domingo, 7 de março de 2010

E O Metallica Esteve Por Aqui...


O ano de 2010, à exemplo de 2008 (quando o Iron Maiden voltou à Porto Alegre), ficará para sempre marcado pela passagem de um dos, senão o maior, grupo de Heavy Metal da história: Metallica.

A banda esteve no final de janeiro em São Paulo (com dois shows) e Porto Alegre (show que abriu a passagem deles no Brasil), apresentando a World Magnetic Tour 2009-2010 em todo o seu esplendor do verdadeiro retorno da banda ao Metal, já que desde 2003 (com o estranhíssimo “St. Anger”) a banda não lançava nenhum material inédito de qualidade como fizera em 2008 com “Death Magnetic”.

Além de estar com material inédito com toda a energia que a banda pode oferecer aos fãs, e da volta de solos de guitarra do mestre Kirk Hammet, nessa turnê os caras resolveram deixar de lado os sons dos álbuns menos expressivos (pelo menos aos fãs de Metal) como o já citado de 2003, “Load” (1996) e “Reload”(1997) (este aqui contando apenas com uma faixa, variando de um show ao outro), e caíram de cabeça nos cinco primeiros álbuns, à saber “Kill’em All” (1983) (tocando músicas como “Motorbreath” e “Seek and Destroy”), “Rid the Lightning” (1984) (com a faixa título, “Fade to Black, “Creeping Death” e “For Whom the Bells Told”), “Master of Puppets” (1985) (“Battery” e faixa título), “...And Justice For All” (1988) (com “One”, “Blackned”, “Dyers Eve” e “Harvester Of Sorrow”) e, por fim, o maior clássico popular da banda, o “Black Album” (1991) (com “Nothing Else Matters”, “Enter Sandman” e “Sad But True”).

Falaremos aqui mais sobre o show da banda em Porto Alegre (a resenha do show você encontra neste blog em breve), que contou com 26 mil fãs pirados no Parque Condor para verem a banda novamente depois de 11 anos. Obviamente, para grande parte daquelas pessoas, seria a primeira vez que ouviriam um dos pais do Thrash Metal.

Pessoas de todas as partes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e até mesmo Paraná se deslocaram para a capital gaúcha para acompanhar o Metallica no seu primeiro dos três shows que realizariam aqui nessa que esta sendo a segunda maior turnê d abanda em toda a sua carreira, afinal, estão tocando à quase dois anos sem parar, tocando em países e cidades pela primeira vez.

Do noroeste do estado partiram dois ônibus levando cerca de 70 fãs da banda e várias outras pessoas foram de carro ou mesmo ônibus, esperando dias na fila. Entre eles, Rafael Antunes, da pequena cidade de São Luiz Gonzaga, que há anos canta Metallica em sua banda, tendo inclusive tatuagem com o logo do Metallica.

Para ele, o ponto alto do show foi “o solo do Kirk, que os caras jogaram a imagem de lua na Les Paul e em seguida rolou Nothing Else Matters”. Sendo um grande fã do grupo, diz escutar a banda desde 1997 e não pode ir no show de 1999. Mas, em compensação, achou o set list “perfeito! Até Phantom Lord, mas se tivesse rolado Fuel e Unforgiven, teria ficado 200%”.

O grupo no show em Porto Alegre optou por tocar “Memory Remains”, ao invés de “Fuel”, música mais rápida e que quase sempre consta nas turnês desde 1997. Rafael conta que o público “recebeu bem música, soando mais pesado que o normal”.
Finaliza dizendo que o “som estava muito bom”, o que era um medo de muitos fãs, afinal, show a céu aberto geralmente apresenta graves problemas de som (tudo depende também da produtora).

Mateus Fiuzza, um dos colaboradores deste Blog, também esteve no show e, embora sinta que o “James não está nem perto do seu auge, como vocalista, o Metallica está longe de terminar...”.

Entre os pontos altos da apresentação, continua, esta em ouvir “Creeping Death, For Whom the Bells tolls e Ride the Lightning... uma paulada atrás da outra, é algo espetacular...”.

Mas, se não bastasse o show do Metallica, como abertura em Porto Alegre, a banda local Hibria deu um show a parte, tocando para 26 mil pessoas, sendo que muitas ainda não conheciam o som da banda, mesmo eles tendo tocado ultimamente pelo Brasil e, especialmente, pela Europa e Ásia, inclusive abrindo em novembro passado para o Megadeth em Nagoya, no Japão, no maior festival de Metal do país (vide matéria sobre aqui no blog).

Hibria, embora com apenas dois álbuns lançados, é um dos grupos nacionais da nova geração do Metal que mais tem se destacado no mundo todo, inclusive tendo sido eleitos o 10º melhor show no Japão em 2009.

Metallica mostrou com o lançamento do magnífico “Death Magnetic” (2008), uma turnê com mais de 120 shows, e a passagem pelo Brasil e América do Sul (depois do cancelamento da turnê que passaria por aqui em 2004) de que eles novamente stão no topo da cena Metal, não deixando a desejar e calando a boca de muitos que julgavam que a banda estivesse morte. Se estava, agora podemos acreditar em ressurreição!

Metal Up Your Ass

Texto: EddieHead

Fotos: do site Poa Show

O set-list

Creeping Death
For Whom The Bell Tolls
Ride The Lightning
The Memory Remains
Fade To Black
That Was Just Your Life
The End Of The Line
The Day That Never Comes
Sad But True
Cyanide
One
Master Of Puppets
Battery
Nothing Else Matters
Enter Sandman

Die, Die My Darling
Phantom Lord
Seek and Destroy

Nenhum comentário: