sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Caravellus: Conhecimento e Habilidade a Serviço do Metal


Uma das grandes paixões dos amantes do Metal Progressivo é a técnica de seus músicos. Não raro formados em Música, a grande parte das bandas se dedica a um som nem um pouco simples, abusando da velocidade e da habilidade de seus músicos.

Num país em que o Metal extremo e o Power Metal são as principais referências, há a cada ano surgem ótimas bandas de Metal Progressivo nacionais.

Uma das grandes revelações de 2010 no Brasil foi a banda Caravellus, de Recife (PE). Aliás, começa a chamar atenção no exterior também.

Com uma mudança significativa na formação e sonoridade desde seu debut álbum “Lighthouse and Shed” (2007), que contava com vocal feminino e um som mais sinfônico (mas ainda com Power/Prog Metal), a banda lançou seu segundo disco em 2010, o ótimo “Knowledge Machine”.

Com a chegada do novo vocalista, Raphael Dantas (vencedor do primeiro concurso para cantar no Soulspell Metal Opera), do baixista Cleison Johann e do baterista Pedro Nunez, a banda passou a investir no Metal Progressivo, mesclando em alguns momentos elementos da cultura nordestina e brasileira, o que dá um caráter único ao álbum.

Fundada pelo guitarrista Glauber Oliveira e contando ainda com os teclados de Daniel Felix, a Caravellus evoluiu bastante em termos de composição e especialmente no quesito qualidade da gravação em seu novo disco.

Aliás, o álbum recebeu somente críticas positivas em revistas e sites especializados no Brasil e no mundo, inclusive tendo uma de suas músicas como a mais tocada em uma grande rádio francesa no mês de junho.

Não é por menos. “Knowledge Machine” é quase uma obra-prima. Peso, letras inteligentes (sobre temas contemporâneos e clássicos), músicos mais que competentes e ótima produção (incluindo vídeo-cilpe profissional) colocam o disco como muito superior ao primeiro e um dos melhores álbuns nacionais de 2010.

A banda distribui seus álbuns em vários países, fechando em novembro a distribuição na Grécia, além de países como Estados Unidos, Canadá (o selo Metalodic Records, que assinou com a banda, é canadense) e continente asiático já recebem os discos. A idéia é lançamento mundial do álbum e dos demais que virão.

Não irei destacar nenhuma música em especial, já que o nível se mantém homogêneo entre as músicas. A única ressalva é em relação à música “The Divine Comedy”, que com esse título e tema remetendo a obra de Dante Aleghieri, poderia ser mais obscura...

Caravellus ainda vai mostrar muito mais de seu trabalho. Se em 2010 se tornou uma das principais revelações, ao lado de Soulspell, Tierramystica e Terra Prima (conterrânea da banda em questão), em 2011 promete expandir ainda mais seu trabalho pelo Brasil e o mundo, mostrando que nosso país também tem bandas de Prog Metal melhores que muitas bandas do mainstream por aí.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Caravellus

Álbum: Knowledge Machine

Ano: 2010

País: Brasil

Tipo: Prog Metal


Formação

Glauber Oliveira (Guitarra)

Daniel Felix (Teclados)

Raphael Dantas (Vocal)

Cleison Johann (Baixo)

Pedro Nunez (Bateria)

Tracklist

01. Deus Ex Machina
02.
Corsairs in Black
03. When The Night Has Fallen
04. Beyond The Skies
05. The Divine Comedy
06. Behind The Mask
07. Wherever I Am
08. Dance of Damnation
09.
Knowledge Machine

Confira vídeo clipe oficial

http://www.youtube.com/watch?v=Ph5nHuQF8Ss

Conheça a banda

www.caravellus.net

2 comentários:

Carlos Caco Garcia disse...

Glauber está de Parabéns, a banda desde o início chamou minha atenção, desde a demo, quando tive o primeiro contato com a Banda, falei pro Glauber que ele tinha tudo pra levar o nome Caravellus a vôos altos

Eduardo Cadore disse...

Fala aí Caco. É, Caravellus será um dos maiores nomes do Metal nacional se continuar se expandindo assim.

É uma pena que tenha muitas pessoas que dizem curtir Metal que pensam que apenas as lendárias Sepultura e Angra merecem ser ouvidas. Caravellus é uma amostra da qualidade excelente do nosso Metal. Para mim só seria mais genial ainda se cantado em português, mas aí é outra história.

No aguardo pelo entrevista, será ótima com certeza!!