É o que acontece neste álbum duplo ao vivo, lançado postumamente à morte de nosso saudoso e inesquecível Ronnie James Dio (Elf, Rainbow, Black Sabbath, Heaven & Hell).
Levado desta para uma melhor (esperamos que sim), Dio falecera em 2010, vítima de câncer, numa batalha que durou alguns meses.
Seu nome sempre será homenageado (vide o grande número de tributos que pipocam mundo afora), seu legado lembrado e saudado, mas nunca nos cansaremos em ter algum material novo, ou melhor, nunca antes lançado.
Pensando nisso foi lançado o disco duplo ao vivo “Dio At Donington UK - Live 1983 & 1987”. Pegando a fase áurea da carreira solo do baixinho, as duas apresentações aconteceram no tradicional Donnington Park, palco de festivais como Monsters of Rock e, atualmente, Download Festival.
O primeiro CD é uma apresentação do vocalista e sua banda em 1983, mesmo ano que lançou seu primeiro e clássico álbum solo (após tomar o mundo com o Rainbow e Black Sabbath) “Holy Diver”.
Na formação, os incríveis Vivian Campbel (guitarra), Jimmy Bain (baixo) e Vinny Appice (bateria) completavam a banda de Dio que, na apresentação, executaram as músicas dessa nova fase do vocalista, como as hits “Rainbow in the Dark” e “Holy Diver”, não faltando músicas da fase Rainbow, como “Man On The Sliver Mountain” e “Startruck”, além, claro, das clássicas “Children Of The Sea” e “Heaven & Hell”, do disco homônimo desta última com o Black Sabbath.
Já o segundo CD, mostra Dio em 1987, na turnê de divulgação de “Dream Evil” (1987), também tocando no Monsters of Rock, nessa feita já com a formação alterada, contando com o novo guitarrista Craig Goldy.
Aqui Dio já provara que sabia viver de sua carreira solo, engordando o set list com novas composições de seus trabalhos atuais, mas sem esquecer seu passado que, já naquela época, era de se tirar o chapéu.
Nesse CD, estão as citadas anteriormente (exceto “Startruck” e “Children of the Sea”, que ganhou uma curiosa nova versão), incluindo aí os novos clássicos como “Last in Line” (com direito a trecho perfeito de “Temple of the King”, do Rainbow), “Rock And Roll Children” (que refrão que me deixa nostálgico sem nunca ter vivido os anos 80) e “Neon Knights”, do seuprimeiro trabalho com o Black Sabbath em 1980.
Histórica foto do show de 1987 no Monsters of Rock
Um dos destaques é a sempre presente “Long Live Rock & Roll” (Rainbow), que estaria em praticamente todas as próximas turnês e é um dos maiores hinos da história do Rock mundial.
A gravação está em ótima qualidade. Você sente que está diante de um álbum atual de Dio, exceto que nos anos 80 o vocalista ainda mantinha bastante firme sua veia Hard Rock e Classic Rock, o que viria a mudar nos anos 90 e, especialmente, nos anos 2000.
A banda de Dio com a formção de 1987
Esse é mais um legado que nosso herói nos deixou. Quem já viu algum show do cara (independente de qual banda) sabe que Dio era um verdadeiro Deus no palco e que a falta de altura era compensada divinamente com talento de sobra.
Para este que vos escreve e a todos que nunca poderão vê-lo ao vivo, o álbum é uma boa pedida e algo muito próximo de um show de Dio na sua fase mais mágica. Altamente obrigatório!
Catch the Rainbow
Texto: EddieHead
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Dio
Álbum: Dio At Donington UK - Live 1983 & 1987
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Heavy Metal/Classic Rock
Ao fundo, palco do show de 1987!
Formação
Live 1983
Ronnie James Dio (Vocal)
Vivian Campbel (Guitarra)
Jimmy Bain (Baixo)
Vinny Appice (Bateria)
Live 1987
Ronnie James Dio (Vocal)
Craig Goldy (Guitarra)
Jimmy Bain (Baixo)
Vinny Appice (Bateria)
CD Live 1983
01.Stand Up And Shout
02. Straight Through The Heart
03. Children Of The Sea
04. Rainbow In The Dark
05. Holy Diver
06. Drum Solo
07. Stargazer
08. Guitar Solo
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. Starstruck
12. Man On The Silver Mountain (Reprise)
CD Live 1987
01. Dream Evil
02. Neon Knights
03. Naked In The Rain
04. Rock And Roll Children
05. Long Live Rock ‘n’ Roll
06. The Last In Line
07. Children Of The Sea
08. Holy Diver
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. All The Fools Sailed Away
12. The Last In Line (Reprise)
13. Rainbow In The Dark
Nenhum comentário:
Postar um comentário