domingo, 24 de abril de 2011

Stu Block – A Nova Voz do Iced Earth

2011 está sendo um ano um tanto agitado para os headbangers. São tantas notícias meio chocantes que ficamos até mesmo assustados. Há pouco tempo algumas baixas foram anunciadas como a saídas de K.K Downing do Judas Priest, Mike Portnoy do Dream Theater, Jeff Lomins do Nevermore e Matt Barlow do Iced Earth. É obvio que todos os músicos citados acima são extremamente talentosos e a saída dos mesmo irá provocar uma grande mudança na sonoridade de suas ex bandas, mas no caso do Iced Earth, a coisa é mais latente, já que estamos falando do vocalista da banda.

É claro que Barlow deixar a banda nunca foi muita novidade, já que o mesmo tinha saído em 2003 para seguir a carreira de advogado, sendo substituído pelo grande TIm Ripper Owens, que fez um trabalho excelente com o Judas e foi muito bem no Iced. Porém, em 2007, Barlow volta e é lançado o álbum “The Crucible of Man”. As últimas noticias diziam de um novo DVD, novo CD, tudo muito certinho, até que Barlow avisa sua segunda saída:

“Irmãos e irmãs, quero começar dizendo que foi uma honra compartilhar meu tempo no Iced Earth com Jon e os caras... e com todos vocês! Desde meu retorno em 2007, foi tudo extraordinário. Tive a oportunidade de viajar pelo mundo e ver velhos amigos, além de conhecer gente nova. Apesar de no começo entendermos que a agenda de turnês seria limitada, pudemos tocar um número considerável de vezes”.

Matthew Barlow (último à direita) anunciou saída da banda pela segunda e definitva vez: na foto, a última formação do Iced Earth

Pois bem, ai veio a dúvida: quem seria a nova voz do Iced Earth? Sendo que após muitas demos e gravações, o big boss John Schaffer, anunciou que o novo vocalista era Stu Block, sendo que os dois se conheceram quando o Into Eternity abriu para o Iced earth no ano de 2007. A escolha foi meio óbvia de acordo com Schaffer:

"Senti uma forte química entre nós, e criamos algumas novas partes de ótimas músicas em pouco tempo." diz John Schaffer. "Ele é muito bom para criar melodias que 'grudam', e também ajudará nas letras. Não há dúvidas de que ele tem um grande alcance vocal e muita energia, mas ele também tem a experiência de turnês, o que é ótimo para nossos planos de turnês por todo o mundo."

Mas afinal quem é esse cara?
Novo vocalista do Iced Earth tem grande responsabilidade de substituir Matt Barlow

O Into Eternity é uma banda que deveria ter muito mais destaque na mídia. Sua sonoridade é totalmente diferente, uma verdadeira mistura de Power, Death, Pop, Thrash e mais um monte de coisas...

Eles se formaram no Canadá no ano de 1997, sendo que Stu veio substituir o antigo vocalista Chris Krall. Sua estréia foi no álbum “Scattering of Ashes” de 2006, onde um dos grandes feitos dessa época foi ser uma das bandas convidadas por Dave Mustaine (Megadeth) a participar da Gigantour.

Logo após, em 2008, é lançado o álbum “The Incurable Tragedy”, conceitual e extremamente complexo, onde a virtuose come solta, mas o que chama realmente a atenção é a versatilidade de Stu: o cara vai do mais grave gutural para os agudos bem típicos do Power Metal até chegar em um refrão com levada mais pop e tudo isso em única música?

Parte dessa grande variedade vem da própria família do cara, já que seus pais eram cantores e o mesmo estudou música clássica e cantava em coro de igrejas e o mais interessante que ele conseguia alcançar a nota dos garotos e ao mesmo tempo das meninas do coral, fato esse que ele revelou a Roadie Crew edição nº117.

O que podemos esperar dele no Iced Earth?

Bem, Schaffer não é bobo e sabe muito bem quem colocar a frente de sua banda. O mais interessante é que músicas mais antigas poderão ser revisitadas sem o menor problema, pois Stu pode alcançar as notas mais altas de Owens como as passagens mais agressivas Barlow, sendo que sua estréia é em novembro em uma turnê européia.

Ficamos na torcida para que essa nova parceria dure muito tempo e dê, como resultado, álbuns matadores e principalmente que eles venham logo ao Brasil para podemos comprovar essa nova fase do Iced Earth.

Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação

Assista alguns vídeos da banda Into Eternity

Severe Emotional Distress

http://www.youtube.com/watch?v=dnDuRCUQPbs&feature=player_embedded

Timeless Winter

http://www.youtube.com/watch?v=9nQ4ZR-NI6A


Site da banda Into Eternity

http://www.intoeternity.net/

Myspace Into Eternity

http://www.myspace.com/officialintoeternity

Nenhum comentário: