Com um período bastante longo sem lançar material inédito (cerca de 5 anos), a banda que ainda conta com os guitarristas Robert Westerholt e Ruud Adrianus Jolie, o baixista Jeroen van Veen, o baterista Stephen van Haestregt e tecladista Martijin Spierenburg, trouxe, desde o fim do ano passado até os primeiros meses de 2011, várias “coisas” para promover seu novo lançamento.
Quando divulgado que o novo disco se chamaria “The Unforgiving”, seria conceitual e criado sob um ambiente de histórias em quadrinhos no melhor estilo Marvel, muitos foram pegos de surpresa (incluindo este que aqui escreve).
A banda é uma das principais do Metal Sinfônico mundial
A concepção do álbum é baseada na nova série em quadrinhos criada por Steven O’Connell (responsável por Blood Rayne & Dark 48) e que será lançada este ano. Os desenhos, tanto dos quadrinhos quanto do álbum, são de responsabilidade de Romano Molenaar (Witchblade, Darkness e X-men).
Within Temptation sempre tivera um som pomposo, melódico, algo um tanto estranho de se associar com algo tão “urbano” como superheróis, vilões, cidade em perigo, etc.
Assim, algumas semanas depois, a banda liberou o vídeo clipe de “Faster”, acompanhado de um vídeo introduzindo a história que é o fio condutor desse que é o 5º disco da banda em estúdio (o grupo intercala lançamentos completos com EPs inéditos).
Capa de single do álbum, destacando a bela vocalista
Recentemente tivemos o lançamento do álbum (inclusive com edição com DVD) e, até onde pude acompanhar, unanimidade entre os fãs e até mesmo aqueles que torciam a cara para a banda.
Diante de “The Unforgiving”, temos o álbum mais diferente da banda, ao mesmo tempo que algumas faixas estão calcadas na sinfonia eu colocou o o sexteto na posição que está de um dos maiores ícones do Metal mundial.
Músicas como “Fire and Ice” e “Shot in the Dark” são tudo que os fãs estão habituados a ouvir, bastante sinfonia, melodias marcantes e o belo vocal de Sharon, bastante macio.
Mas há ousadias, como a própria música de trabalho “Faster”, que é mais “dançante”, rápida, mesmo que não pesada necessariamente. “Iron” se destaca também como uma das ótimas canções do disco, como a emblemática “Where is the Edge” (trilha sonora do filme “M e & Mr. Jones”).
Então, a espera de tanto tempo para um novo trabalho dos holandeses se justificou quando estamos diante desse álbum que representa a máxima maturidade da banda, ao mesmo tempo que o maior e mais ousado projeto da sua história.
Álbum altamente indicado para quem é fã e para quem quer ouvir algo sinfônico, forte e marcante, como costumavam ser os trabalhos do Within Temptation.
Stay on the Road
Texto: Eduardo "EddieHead" Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Within Temptation
Álbum: The Unforgiving
Ano: 2011
País: Holanda
Tipo: Metal Sinfônico
Formação
Sharon den Adel (vocal)
Robert Westerholt (guitarra)
Jeroen van Veen (baixo)
Ruud Adrianus Jolie (guitarra)
Stephen van Haestregt (bateria)
Martijin Spierenburg (teclado)
Tracklist
01 - Why Not Me
02 - Shot In The Dark
03 - In The Middle Of The Night
04 – Faster
05 - Fire And Ice
06 – Iron
07 - Where Is The Edge
08 – Sinéad
09 – Lost
10 – Murder
11 - A Demon’s Fate
12 - Stairway To The Skies
Assista o vídeo clipe oficial de “Faster”
http://www.youtube.com/watch?v=hdmfyF_bgrQ
Veja o trailler de “Me & Mr. Jones” com música da banda
http://www.youtube.com/watch?v=py4RmuKlx3o&feature=player_embedded#at=226
Visite alguns sites interessantes sobre a banda
http://www.within-temptation.com
http://www.within-temptation.com.br
Leia sobre o conceito do disco (em inglês)
Um comentário:
Cara, esse álbum ta incrível! Eu mesmo cheguei a duvidar disso ao ver as primeiras notícias. Eles conseguiram superar a obra prima que é The Heart of Everything. Sou um fanzaço da Sharon, tomara que venham pro Brasil (POA) com essa tour.
Postar um comentário