quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cobertura de Show - Ratos de Porão Quebrando Tudo na Capital Gaúcha em Plena Segunda-Feira (08/12/14, Bar Opinião)


Show de banda nacional que já tocou na capital muitas vezes em uma segunda- feira às 22 horas, essa receita tinha tudo para dar em casa vazia, mas quem achou que isso aconteceria se enganou e muito feio, no último dia 08/12 estava marcado na casa de shows mais tradicional de Porto Alegre e quem sabe do RS, a festa “Segunda Maluca”, onde a atração principal era nada mais nada menos do que os veteranos do Ratos de Porão, liderada pela figura carismática e ao mesmo tempo polemica de João Gordo. É uma das únicas bandas nacionais que conseguem juntar o público do HC e do Metal para o mesmo objetivo, curtir um som feito com ódio e muito peso e se destruir no mosh.

Xamorx
A casa abriu as 21h00min em ponto, estava marcada para banda de abertura subir no palco ás 22 horas e o cronograma foi cumprido a risca, a banda escolhida para abertura foi a Xamorx da capital gaúcha, banda está com alguns anos de estrada deixou claro em seu show que não estavam ali apenas para fazer música e sim para levar sua mensagem, por várias vezes fizeram discursos contra a exploração animal, e deixaram bem claro que não estavam ali para agradar ninguém, foi um show curto cerca de 30 minutos, mas com toda certeza cumpriram o objetivo de passar a mensagem que queriam. “Negando Valores”, “O que Importa para as Empresas”, “Dinheiro”, “O Tempo Se Foi”, “Mas a Canção Não Terminou” e “Straight Edge Revenge” (cover do Project X) fizeram parte do setlist.

O Ratos de Porão veio para divulgar seu novo trabalho, “Século Sinistro”, álbum que está sendo muito elogiado pela critica especializada e pelos fãs. Um dia antes tocaram em Pelotas e havia rumores de que João Gordo não terminou o show, pois passou mal devido ao calor insuportável no local, então ninguém sabia o que esperar, mas as 22:40 a banda invadiu o palco, e  João Gordo sorrindo e muito expressivo mostrou que estava bem para destruir sonoramente o Opinião.


Começaram o show com “Conflito Violento” e seguiram com “Viciado Digital” duas músicas do novo trabalho, Gordo deu boa noite e conversou um pouco com o público, começou então “Ascensão e Queda” do álbum “Anarkophobia” e sem pausa nem para respirar começou “VCDMSA”, então João foi conversar novamente com a galera, dessa vez o assunto era futebol, perguntou quem era gremista e quem era colorado, encarou os presentes e largou um “foda-se” todos riram e começaram a gritar em coro “Gordo, Gordo, Gordo”.

Dois clássicos seguiram “Anarkophobia” e “Vida Animal”, que com toda certeza foi o auge do show, o público enlouqueceu e a roda era gigante, toda a pista do Opinião participava insanamente.


O show seguiu e a banda muito bem entrosada, voavam literalmente no palco, exceto João Gordo  que apenas ensaiava uma “dancinha”, batia cabeça e fazia gestos com as mãos, depois de uma passagem por vários álbuns da carreira Gordo dedicou a música “Igreja Universal” para seu ex chefe, obviamente era um deboche, todos sabemos que ele trabalhava na Record e que o dono é um dos donos da Igreja Universal.

O show já se estendia para o final, já aparentemente cansados anunciaram “Amazônia Nunca Mais” com todos presentes cantando junto e no fim João Gordo agradeceu a recepção e anunciou o encerramento com “Terra do Carnaval”.


Foi um show longo que viajou por toda a história da banda, certamente os fãs saíram contentes e com gosto de quero mais, Gordo prometeu voltar, vamos aguardar a próxima.

Cobertura por: Marlon Mitnel
Fotos: Billy Valdez
Revisão/edição: Renato Sanson

Setlist:
01 Conflito Violento
02 Viciado Digital
03 Ascensão e Queda
04 V.C. D.M. S.A
05 Crucificados Pelo Sistema
06 Anarkophobia
07 Vida Animal
08 Grande Bosta
09 Morrer
10 Não me Importo
11 Cérebros Atômicos
12 Difícil Entender
13 Arranca Toco
14 Atitude Zero
15 Stress Pós Traumático
16 Diet Paranoia
17 Crocodila
18 Igreja Universal
19 Beber Até Morrer
20 AIDS, Pop, Repressão
21 Plano Furado
22 Amazônia Nunca Mais
23 Terra do Carnaval



  

Nenhum comentário: