sexta-feira, 11 de março de 2011

Discografia Comentada: Children of Bodom


Nesta seção do blog, você encontrará discografias completas comentadas de bandas ou músicos de influência no Metal mundial. Abaixo, confira a discografia comentada da banda finlandesa Children of Bodom. O texto é de autoria de Ranato Sanson.

Children of Bodom é uma banda finlandesa formada em 1993 por Alex Laiho (guitarra e vocal) e Jaska Raatikanen (bateria) que inicialmente tinha recebido o nome de “Inearthed” e que mais tarde seria um dos ícones do Heavy Metal mundial e também tomada de muita polêmica, por executar Death Metal Melódico, estilo que gera muita discussão sobre quem seria seu real criador.

Something Wild (1997)

Primeiro álbum dos finlandeses. Lançado em 1997, após abrirem um show para banda Dimmu Borgir, tamanho foi o sucesso que chamou a atenção de um dos representantes da Nuclear Blast, que logo ofereceu um contrato para lançar o álbum em toda Europa.

Alex Laiho sempre afirmou que não gosta de “Something Wild”, por tentar imitar os seus grandes ídolos na gravação do álbum, que são Yngwie J. Malmsteen e Steve Vai. Mas o que encontramos neste petardo é um Death Metal Melódico altamente técnico e intenso. Confira a faixa “Deadnight Warrior” para tirar as dúvidas em relação à técnica da banda e as grandes influências de Laiho nos solos. O que falar da faixa “Red Light In My Eyes Pt 2” tomada de um clima neoclássico absurdo, aliando muita técnica e sentimento. O álbum ainda conta com o grande clássico “Lake Bodom” executada até hoje nos shows.

Álbum na medida cert,a aliando momentos mais rápidos com certas influências do Black Metal norueguês e toda influência neoclássica que Laiho tem em sua guitarra.


Hatebreeder (1998)

Lançado entre final de 1998 e começo de 1999, o segundo álbum da banda gera uma grande expectativa entre os fãs, tamanho tido sido o sucesso do primeiro álbum. E como todos esperavam, Hatebreeder não decepcionou. O que podemos ver é uma banda mais madura, com composições complexas e temas ainda mais sombrios.

“Warheart” abre o álbum com tamanha brutalidade, mas que logo notamos a veia melódica do grupo que exala técnica e velocidade. Logo em seguida, um dos maiores sucessos do Children of Bodom, “Silent Night, Bodom Night” dispensa maiores comentários, confira nesta faixa a grande atuação do baterista Jaska. Não podemos esquecer das fortes influências neoclássicas do mestre Laiho, confira em “Towards Dead End” toda técnica que este finlandês tira de sua guitarra, é de arrepiar!

O álbum não tem tanta influência do Black Metal, mas o neoclassicismo continua latente, mas tendo mais originalidade em suas composições tendo uma presença constante dos teclados de Janne Warman.

Assista a banda ao vivo com "Silent Night, Bodom Night":

http://www.youtube.com/watch?v=LR_GDB67eKg&playnext=1&list=PL4B19F8955374FAD5

Tokyo Warhearts (1999)

Gravado em 1999 em uma turnê conjunta pelo Japão com as bandas Sinergy e In Flames, é o primeiro álbum ao vivo dos finlandeses, mostrando todo o seu poder de fogo.

Para quem duvida que o Childrem of Bodom não consiga executar fielmente suas composições ao vivo, confira “Tokyo Warhearts” do começo ao fim e você ouvirá uma banda entrosada e que conseguiu aperfeiçoar ainda mais suas composições tocando ao vivo.


Follow The Reaper (2000)

Após o sucesso de “Tokyo Warhearts”, é lançado no ano 2000 seu terceiro álbum de estúdio “Follow The Reaper”, primeiro álbum do Children a ser lançado em todo mundo, ainda mais melódico e técnico.

A banda vem com muito mais experiência e profissionalismo nesse álbum que é considerado por muitos fãs o melhor de sua carreira. Tal afirmação não é de se questionar, devido o número de clássicos que este petardo contém “Bodom After Midnight”, uma das músicas mais aguardadas nos shows da banda, com um começo arrebatador de Jaska na bateria, riff mais do que cativante e teclados muito bem colocados com um baixo altamente pesado segurando bem a cozinha. Depois mais um clássico “Every Time I Die” com uma pegada mais arrastada, não prezando por velocidade, mas sim por muito sentimento e peso.

“Mask Of Sanity” traz o que de melhor o Children of Bodom sabe fazer: Death Melódico rápido, intenso e muito técnico. O que falar de “Hate Me”, apesar da simplicidade, uma composição completa e que ao vivo se torna um hino de ódio. Com todos esses clássicos, não teria como “Follow The Reaper” não se tornar um disco clássico, grande álbum com grandes músicas e um nível de composição altíssima.

Veja o video clipe oficial de "Every Time I Die":

http://www.youtube.com/watch?v=EtPDm2kaj1c

Hatecrew Deathroll (2003)

Quarto álbum de estúdio da banda lançado em 2003 com a difícil tarefa de superar seu antecessor “Follow The Reaper”. “Hatecrew Deathroll” não o supera, mas esta longe de ser uma decepção, álbum que preza muito pelo peso nas guitarras beirando em muitos momentos o Thrash Metal, o álbum também é marcado por ser o último com o guitarrista Alexander Kuoppala.

Abre com a clássica “Needled 24-7”, mostrando toda fúria da banda e o grande peso nas guitarras de Alex e Alexander, fazendo riffs altamente complexos e não tendo tantas melodias nos solos. “Sixpounder” vem em seguida mostrando certa influência da banda Pantera, um riff arrastado, mas muito pesado e Jaska sentando a mão na batera, com Henka Blacksmith mostrando todo o seu peso no baixo.

O trabalho segue a mesma linha dos seus antecessores, mas mostrando composições menos complexas, porém, mais pesadas e variando entre a velocidade e partes mais cadenciadas, como em “Hatecrew Deathroll”, que apesar de ser explosiva, não é tão rápida e em seu refrão se torna uma melodia incrível tanto instrumental quanto liricamente.

Veja o video clipe oficial de "Needled 24-7":

http://www.youtube.com/watch?v=hjZXUyvFQDA

Are You Dead Yet? (2005)

Marcando a estréia do guitarrista Roop Latvala, o álbum foi lançado em 2005, também marcado por uma grande polêmica de não parecer tanto com o Children Of Bodom dos álbuns anteriores, apresentando muitos elementos modernos em seu som, inclusive grande influência do Metal Industrial nas composições.

Mas, apesar destas novidades não tão bem vindas entre os fãs, o álbum apresenta muita qualidade. Podemos citar “Living Dead Beat”, faixa que abre o álbum mostrando os novos elementos que a banda adotou, mas ainda explosiva e empolgante com um ótimo riff e grandes teclados. “Bastard Bodom” com elementos bem industriais aliados a melodia da banda, uma grande composição, apesar das diferenças notáveis no modo como Alex esta cantando e diminuindo as melodias em seus solos.

Realmente este álbum não empolga muito, mas temos momentos bem interessantes nele, e a grande questão de querer arriscar em uma nova sonoridade sem perder seus principais elementos foi muita coragem do mestre Laiho, que em algumas entrevistas de divulgação de “Are You Dead Yet?” diz ter se arrependido de tentar tantos experimentos no álbum e de não aprovar o resultado final.

Veja o clipe oficial de "In Your Face":

http://www.youtube.com/watch?v=WZFh5LCzTfE

Chaos Ridden Years – Stockholm Knock Out Live (2006)

Segundo álbum ao vivo dos finlandeses. Lançado em 2006 e também no mesmo ano em DVD, compilação dos maiores clássicos da banda aliando com o momento atual, grande álbum mostrando novamente que o Children of Bodom não deve nada ao vivo e o novo guitarrista mostra muito entrosamento e alia boa técnica dividindo alguns solos com Alex Laiho.


Blooddrunk (2008)

Sexto álbum de estúdio da banda lançado em 2008. Lançamento que gerou muita desconfiança entre os fãs, mas que após lançarem o single “Banned From Heaven” os fãs se sentiram mais aliviados, seria a volta do Children of Bodom as suas raízes?

Ainda não foi desta vez, mas temos um álbum mais direto, com menos elementos industriais e em alguns momentos tendo partes bem progressivas como em “Blooddrunk”, com muitas mudanças de ritmos e riffs bem intrincados. Já em “Smile Pretty For The Devil” chegamos a relembrar dos grandes momentos de “Follow The Reaper” e “Hatecrew Deathroll” com grande melodia e velocidade e a já citada “Banned From Heaven”, mesclando elementos novos com o progressivo, apesar de ser diferente dos padrões da banda, com certeza a melhor faixa do álbum, mostrando bastante originalidade.

“Blooddrunk” esta longe de ser ruim, um álbum que os fãs mais exigentes do Children of Bodom podem torcer o nariz ou gostar do trabalho feito, apesar de ainda estar distante da sonoridade que consagrou a banda.

Assista o video clipe oficial de "Blooddrunk":

http://www.youtube.com/watch?v=MNrfITQ7GjM


Texto: Renato Sanson
Revisão: EddieHead

Nenhum comentário: