sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resenha de Shows: O Reencontro de Nando Mello (Hangar) e Mike Polchowicz (ex-Hangar, Venus Attack) em São Luiz Gonzaga/RS

Workshop reuniu integrante e ex-integrante do Hangar

Região noroeste do Rio Grande do Sul já se tornou parada obrigatória para a galera do Hangar, seja em workshops/workshows, ou na quebradeira da turnê Infallible Tour 2010-2011.

Já na onda do novo disco, “Acoustic, But Plugged In!” (2011), o baixista da banda Nando Mello voltou à São Luiz Gonzaga para realizar seu workshop.

Mas diferentemente do que aconteceu em outras cidades como Panambi e Frederico Westphalen, na noite de 14/10 tivemos no pequeno munícipio um reencontro, no mínimo, incrível.

É que Nando não veio sozinho, trouxe consigo seu ex-companheiro de Hangar, o vocalista Mike Polchowicz, que atualmente canta na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e na sua banda Venus Attack. Ou seja, tínhamos metade da banda que gravou o primeiro disco de estúdio, “Last Time”, lá em 1999. A verdade é que qualquer fã do Hangar, do Brasil todo, gostaria de ter visto essa dupla dividindo o palco novamente.

E o evento foi mérito especialmente de Álvaro Adam, músico local que está cada vez mais se destacando e, com ousadia, organizou esse evento, que ainda contou com a participação de Mauriel Ourique, aluno dos bateristas Aquiles Priester (também Hangar) e Eduardo Baldo (Hibria), que está realizando seus primeiros workshops pelo interior do estado.

O evento aconteceu no restaurante Bella Vista que, embora pequeno, tem uma ótima estrutura e atendimento, o que deixa todos muito à vontade. Infelizmente, pouco público, mas quem estava lá já acompanha Hangar há anos, incluindo o Caco Garcia, um de nossos redatores aqui.

Quem iniciou foi Nando Mello. Na sua humildade que lhe é característica, falou sobre o novo trabalho da banda e o que representa para o Metal nacional um grupo lançar um disco acústico. Além disso, garante que o CD estará entre os 3 melhores lançamentos do ano, tanto pela crítica quanto pelos fãs, e que tem vendido mais que qualquer outro trabalho. Isso nos deixa muito contente, pois o Hangar está tomando as proporções devidas e mostrando que o Metal brasileiro não está morto, mas em transição.

Claro, também tocou músicas do Hangar, dando mostras de sua habilidade e comentando as facilidades e dificuldades de tocar contra-baixo.

O tempo era curto, então logo chamou para o palco Mike Polchowicz. Este tomou o microfone, falou de sua nova banda, respondeu a perguntas da platéia, que estava particularmente curiosa pelo fato de Mike, um vocalista de Heavy Metal, cantar na OSPA. Mike provou, então, que música clássica e Heavy Metal tem muito a ver, e a pedidos de uma canção em italiano (o cara canta em inglês, italiano, francês, alemão, latim...), a clássica “Nessun Dorma”, arrepiando todos os presentes.

Nando Mello (direita) apresentando à São Luiz Gonzaga Michael Polchowicz


Claro, além e responder perguntas sobre a arte de cantar, executou duas músicas da sua atual banda, a Venus Attack, para então chamar Álvaro Adam que, mostrando emoção de estar na presença desses caras, mostrou sua habilidade e feeling na guitarra, tocando alguns clássicos como “Smoke on the Water” (Deep Purple) e “Another Brick in the Wall” (Pink Floyd) com muito improviso.

Para finalizar os workshops separados, Mauriel ourique, grande amigo da banda e aluno de Aquiles Priester e Eduardo Baldo, detonou tocando Hibria, fazendo tremer o restaurante e tocando embora uns últimos convidados que estavam apenas jantando. Quem percebeu deve ter achado engraçado.

A verdade que Mauriel evoluiu muito, podendo estar em qualquer banda que necessite de um baterista compromissado. A região já está pequena para tanto talento. Ainda sobrou tempo para Mauriel e Caco (na guitarra) darem uma palinha de uma composição própria, por enquanto ainda instrumental.

Jam reuniu a "banda" no palco e teve que rolar uma música do Hangar


Era chegada a hora em que os quatro voltariam ao palco e fariam uma jam, fechando essa noite que abrilhantou a cidade com boa música. Ali, foi de arrepiar ver, ao vivo, Mike e Nando juntos, mais uma vez, este tocando “Falling in Disgrace”, ele mesmo impressionado por ainda saber tocá-la. Aliás, tocaram Hangar a pedidos, pois os planos era apenas uma jam executando a clássica “Don’t Stop Believin’” (Journey), que, aliás, foi o ponto alto da noite, com certeza. Mike tem a voz perfeita para o Journey, poderia cantar na banda sem medo e tranquilo.

No dia seguinte o trio Nando, Mike e Mauriel se juntaram ao também guitarrista local Diego Pinto e participaram da Exposam, exposição na cidade de Santo Antônio das Missões/RS. Não estive lá e quem sabe um dia o Caco arranje um tempo e conte como foi mais essa apresentação. Mas, para não passar em branco, deixo aí um vídeo do quarteto tocando “Ask the Lonely” (Journey), aquela mesma que foi lançada em 2004 quando Mike e Nando estavam, juntos, no Hangar.

Agradecimentos aos patrocinadores que começam, aos poucos, a valorizar outras formas de cultura e de música. Fica a chamada da galera de São Luiz Gonzaga de não dormir no ponto, pois nossa região recebe o Hangar e seus músicos regularmente, mas cada evento é único.

Agora, é aguardar a volta de toda a banda no show em Ijuí/RS (10/12/11), especialíssimo, pois o Hangar gravará a apresentação para seu DVD ao vivo. Sensacional. Quem não puder ir, vamos contar como foi, pois com certeza não vamos perder de ver o Hangar.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Eduardo Cadore


Assista Nando Mello e Mike Polchowicz tocando juntos “Ask the Lonely” (Journey) e "Falling in Disgrace" (Hangar). Obs: vídeos do evento do dia posterior ao da resenha.

Um comentário:

SOUND CITY ESTUDIO PEDAIS E ACESSORIOS disse...


Olá amigos da música!

Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!

Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).

Mandem suas solicitações de ensaios!!

Abraços e esperamos vê-los por aqui!

Rua Apinajés, 1053, salão A.

Fone : 11 99323 5151. 

Email: soundcityestudio@gmail.com


Site: https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/1324852800876473/

http://soundcityestudio.com.br/


https://www.facebook.com/soundcityensaios/

https://www.youtube.com/watch?v=Du0Kqw8zE2c

#‎soundcityestudio