Este mesmo que escreve nem nascido era quando o quarteto surgido em Birmingham, Inglaterra, resolvem (com pressão intensa da gravadora e dos fãs) lançar seu primeiro material ao vivo oficial.

Alguns anos antes rodava mundo à fora “Live at Last” (1973) gravado na turnê do álbum “Vol. 4” (1972) que contava com a banda no auge, ainda tendo como membros Ozzy Osbourne nos vocais e Bill Ward nas baquetas. Porém, segundo muitas fontes e a própria banda, esse lançamento foi contra a vontade da banda e idealizado por um antigo empresário detentor das fitas. Somente décadas depois, o álbum recebe remasterização e sai em formato oficial.

Mas, aqui vamos tratar do “primeiro”, com a banda já com mais de uma década e com sua terceira formação, na época com Ronnie James Dio (vocal) e Vinnie Appice (bateria), fechando o time os fundadores da banda Geezer Butler (baixo) e Tony Iommi (guitarra). As gravações foram realizadas durante a turnê norte-americana, com faixas de vários shows.

O álbum “Live Evil” (1982), cujo título e capa muito apropriados (reparem que a capa representa vários “seres” retratados em canções da banda), marca a turnê do álbum “Mob Rules” (1981), o primeiro com Appice nas baquetas e segundo com Dio detonando nos vocais.

Já homenageamos aqui “Heaven and Hell” (1980), álbum em que Dio estréia (vide matéria neste blog) na banda, depois de sair do novo grupo de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple) Rainbow.

A aceitação foi imensa e a banda seguiu seu rume enquanto Ozzy Osbourne também ia muito bem na sua carreira solo. Assim, com a turnê do álbum seguinte, sai este ótimo ao vivo que contembla praticamente todos os discos da banda até então.

É muito interessante ver a nova formação interpretando clássicos absolutos como “Iron Man”, “N.I.B.”, “Paranoid”, “War Pigs”, “Children of the Grave” e, claro, “Black Sabbath”. Particularmente, sou fã do vocal do Dio e dessas, talvez apenas “Paranoid” não tenha ficado legal.

Da fase da época, uma mescla entre os dois álbuns dessa nova década, com destaque para “Mob Rules”, “Neon Knights”, “Children of the Sea” e “Heaven and Hell”. Obviamente faltaram ótimas composições como “Die Young” (do disco de 1980) e “Sabbath Bloody Sabbath” (do quinto álbum da banda).

Porém, como tudo que é bom dura pouco, a banda recebe um balde de água fria quando Dio se desentendem com Iommi durante a mixagem do álbum, ocasionando a saída do vocalista que leva junto o batera, indicado por ele para entrar na banda. Segundo Iommi, Dio queria seu vocal mais alto que os demais instrumentos. Iommi, claro, não aceitou. E, o que Dio nega, o vocalista teria alterado às escondidas e sua alteração foi a que acabou sendo impressa no disco.

A partir daí, a banda começaria sua fase de troca constante de músicos, tendo grandes nomes na banda, como Ian Gillan (Deep Purple), Glen Hughes (Deep Purple), Eric Singer (Kiss), entre tantos outros nomes conhecidos e desconhecidos.

Esse disco marca essa fase que culminaria com a volta dos dois músicos e o álbum “Dehumanizer” (1992) exatamente uma década depois deste álbum. Tal retorno não duraria, sendo retomada as atividades com Dio e Appice apenas em 2006, quando o grupo volta com o nome Heaven and Hell e abarcando apenas músicas da fase Dio, inclusive lançando um álbum inédito (que por anos se falava que seria com a formação original) em 2008 (você pode ver resenha desse álbum e de outro ao vivo neste blog).

Essa é uma singela homenagem à esse belo ao vivo, além de votos de melhora a Dio, que esta lutando contra um câncer. Longa vida aos pais do Metal!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Black Sabbath
Álbum: Live Evil
Ano: 1982
Tipo: Heavy Metal
País: Inglaterra


Formação


Tony Iommi (Guitarra)
Geezer Butler (Baixo)
Ronnie James Dio (Vocal)
Vinnie Appice (Bateria)

Tracklist

01 - E5150
02 - Neon Knights
03 - N.I.B.
04 - Children of the Sea
05 - Voodoo
06 - Black Sabbath
07 - War Pigs
08 - Iron Man
09 - The Mob Rules
10 - Heaven and Hell
11 - Sign of the Southern Cross
12 - Paranoid
13 - Children of the Grave
14 - Fluff

Nenhum comentário: