sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Leave's Eyes: No Topo do Symphonic Metal



Desde a estreia com "Lovelorn" (2004) a banda liderada por Liv Kristine e seu esposo Alexander Krull, vem lançando bons álbuns, sempre com produções muito bem cuidadas, e alcançando resultados bem mais expressivos que seu trabalhos em outras bandas, claro que tanto Liv no Theatre of Tragedy e Alex com o Atrocity, deram álbuns de qualidade e importantes, mas a grande diferença, principalmente no caso de Liv Kristine, é que ela é agora protagonista, pois no Theatre of Tragedy o direcionamento criativo não era seu.

Em "King of Kings" a banda retoma com mais força a temática a respeito da história e mitologia nórdica, e o conceito do álbum, baseado em fatos reais, fala sobre o primeiro rei da Noruega, inclusive citando fatos como a batalha de Hafrsfjord, que foi importante na unificação do país.

Gravado em diversos países e produzido novamente por Krull, o álbum conta com alguns convidados especiais em algumas faixas, como Simone Simons em "Edge of Steel", além do London Voices Choir, coral que também gravou temas para filmes como "Senhor dos Anéis" e "Star Wars".


A sonoridade já é conhecida dos fãs, mas a cada álbum a banda procura apresentar novos elementos, sempre abrilhantados pelas produções muito bem cuidadas, então temos aí, além dos elementos acima citados, belas passagens folk e sinfônicas, a voz angelical de Liv, contrastando em diversos momentos aos guturais de Krull, grandes coros e instrumental impecável, seja nas partes mais atmosféricas e melódicas como nas mais pesadas.

A música e a história caminham juntos, deixando aquele ar épico e cinematográfico. A linda e atmosférica abertura com "Sweven" já traz um clima medieval, transportando o ouvinte à época em que os Vikings travavam suas batalhas e partiam em busca de conquistas; "King of Kings" soa grandiosa, atmosférica e épica, em um andamento meio tempo, grandes coros e a linda voz de Liv, e aí você já está envolto pela atmosfera do álbum, e é difícil não tecer elogios a todo momento a belíssima produção sonora; "Halvdan the Black" inicia com o peso de uma carga Viking na costa britânica e corais épicos e grandiosos, além do refrão, vociferado por Krull, quase soando como um grito de guerra.


Desnecessário falar da beleza de cada faixa, mas citando mais alguns momentos mais destacados, "The Waking Eye", traz arranjos de teclado e cativantes melodias vocais, e o que falar da épica e repleta de climas "Blazing Waters", que remete o ouvinte praticamente para dentro da história, impossível não fechar os olhos e visualizar as imagens. Magnifica. E ainda "Swords in Rock", num tema bem folk, e faz alusão ao monumento das três espadas, em memória da batalha de Hafrsfjord (A espada maior significa o rei vitoriosos, e as menores os derrotados),  inclusive o monumento vem em miniatura em um box limitado do álbum, para qualquer colecionador babar.


Um álbum perfeito dentro da proposta, e certamente não somente indicado para aficcionados pelo estilo, e com uma produção de alto nível (gráfica, sonora e lírica), provavelmente o ponto mais alto da carreira da banda, ótimo e inspirado trabalho.

A versão nacional disponibilizada pela Shinigami Records traz dois belos bônus, sendo que na versão importada que vem com o box há mais faixas contendo versões alternativas, instrumentais e acústicas de algumas músicas.


Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Banda: Leave's Eyes
Álbum: King of Kings (2015)
País: Noruega/Alemanha
Estilo: Symphonic Metal
Produção: Alex Krull
Selo: AFM - Licenciado para o Brasil para a Shinigami Records


Leave's Eyes Site Oficial
Youtube
Facebook



Line Up:
Liv Kristine (vocals)
Alexander Krull (vocals)
Thorsten Bauer (guitar, bass)
Pete Streit (guitar)
Joris Nijenhuis (drums)
Vocalistas convidados: Simone Simons (Epica) on track 8, Lindy-Fay Hella (Wardruna) on track 10


















Track Listing:
1. Sweven
2. King of Kings
3. Halvdan the Black
4. The Waking Eye
5. Feast of the Year
6. Vengeance Venom
7. Sacred Vow
8. Edge of Steel
9. Haraldskvadi
10. Blazing Waters
11. Swords in Rock






Nenhum comentário: