sábado, 24 de outubro de 2015

Heaviest: Qualidade Acima do Imaginado


Muitos já cansaram de ouvir que viver de música aqui no Brasil, ainda mais dentro do Heavy Metal, nunca foi uma missão das mais fáceis. Bandas, e até mesmo músicos, sempre tem suas dificuldades em cravar o seu espaço, ainda mais quando os mesmos tentam expor, nacionalmente e mundialmente, o seu primeiro registro fonográfico, tendo que investir dinheiro, juntar-se a pessoas experientes e, o mais difícil, conquistar o público alvo. Os ‘debutados’ discos de estúdio, às vezes, não alcançam o esperado, seja o o resultado musical ou comercial, mas nada disso quer dizer que a banda não tem valor nenhum, podendo se redimir e crescer em discos futuros.

Não há desculpa para não poder fazer um trabalho de qualidade, hoje o Brasil oferece profissionais e estúdios experientes no ramo, além da facilidade dos contatos com o exterior através da internet. Ótimos equipamentos e produtores, inclusive do mais alto escalão, estão ao alcance nos dias de hoje. Mas nada vai cair do céu, trabalhando muito e colocando sua criatividade/ideias em prática, não há quem possa passar por cima dos seus sonhos. 


Um exemplo de busca pela excelência, é a banda que abordo nesta resenha,  que depois de muitos anos compondo e desenvolvendo suas músicas, eis que surge a Heaviest, do ABC paulista, entrando em ação com o poderoso “Nowhere”. 


“Qualidade Acima do Imaginado”, pelo alto nível já apresentado, assim defini a estreia deste quinteto, que farda a sua sonoridade através de nuances modernas e pesadas, com técnica e melodia, e podemos colocar como referência Adrenaline Mob, Stone Sour e Disturbed como backgrounds centrais. Não tem como não ficar fascinado pelos riffs ganchudos, que são verdadeiros socos na cara, uma parede desenvolvida pela dupla de guitarrista Guto Mantesso e Márcio Eidt, com seus timbres fortes, abrasivos e solos inspiradores.

A cozinha se mostra versátil e precisa o tempo todo, apesar de um dos setores responsáveis ter sofrido mudança, com Felipe Perini (baterista que gravou o álbum) dando lugar ao Vito Montanaro. E não poderia deixar de mencionar o que é a cereja do bolo: nada menos que o conceituado Mario Pastore (Titânio, Acid Storm Opera’s Noise, Tailgunners, Sacred Sinner, Projeto Hamlet, Delpht, Soulspell, Pastore e Powerfull) nos vocais, dessa vez utilizando os seus vocais de forma mais agressiva e bruta, mas sem perder a sua classe técnica. 



A produção do material, assim como a mixagem e a masterização, foi consumada pelo próprio Guto e Márcio. E dá pra perceber (logo na primeira audição fica evidente) que há uma limpidez e uma sonoridade extremamente atual e nítida, sendo possível que disco seja escutado no volume 10 (não esqueça a moderação, claro!!). A capa, elaborada por Guilherme Grolla, também traz a modernidade à tona com requintes e  toques de elegância, mas ao mesmo tempo passando uma mensagem integral e plena. 


Fico sem palavras para descrever o empenho e a capacidade que o grupo colocou nesse magnifico trabalho, em músicas uma melhor que a outra. E apesar de ser um nome totalmente novo dentro do cenário, confirmou-se a expectativa gerada bem antes do lançamento. Afinal, onde tem o dedo do Pastore, além  dos capacitados músicos que formam o Heaviest, era sinal que vinha algo no mínimo próximo do primoroso




Marcando território, “Buried Alive” já mostra que a banda passará na prova de fogo que é a estreia, com riffs pesados e precisos e boas variações, conduzidos por melodias bem ricas assim como linhas vocais inteligentes. Típica faixa daquelas de abrir qualquer show de Metal/Rock; mais cadenciada, “Decisions” possui traços progressivos, mas sem perder o tradicional peso,  solos cheios de feeling e vocais alcançando notas altas; a faixa-título, “Nowhere”, foi a primeira música a entrar em cena, detendo o status de ‘hit’ (sendo uma espécie de single), destilando riffs pegajosos, azedos (fundindo nuances diferentes na ponte final) e refrãos que colam na sua mente; “Betrayed” se afoga em guitarras super intrincadas e melódicas, fazendo reavivar o glorioso momento dos anos 90 que outrora foi do Pantera (outra influência confessa do quinteto). Outra canção que nos prende com belos refrãos marcantes.


“Crawling Back” destoa momentos robustos e agressivos nos vocais (que ora ecoa alguns agudos do Pastore) e no instrumental, perfeita para o sujeito descarregar toda sua raiva e fúria; seguindo o mesmo terreno, “Torment” encoraja reflexões modernas, riffs bem encaixados e melodias bem dosadas; “Time” é equilibrada, abrange um clima mais intenso, conduzidos pelos ótimos arranjos rítmicos e vocais interessantes (um pouco soturnos no refrão); 

Não é porque o Pastore está com a camiseta do Road que falamos bem do álbum hein, o disquinho é muito bom mesmo! heheheh! Bela camisa Pastorão!
“Resurrection” da uma amornada nos ânimos, anexando riffs flexíveis e refrões fervorosos. “Falling a Way” é uma deslumbrante balada, com passagens melódicas e elegantes (pesada ao mesmo tempo) e vocais emocionantes, mostrando a maestria e perfeição de Mario Pastore (vocalista  que , pela sua capacidade e experiência, é capaz de se encaixar em qualquer grupo de Metal e outros estilos); “Land Of Sin” fecha o disco de forma bem rápida e intensa, colocando em prática o dinamismo do grupo, principalmente nos acordes de baixo do Renato Dias. 


Heaviest não é apenas, de fato, uma revelação, e sim um nome que vem com força para sucumbir o Metal nacional. E sem grandes equívocos e apavoramentos, de olho fechado é o melhor disco de Metal nacional do ano.


Com certeza, depois de ler essa resenha, você ai de trás deve esta com muita vontade de ouvir essa obra-prima, não é mesmo? Então o quê está esperando pra poder adquirir logo o seu CD?



Texto: Gabriel Arruda

Edição/Revisão: Carlos Garcia

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Heaviest

Álbum: Nowhere

Ano: 2015

Estilo: Traditional Heavy Metal

Gravadora: Ms Metal Records

Assessoria: Ms Metal Agency



Formação

Mario Pastore (Vocal)

Guto Mantesso (Guitarra)

Márcio Eidt (Guitarra)

Renato Dias (Baixo)

Felipe Perini (Bateria)





Track-List 
01. Buried Alive

02. Decisions

03. Nowhere

04. Betrayed

05. Crawling Back

06. Torment

07. Time

08. Resurrection

09. Finding a Way

10. Land Of Sin



Contatos













Nenhum comentário: