segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Carro Bomba - Pragas Urbanas, Pragas de Thrash n' Roll!



Há quatro anos, dentro de uma roda de amigos, me recordo de alguns assuntos referentes a novidades que surgiam dentro do Heavy Metal, e em meio a todos os comentários e troca de informações, um dos meus amigos apresentou o Carro Bomba, que apesar de ter 10 anos de estrada, contabilizando o ano de 2014, parecia ser uma banda nova, pela questão do nome e de nunca ter ouvido ou escutado alguma música. Mas eu, curioso, fui logo procurar material da banda, que na época foi o “Nervoso” (2008), pra poder avaliar a sonoridade. Logo de cara, pelas primeiras audições, fiquei surpreso pelo som pesado de guitarra, influenciado principalmente pelo Black Sabbath e, claro, das letras compostas e cantadas em português, características essas que me fizeram adquirir grande respeito pelos Bombers.

Em 2011, quando lançaram o “Carcaça”, os paulistanos quiseram ousar e abusar ainda mais no que diz respeito a peso, gana essa que os levou a arriscar o incremento de arranjos de Thrash Metal, tudo dentro da sua proposta de fazer Heavy Metal com uma veia Rock N’ Roll, o que acabou dando certo, tanto que, em passagem pelo Chile, o público local denominou a banda de Thrash N’ Roll, e que também soou fortemente aqui no Brasil, pois tem tudo a ver com a personalidade sonora da banda. E o “Carcaça”, em si, foi um sucesso tanto em vendas, criticas e aceitações, culminando a ser o que é hoje, uma das principais bandas de Heavy Metal do Brasil.


Passados quatros anos após o lançamento do 4º disco (citado acima), Rogério Fernandes (vocal), Marcello Schevano (guitarrista e único membro original), Heitor Shewchenko (bateria) e Ricardo “Soneca” Schevano (baixo), que vem comandando o posto deixado por Fabrizio Michelloni, segue adiante com o seu mais novo trabalho, o intitulado “Pragas Urbanas”, que não apresenta nenhum tipo de diferença ou segredo, apenas mantém o mesmo comportamento dos seus dois últimos trabalhos, que é, como eles dizem, fazer "MPB" (Música Pesada Brasileira) com qualidade, sendo, até então, o disco mais pesado de sua discografia.

Neste 5º disco também não há novidades nas partes de produção e arte gráfica, a cargo do Mr. Som estúdio, com a produção feita pelas mãos de Marcello Pompeu/Heros Trench (ambos do Korzus), também tendo o Ricardo dando suporte, e do quadrinhista André Kitagawa, que novamente se responsabilizou a ilustrar a capa e desenvolver o novo logotipo da banda. E mantém também, claro, as letras, que abordam os principais problemas sociais e urbanos, como o próprio título do álbum sugere.


Não há momentos ruins ou medianos que possam ser apontados, muito pelo contrário, todas as faixas soam perfeitas, com cada faixa seguindo num andamento diferente, mas não poupando o peso, agressividade e, por que não, algumas melodias? Porque não é só peso que a banda propõe para os nossos sensíveis ouvidos.

O play inicia com a faixa “Máquina”, que já começa com os dois pés no peito, de forma certeira e cheia, com riffs que são uma verdadeira tijolada saindo da Gibson SG de Marcelo Schevano, que depois do saudoso Hélcio Aguirra ter nos deixado no início deste ano, vem sendo o principal guitarrista no aspecto de criar riffs poderosos, destacando também o ótimo entrosamento do baixista e irmão, Ricardo Schevano, que caiu como uma luva para os Bombers;

“Fuga” prossegue mais cadenciada, e ganha um swing no decorrer da música, tendo pegada e reforçada pela habilidade nas baquetas de Heitor Shewchenko; a curta e direta “Esporro” possui dosagem mais agressiva, sendo rápida em todos os sentidos, com vocais bem ríspidos de Rogério; “Arrastando Correntes” mergulha nas influências"Sabbathicas" da banda, com uma melodia saliente e o vocal cheio de drives de Rogério Fernandes, já conhecido por possuir uma forte semelhança com o timbre do mestre Ronnie James Dio.



O momento mais especial do disco está em “Mojo”, apresentando a atmosfera e o lado mais Rock N’ Roll da banda, tendo a participação do gaitista Sérgio Duarte; “Let’s Blow” possui uma ótima letra e um refrão que incita sair cantando por ai, com Marcello Pompeu participando: “Let’s Blow/Ondas de Choque/Let’s Blow/Explode Tudo e Vem pro Rock”; completa o disco com “Thrash N’ Roll” (não poderia faltar uma dedicatória) e “Fantasma”, que encerra o petardo de forma digna.


Da mesma forma que falo que não há nenhuma banda que possa superar o Black Sabbath, Deep Purple, Iron Maiden, Judas Priest e outros tantos dinossauros que estão ainda na ativa, a mesma coisa é com o Carro Bomba. Acho que, dificilmente, alguma banda nacional irá alcançar os Bombers, porque tirando o Golpe de Estado e a banda que eu vos falo neste review, não tem nenhuma que faz algo parecido.
E parafraseando o editor-chefe da revista Roadie Crew, Ricardo Batalha: “É a Melhor Banda de Heavy Metal que Canta em Português”.

Texto: Gabriel Arruda
Revisão: 002
Fotos: Divulgação/Ricardo Girardi

Ficha Técnica
Banda: Carro Bomba
Álbum: Pragas Urbanas
Ano: 2014
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal/Rock N’ Roll
Produção: Marcello Pompeu/Heros Trench
Gravadora: Independente

Line-Up
Rogério Fernandes (vocal)
Marcello Schevano (guitarra)
Ricardo “Soneca” Schevano (baixo)
Heitor Schewchenco (bateria)

Track-List
1.    Máquina
2.    Fuga
3.    Pragas Urbanas
4.    Esporro
5.    Arrastando Correntes
6.    Mojo
7.    Let’s Blow
8.    Thrash N’ Roll
9.    Fantasma




5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, melhor banda de metal em portugues ! mas espero que aconteca diferente das palavras do editor do texto, espero que venham bandas tao boas quanto, mas tenho consciencia de que e dificil.

Anônimo disse...

Carro Bomba é sensacional. Nivel internacional.

Anônimo disse...

Realmente o Carro Bomba é tudo isso mesmo que está escrito. Porém tem sim outras bandas que cantam em português de nível altíssimo. KARBURALCOOL por exemplo é uma (inclusive são fãs e apadrinhados com participações do Carro Bomba). Vamos a lista pra galera procurar pela vastidão da Net e do Face..... OS DEPIRA, CRIS DeLYRA, DON CAPONE, ÁGUA PESADA, LEOPOLDO & VALERIA, MARTIATAKA, BLAME, MUQUETA NA OREIA, SACO DE RATOS, CRACKER BLUES... e outros que não to lembrando agora......

Anônimo disse...

tem também o UGANGA, SIOUX 66, MATTILHA, BURLESCA, TREZZY, SERGIO DUARTE, CATTARSE, ZERODOZE, INSTINTO, KIARA ROCKS... etc...

Anônimo disse...

rsrsrs tem essas também...TOTEM, SILVERADO ROCK BLUES, REPUBLIQUE DU SALEM, PROJETO CAIXA PRETA, OS BULTICOS, OS URUTAUS, FORSIK, ERODELIA, CANABICOS, ALARDE...