sexta-feira, 22 de abril de 2011

Within Temptation: Quadrinhos, Superheróis e Sinfonia


A banda holandesa se tornou uma das unanimidades quando o assunto é Metal Sinfônico com vocais femininos, sem precisar contar com vocais líricos ou sopranos, mas se sustentando na bela voz de Sharon den Adel.

Com um período bastante longo sem lançar material inédito (cerca de 5 anos), a banda que ainda conta com os guitarristas Robert Westerholt e Ruud Adrianus Jolie, o baixista Jeroen van Veen, o baterista Stephen van Haestregt e tecladista Martijin Spierenburg, trouxe, desde o fim do ano passado até os primeiros meses de 2011, várias “coisas” para promover seu novo lançamento.

Quando divulgado que o novo disco se chamaria “The Unforgiving”, seria conceitual e criado sob um ambiente de histórias em quadrinhos no melhor estilo Marvel, muitos foram pegos de surpresa (incluindo este que aqui escreve).

A banda é uma das principais do Metal Sinfônico mundial

A concepção do álbum é baseada na nova série em quadrinhos criada por Steven O’Connell (responsável por Blood Rayne & Dark 48) e que será lançada este ano. Os desenhos, tanto dos quadrinhos quanto do álbum, são de responsabilidade de Romano Molenaar (Witchblade, Darkness e X-men).

Within Temptation sempre tivera um som pomposo, melódico, algo um tanto estranho de se associar com algo tão “urbano” como superheróis, vilões, cidade em perigo, etc.

Assim, algumas semanas depois, a banda liberou o vídeo clipe de “Faster”, acompanhado de um vídeo introduzindo a história que é o fio condutor desse que é o 5º disco da banda em estúdio (o grupo intercala lançamentos completos com EPs inéditos).

Capa de single do álbum, destacando a bela vocalista

Recentemente tivemos o lançamento do álbum (inclusive com edição com DVD) e, até onde pude acompanhar, unanimidade entre os fãs e até mesmo aqueles que torciam a cara para a banda.

Diante de “The Unforgiving”, temos o álbum mais diferente da banda, ao mesmo tempo que algumas faixas estão calcadas na sinfonia eu colocou o o sexteto na posição que está de um dos maiores ícones do Metal mundial.

Músicas como “Fire and Ice” e “Shot in the Dark” são tudo que os fãs estão habituados a ouvir, bastante sinfonia, melodias marcantes e o belo vocal de Sharon, bastante macio.

Mas há ousadias, como a própria música de trabalho “Faster”, que é mais “dançante”, rápida, mesmo que não pesada necessariamente. “Iron” se destaca também como uma das ótimas canções do disco, como a emblemática “Where is the Edge” (trilha sonora do filme “M e & Mr. Jones”).

Então, a espera de tanto tempo para um novo trabalho dos holandeses se justificou quando estamos diante desse álbum que representa a máxima maturidade da banda, ao mesmo tempo que o maior e mais ousado projeto da sua história.

Álbum altamente indicado para quem é fã e para quem quer ouvir algo sinfônico, forte e marcante, como costumavam ser os trabalhos do Within Temptation.


Stay on the Road

Texto: Eduardo "EddieHead" Cadore


Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Within Temptation

Álbum: The Unforgiving

Ano: 2011

País: Holanda

Tipo: Metal Sinfônico


Formação

Sharon den Adel (vocal)

Robert Westerholt (guitarra)

Jeroen van Veen (baixo)

Ruud Adrianus Jolie (guitarra)

Stephen van Haestregt (bateria)

Martijin Spierenburg (teclado)

Tracklist

01 - Why Not Me

02 - Shot In The Dark

03 - In The Middle Of The Night

04 – Faster

05 - Fire And Ice

06 – Iron

07 - Where Is The Edge

08 – Sinéad

09 – Lost

10 – Murder

11 - A Demon’s Fate

12 - Stairway To The Skies

Assista o vídeo clipe oficial de “Faster”

http://www.youtube.com/watch?v=hdmfyF_bgrQ

Veja o trailler de “Me & Mr. Jones” com música da banda

http://www.youtube.com/watch?v=py4RmuKlx3o&feature=player_embedded#at=226

Visite alguns sites interessantes sobre a banda

http://www.within-temptation.com

http://www.within-temptation.com.br

Leia sobre o conceito do disco (em inglês)

http://www.within-temptation.com/unforgiving/

Um comentário:

Giovani J. S. disse...

Cara, esse álbum ta incrível! Eu mesmo cheguei a duvidar disso ao ver as primeiras notícias. Eles conseguiram superar a obra prima que é The Heart of Everything. Sou um fanzaço da Sharon, tomara que venham pro Brasil (POA) com essa tour.