terça-feira, 12 de abril de 2011

Amon Amarth: Mantendo o Desenvolvimento

Amon Amarth é um dos maiores nomes do "Viking Metal" e Death Metal Melódico

Poucas são as bandas que conseguem, ao longo de vários anos e álbuns, superar-se consecutivamente, sem deixar cair a qualidade de seus trabalhos subsequentes.

Muitas vezes, algumas confundem expansão do trabalho com tentativas frustradas de caminhar em outros terrenos (deixar a base do seu som de lado, para incluir outras propostas), mas outras seguem, álbum a álbum, ano após ano, expandindo seu nome, mesmo quando o que parecia o topo já tinha sido alcançado.

Amon Amarth se incluí nessa última categoria. A banda sueca, caracterizada pelo seu Viking Metal, alcançou maturidade e sucesso mundial já em “Fate of Norns” (2004), mas não parou nesse.

O grupo poderia ter lançado discos posteriores com menor qualidade e impacto, porém, seguiu-se “With Oden on Our Side” (2006) e “Twilight of the Thunder God” (2008), com a banda indo a locais jamais visitados e, recentemente, “Surtur Rising” (2011), mais novo trabalho dos suecos e que trata/homenageia Surtur, mítico líder dos Gigantes de Fogo de Muspelhem.

O grupo havia liberado para download a faixa “War Of The Gods” ainda em 2010, como prévia do tão esperado novo disco. A canção impressionou ao trazer mais ousadia, mas ainda manter a sonoridade que colocou a banda como uma das principais do gênero no mundo.

Agora, com o lançamento do álbum completo (o 8º da carreira), os fãs podem se surpreender com a qualidade da banda, já que “Surtur Rising” é um dos fortes candidatos à Melhor Disco de 2011 e, definitivamente, o masterpiece da banda.

Uma grande surpresa já era anunciada para este álbum e, com seu lançamento, provou ser algo digno de nota e ousadia. A banda gravou algumas versões covers (em edições limitadas/especiais). Mas, antes de escolher alguma de suas influências no Death Metal, optou por bandas como Kiss (“War Machine”) e Accept (“Balls to the Wall”), que mostraram algumas de suas influências clássicas. Mas é o cover de System of a Down, o aclamado grupo de New Metal que conseguiu grande notoriedade nos anos 2000 e que esta voltando à ativa este ano, que é a grande surpresa de “Surtur Rising”.

Os shows da banda mostram toda a fúria dos suécos

A banda pegou “Aerials”, canção que é um dos maiores hits da banda norte-americana e, sabendo do que é capaz, encorpou ela com o seu peso característico, mas sem alterar sua estrutura, já que nos primeiros segundos, é possível reconhecer qual e de quem é a música original.

Ao todo, a versão que temos conta com 13 faixas, 10 inéditas. Ao todo, a banda mantem sua qualidade usual, mostrando que consegue, diante de uma produção limpa (que para muitas bandas afeta o resultado final esperado), construir um som empolgante e a atmosfera que lhe cai tão bem, sempre com a temática envolvendo a cultura Viking.

Vale destacar “War of the Gods” (confira a melodia da guitarra mais para o final da canção, é demais), “Destroyer Of The Universe”, minha preferida do disco, “Live Without Regrets” e “Wrath Of The Norsemen”.

Já falei da maturidade da banda, mas não posso deixar de destacar mais uma vez a forma como o agrupo consegue mesclar peso e melodia sem soar forçado, como bandas de Death Metal Melódico que encontramos por aí. Além disso, a capa é uma das mais bonitas que já vi!

A dupla de guitarristas Johan Söderberg e Olavi Mikkonen talvez sejam os maiores destaques instrumentalmente falando, ao lado do vocalista e líder Johan Hegg, que, com seus característicos guturais, não divide águas, mas consegue soar com personalidade.

Se você não conhece nada da banda, pode se arriscar nesse trabalho que é, ao lado de um ou dois discos, um dos melhores trabalhos da banda (particularmente, o melhor).

Stay on the Road


Texto: Eduardo "EddieHead" Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Amon Amarth

Álbum: Surtur Rising

Ano: 2011

País: Suécia

Tipo: Viking Metal/Death Metal Melódico


Formação

Johan Hegg (Vocal)

Johan Söderberg (Guitarra)

Olavi Mikkonen (Guitarra)

Ted Lundström (Baixo)

Fredrik Andersson (Bateria)

Tracklist

01 - War Of The Gods

02 - Töck's Taunt - Loke's Treachery Part II

03 - Destroyer Of The Universe

04 - Slaves Of Fear

05 - Live Without Regrets

06 - The Last Stand Of Frej

07 - For Victory Or Death

08 - Wrath Of The Norsemen

09 - A Beast Am I?

10 - Doom Over Dead Man

11 – War Machine (Cover do Kiss)

12 – Balls to the Walls (Cover do Accept)

13 - Aerials (Cover do S.O.A.D. exclusivo Itunes)


Assista um video promocional do álbum

http://www.youtube.com/watch?v=FVAQQujgSxQ

Confira a banda ao vivo executando músicas deste disco

http://www.youtube.com/watch?v=JF81QG1p0xI&feature=related (War of the Gods)

http://www.youtube.com/watch?v=ZVmpQIo2eP4 (A Beast Am I?)

http://www.youtube.com/watch?v=_ODYc5RkmyA&feature=related (Destroyer the Universe)

Nenhum comentário: