quinta-feira, 24 de março de 2011

Korpiklaani e Ukon Wacka: a Maestria e Diversão do Folk Metal

Banda é um dos principais nomes do Folk Metal mundial

O Folk é uma subdivisão relativamente nova do Heavy Metal, sendo suas origens datadas da década de 90 com bandas fundamentais como o Skyclad e Cruachan. Com o passar dos anos, o estilo foi acumulando seguidores e mais bandas essenciais, como os brasileiros do Tuatha de Danann, os suecos do Eluveitie e os compatriotas do Turisas e Korpiklaani.

Formado no ano de 2003 pelo vocalista e guitarrista Jonne Järvelä, a banda se chamava Shaman (mudando o nome por causa da banda do André Matos), escolhendo o nome atual que significa “clã da floresta”, em finlandês.

Jonne Järvelä, líder da banda e uma das figuras mais curisosas do Folk Metal

Atualmente, essa é uma das bandas mais ativas do cenário, não deixando nenhum ano passar em branco, seja com shows , gravações de CDs e DVD . Rolava muita expectativa e criou-se mesmo um pouco de pressão acerca desse novo álbum, pois o trabalho anterior, o “Karkero” de 2009, mostrava uma veia mais dark, muito menos alegre (o curioso é que o nome “Karkero”, em finlandês, quer dizer festa). Assim, vinha a dúvida de qual caminho a banda iria seguir.

Pois bem, veio “Ukon Wacka” (2011) e a primeira impressão é que os caras ouviram seus fãs, já que esse álbum é festivo até o talo, um pouco menos experimental, o que pode vir atrair novos fãs, apesar de o acordeom estar como sempre presente.

A temática é a mesma de sempre: festas e bebidas. Na real, uma singela homenagem ao Deus Ukko (aquele que aparece na capa de todos os lançamentos) tudo muito simples e simpático, sendo que a única dificuldade é cantar junto, já que todas as letras estão em finlandês.

Destaques para todas as faixas, porém “Tequila” (com sua homenagem ao Brasil no seu clipe oficial), “Ukon Wacka” (dando uma acalmada para os momentos de ressaca) e “Vaarinpolkka” (faixa instrumental que é impossível não sair pulando por ai), e para finalizar, “Iron Fist”! Sim, um cover do grande Lemmy (Kilmister, do Mötorhead) criando um Motorfolk ou Folkhead, onde saem as guitarras e entram os violinos e acordeões, e ficou muito bom.

Em suma bangers, nada de novo, mas muito divertido e gruda na memória como todo bom CD de Folk Metal

Texto: Harley

Revisão: EddieHead

Fotos: divulgação

Formação

Jonne Järvelä (Vocal e Guitarra)
Kalle "Cane" Savijärvi (Guitarra)
Jarkko Aaltonen (Baixo)
Jaakko "Hittavainen" Lemmetty (Violino e Teclados)
Juho "JuhoKusti" Kauppinen (Acordeão)
Matti "Matson" Johansson (Bateria)

Tracklist

1.Louhen Yhdeksäs Poika
2. Päät Pois Tai Hirteen
3. Tuoppi Oltta
4. Lonkkaluut
5. Tequila
6. Ukon Wacka
7. Korvesta Liha
8. Koivu Ja Tähti
9. Vaarinpolkka
10. Surma
11. Iron Fist (Motörhead cover)

Clipe da música tequila:

http://www.youtube.com/watch?v=wzEahz7pa7k

Nenhum comentário: