terça-feira, 26 de abril de 2011

Visions of Atlantis: Mudanças e Evoluções

Nova formação: mudanças amadureceram o grupo

No saturado meio do Symphonic Metal com vocais femininos, sempre existiram bandas que se destacam por seu talento, brilhantismo e principalmente pela voz de suas front womam (é claro que a beleza ajuda um bocado). Sendo que não há dúvida de que Nigthwish, Epica e After Forever pertenciam a essa santíssima trindade, porém, com o fim da banda holandesa (After Forever) se iniciou uma disputa de quem iria ocupar essa vaga.

Nomes não faltaram, como os holandeses do Within Temptation, os austríacos do Edenbridge e os noruegueses do Tristania e Sirenia (se bem que esses estão mais para Gothic Metal). Entretanto, com o lançamento do álbum “Delta”, acredito que os austríacos do Visions of Atlantis deram um passo a frente das demais.


A banda já faz parte do cast da gigante Napalm Records

É até certo ponto curioso saber que um dos melhores álbuns da banda vem após muitas turbulências como a saída da vocalista Melisa Ferlaak e do baixista Michael Koren, sendo substituídos por Maxi Nil nos vocais e Mario Locherc.

Pois bem, o sucessor de “Trinity” de 2007 se mostra como uma evolução natural. Maxi é uma vocalista que sabe até onde sua voz pode chegar, fugindo dos já manjados falsetes, sendo muito interessante também o dueto que ela executa com Mario Plank que consegue mandar muito bem nos vocais mais clean, como em “Black River Delta”, porém as partes mais agressivas soam meio forçadas e até um pouco deslocadas.


Cena do vídeo oficial "New Dawn"

Mas o grande destaque de um álbum de Symphonic são as orquestrações e “Delta” possui os efeitos fundamentais na música do grupo, criando atmosferas mais densas, dramáticas e épicas, sendo que muitas vezes acaba tirando o espaço de uma linha de guitarra mais trabalhada ou algum riff mais marcante, o que ao vivo pode ser um pouco maçante.

Como sou baterista, me chamou muito a atenção o trabalho do baterista Thomas Caser, membro da formação original, pois são poucos os bateras desse estilo que conseguem soar tão precisos e ao mesmo tempo agressivo. Sem dúvida outro grande destaque.

Consistência seria a palavra que melhor define esse trabalho. Agora é só torcer para que a banda mantenha essa formação e alcance o sucesso que merece.

Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação e Angst-Im-Wall


Ficha Técnica

Banda: Visions of Atlantis

Álbum: Delta

Ano: 2011

País: Áustria

Tipo: Metal Sinfônico


Formação

Maxi Nil (Vocal)

Mario Plank (Vocal)

Martin Harb (Teclados)

Mario Locherc (Baixo)

Thomas Caser (Bateria)

Werner Fiedler (Guitarra)


Tracklist
1. Black River Delta
2. Memento
3. New Dawn
4. Where Daylight Fails
5. Conquest of Others
6. Twist of Fate
7. Elegecy of Existence
8. Reflection
9. Sonar
10. Gravitate Towards Fatality

Site oficial: http://www.visionsofatlantis.com/

Vídeo oficial de “New Dawn”: http://www.youtube.com/watch?v=HbUIB-anUBw

Nenhum comentário: