domingo, 2 de fevereiro de 2014

Devin Towsend Project: "The Retinal Circus" - O Bizarro Mundo de Devin!

 

Devin Townsend é um daqueles artistas que não impõe limites a si próprio, sendo capaz de produzir trabalhos que passam por uma sonoridade mais comercial e acessível, e em seguida apresentar um som extremo e agressivo, e, de repente, surpreende com Opera Metal. Claro, corre o risco com isso de ficar naquele rol dos classificados como "ame ou odeie", mas, quem quer buscar a diferença, corre riscos, e logo pensei aqui na frase de Einstein, que disse: "Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia, e esperar resultados diferentes", e uma coisa é certa, Devin não faz a mesma coisa dia após dia, mas mesmo assim é, digamos, um pouco insano! he he he! mas uma insanidade criativa.


Este lançamento, o "The Retinal Circus", mostra várias das facetas deste canadense, e, mesmo que esteja disponível também em áudio o que interessa mesmo é o DVD/Blu-Ray, pois somente ouvir esse trabalho não é o suficiente, não se tendo toda a dimensão do espetáculo, que teve uma produção de palco maior, sendo que no DVD anterior, o triplo "By a Thread", que contém três shows, gravados em Londres, abrangendo os três primeiros álbuns do DTP, com produção de palco simples, mas, como o cara não faz coisas simples, é isso mesmo, gravou três shows tocando os álbuns na íntegra!

Recheado de convidados especiais, inclusive Anneke Van Giersbergen (ex-The Gathering), com todo seu carisma e maravilhosa voz, atores encenando cada parte do espetáculo (acho que é a palavra mais adequada), montado a partir das canções que compõe o set-list, que passa por diversas facetas de Devin, tendo músicas de seus projetos solos e também do lado mais extremo, com o Strapping Young Lad.


A produção é excelente, o espetáculo começa com a aparição do narrador oficial, ninguém menos que Steve Vai, outro grande parceiro de Devin (destacando o álbum "V.A.I. - Sex & Religion") e, conforme cada música, que vão sendo interligadas pelo roteiro montado, vamos tendo surpresas, com performances circenses, corais, convidados especiais, bonecos, uma vagina gigante, encenações e até o Ziltoid dá as caras.

Destacando a presença de Anneke, companheira de muitas jornadas de Devin, que, além da beleza e carisma, participa de quase todas as canções, seja nos vocais principais, coros ou duetos, sendo sempre brilhante.


O set-list é muito bem balanceado, conforme citei antes, trazendo as várias facetas do canadense, com momentos melódicos, pesados e agressivos se alternando, e mesmo assim, parecendo tão uniforme. Devin tem uma performance contagiante, comandando a jornada, também de forma brilhante, e vale destacar como ele e Anneke possuem uma química excelente. Talvez essa viagem musical cause estranheza aos não acostumados ao trabalho deste genial músico, mas que vai causar impacto vai.


Dentre alguns dos destaques, "True North", do "Epicloud", com os corais gospel e a bela voz de Anneke; "Ih-Ah!", contando somente com Devin no violão e Anneke, proporcionando um belo momento. Refrão pegajoso! A porradaria em "Detox", do Strapping Young Lad; "Truth", "War" e "Lucky Animals" também foram momentos que se destacaram, algo até complicado de escolher, destaques, em uma viagem sonora e visual tão empolgante. Se for fã, não tem erro, certo que vai ver e rever muitas vezes, se for marinheiro de primeira viagem, pode estranhar um pouco, mas se gosta de ousadia e de experimentar coisas diferentes na música e tem mente aberta, aposto que vai cair de cabeça no louco mundo de Devin Towsend!



Texto/Edição: Carlos Garcia
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação




Tracklist:
1. Effervescent/True North
2. Lucky Animals
3. Planet of the Apes
4. Truth
5. War
6. Soul Driven
7. Planet Smasher
8. Babysong
9. Vampolka
10. Vampira
11. Addicted!
12. Color Your World
13. The Greys
14. Hyperdrive
15. Ih-Ah!
16. Where We Belong
17. Detox
18. Bend it Like Bender!
19. Life
20. Kingdom
21. Juular
22. Love?
23. Colonial Boy
24. Grace
25. Little Pig





Nenhum comentário: