quinta-feira, 7 de abril de 2011

Amor Pela “Doncella”: Paraguai Leva Banda Cover do Iron Maiden Para Impressionar a Banda Original




Muitas vezes esquecemos que a América do Sul ainda é um continente que carece de maior quantidade de shows, investimento e união dos headbangers latinos.

Obviamente, a primeira edição do Rock in Rio (1985) serviu como a abertura de portas para a vinda de grandes nomes mundiais do Rock e Heavy Metal ao continente, sobretudo ao Brasil.

Porém, vários de nossos países vizinhos ainda sonham em ver seus maiores ídolos nas suas terras.

É o caso do Paraguai. Nossos vizinhos nunca tiveram shows de grandes nomes do Rock/Metal. Enquanto países como Brasil, Argentina, Chile e, mais recentemente, Colômbia e Venezuela, estão na rota dos principais nomes como Ozzy Osbourne, Judas Priest, dentre outros, o Paraguai ainda espera por shows desse porte.

Boa parte da América do Sul já virou rota obrigatória de shows da banda: falta o Paraguai!

Mas, ao invés de ficarem passivos diante da situação, os headbangers de Ciudad del Este preparam um evento especial, na tentativa de “sensibilizar” produtores nacionais e a própria banda Iron Maiden para se apresentar, pela primeira vez, no país.

Trata-se de um festival que terá como principal atração uma das bandas mais tradicionais tributo à Donzela, a Acacia Avenue, do Rio Grande do Sul. A atração internacional aporta no festival dia 09 de abril para realizar um show que será gravado pela organização para mostrar que também no Paraguai há muitos e fanáticos fãs do Iron Maiden, assim, vale a tentativa de trazer a banda numa próxima turnê.

O grupo brasileiro completa uma década de trabalho como banda tributo aos ingleses, realizando shows por todo o sul do Brasil.

Além do grupo brasileiro, atrações de peso (literalmente) do país se apresentam também, no festival que celebra um ano de duração do programa Dr. Rock da cidade.

Alex Finckler (esquerda) quando se apresentou ao lado de André Matos (com o Shaman) cantando a clássica "Wasted Years" (Iron Maiden) em 2003

As bandas são Mastermind (Thrash Metal), Asghard (Power Metal) e Voorhees (Thrash Metal) da Ciudad del Est, Vehement (Death Metal) de San Lorenzo, e as bandas brasileiras Espiritual (Death Metal) de Foz do Iguaçu (PR) e Acacia Avenue (Heavy Metal) de Ijuí/Sanro Ângelo (RS).

Conversamos com o idealizador do evento, o baterista Enrique Daniel (também integrante da Asghard). Segundo ele, o festival segue o processo de movimento na tentativa de trazer o Iron Maiden ao Paraguai, “imitando” o movimento realizado na Venezuela que reuniu cerca de 500 pessoas, muito menos que a capital paraguaia Assunción, que reuniu mais de 2000 maidenmaníacos.

Enrique nos contou como surgiu essa “parceria”: “no inicio, a gente queria trazer a ‘marcha’, como a gente chama esse tipo de atividade aqui, para Ciudad del Este, mas, dadas a condições pouco favoráveis em relação ao acompanhamento da Policia e Prefeitura local, decidimos fazer algo diferente. Daí conversei com o Alex (Finckler, vocalista da Acacia Avenue), quem já vi tocar no Casulo, aqui em Foz (de Iguaçu, cidade divisa entre nosso país e o Paraguai) e agendamos um show aqui”.

A expectativa é grande, já que é preciso que bastante gente compareça e use camisetas do Iron Maiden. Enrique espera “a maior concorrência possível de headbangers, pois a ideia é filma-lo e enviar os vídeos para galera do Iron Maiden”.

Mas Enrique não esta sozinho. Ele também conta com o apoio das bandas que se colocaram a disposição de tocar no festival, além do programa Dr.Rock que completa um ano, a Organização Metal do Paraguai (OMP) e Alex Finckler que se mostrou muito disposto em fazer parte da ideia.

Nós da equipe Road to Metal desejamos boa sorte aos nossos vizinhos paraguaios. Que consigam alcançar o objetivo de ter Iron Maiden tocando, pela primeira vez, nas suas terras!

UP THE IRONS


Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Veja matéria sobre a movimentação em Assunción

Nenhum comentário: