terça-feira, 15 de março de 2011

Avant Garde: Sonoridades Sem Limites em Prol do Metal

Uma das principais características do Metal que o torna tão abrangente e especial é a capacidade de sempre estar se renovando, sem perder as suas origens, contudo, fundamentais. Para desespero de puristas e fãs em geral, alguns oportunistas tentaram se rotular de Metal trazendo verdadeiros traumas em forma de música como o New e Funk Metal?! (Faith No More , Mudvayne, Korn, entre outros). Entretanto, muitas vezes, tais contrastes apresentam bons resultados e esse é o caso do Avant Garde.

Celtic Frost na sua época "colorida": O vocalista Tom Warrior considera a fase "negra" da carreira. Foto promocional do "Cold Lake"

Também conhecido como Metal Experimental e Art Metal, é um gênero de transição caracterizado pela experimentalidade e pela forma não estruturada de sons, instrumentos e letras, fundindo características específicas de diferentes estilos. Na realidade, o termo não se aplica apenas ao Metal, mas como em toda arte que explora outros caminhos.

O que difere o Avant Garde de outros estilos de Metal e bandas, é que possui maior liberdade lírica, e não se prende a estruturas. Esse maior fluxo de liberdade e criatividade faz com que o resultado apresente rendimentos abstratos, sob forma de regime estranho e estruturas anormais (seria muito estranho ver o Iron Maiden com pegadas de Death Metal ou o Deicide abusando dos agudos...).

Uma das primeiras bandas a receber essa denominação foi o Celtic Frost. Com o fim do Hellhammer, Tom Warrior procurava novas sonoridades e ao lançar seu álbum “Cold Lake” (1988) acabou abusando um pouco da dose, o que deixou os fãs do extremismo muito revoltados. Porém, o estrago estava feito e muitas bandas começaram a ampliar suas fronteiras musicais, como o Soturnus (investindo na ficção cientifica), os sons eletrônicos do Goldflesh, e os sons, no mínimo estranho, do Master Hammer.

Uma cena muito fluente nesse estilo de Metal é o Japão, que desde da década de 80 vem demonstrando, além de grandes bandas com trabalhos de difícil compreensão, mas muito estruturados, como o Zeni Gena.


Zeni Geva: ícone do Avant Garde japonês e impossível ficarmos indiferentes ao som da banda

Avant Garde Metal é normalmente tocado com foco em uma atmosfera mais sombria, sendo a sonoridade normalmente associada ao Metal extremo, Doom Metal e mais particularmente ao Black. Mas, por ser um estilo experimental, pode estar associado também a qualquer outro subgênero, como no caso do Swing Diablo Orquestra ou Into Eternity.

Sendo assim, para quem tem a cabeça mais aberta, vale a pena conferir o trabalho de bandas como: Aberrant Vascular (tem todos seus CDs para download no seu site), Carnival in Coil (versões loucas de Slayer, Ozzy e Pantera), Mesuggah (altamente técnico no seu Death Metal), Peccatum (com Inshan do Emperor), entre outras, mas se prepare porque o som vai te fazer pirar, viajar nas estruturas quebradas do Avant Garde.


Texto: Harley

Revisão: EddieHead

Fotos: Divulgação


Escute a música “Juices Like Wine” do disco “Cold Lake” do Celtic Frost

http://www.youtube.com/watch?v=y_37JTLjj8w


Ouça Geni Geva

http://www.myspace.com/zenigeva

http://www.youtube.com/watch?v=loixzNPHXU8


Assista o vídeo de “Slavestate” do Godflesh

http://www.youtube.com/watch?v=2iFsZ_79i-4

Aberrant Vascular

http://www.youtube.com/watch?v=ntmaNTMz8OU&feature=autoplay&list=PL9CA2E66B2E9046AA&index=2&playnext=2

Veja um video clipe oficial do Masters Hammer

http://www.youtube.com/watch?v=P3jhMEs6V_U

Assista o vídeo clipe “The Moribund People” da Peccatum

Nenhum comentário: