sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Silent Hall: EP Para Cativar Headbanger

Grupo de Varginha/MG tem um ótimo EP em mãos

Lançar EPs ainda é uma forma mais rápida, menos cara, de mostrar a proposta de um grupo, muitas vezes sendo a porta de entrada para que a jovem banda encontre já uma série de pessoas que estarão aguardando ansiosamente seu álbum de estreia.

Após ouvir várias vezes “Gates of Conscience” (2013), primeiro EP da banda brasileira Silent Hall (o grupo lançou uma demo em 2009), fiquei com a certeza de que, sim, já sinto ansiedade pelo disco de estreia.

Isso tudo porque nas 4 pequenas faixas do EP, começando já com a ótima “You Can” (de causar muito inveja para muitas bandas de história), trazendo uma grande letra (reflexão sobre a luta entre os homens), o quinteto mostra composições maduras, com essência de Heavy Metal tradicional, mas com pitadas de Power Metal e um pouco de “lugar incomum”, trazendo momentos diferenciados, como na belíssima “Father”, que fecha o EP, acústica e de encher os olhos de lágrimas, sendo uma real declaração de amor ao pai, minha favorita pela sensibilidade que quase podemos tocar ao ouvir. Seria muito legal se o grupo gravasse um vídeo clipe para esta música.

Mas a proposta é de um som rápido, com pegada, bastante qualidade técnica, sem soar virtuosos, mas certamente bastante orgânicos e isso segue evidente em “Prisoners of Fear” (ouça abaixo), faixa que ainda conta com os vocais guturais de Junior Morbidoom. Aliás, falando em vocais, o que mais me surpreendeu foi a versatilidade de Marcos Ulisses. O cara consegue adaptar sua voz para cada canção. Nesta, por exemplo, utiliza bastante agudos, muitos momentos mostrando uma influência de Rob Halford (Judas Priest). Na faixa “Father”, me remetendo à dois vocalistas nacionais: Edu Falaschi (Almah) e Alírio Netto (Lince, Age of Artemis). Ou seja, o cara manja muito!

Seria injusto não falar dos demais membros da banda, como a competente e inspirada dupla de guitarristas Jorge Cardoso e Jack Robson, que seja com as elétricas ou as acústicas, não deixam a desejar em nenhum momento. Além deles, o baixista Rogerio Vilela consegue impor o grave do seu instrumento, assim como Silvio Cesz, batera responsável por ótimas passagens, sem desejar soar ousado, apenas encaixando perfeitamente na proposta. E olha que o cara usa bumbo duplo, mas mesmo assim não soa forçado ou exagerado, como 8 a cada 10 bateristas atuais. O cara parece ter uma escola mais clássica. Ponto para a banda.


“Sweet Dreams” traz momentos mais melódicos, até remetendo ao Metal alemão como Helloween e Gamma Ray, mas sem destoar do geral do EP, mantendo o nível e a homogeneidade de “Gates of Conscience”.

Tentei encontrar algo para criticar negativamente (para não ficar só elogiando), mas não encontrei, pois a própria produção, que às vezes peca em lançamentos assim, não deixou nada a desejar (méritos da banda e Marco Diniz). A arte simples, mas bonita, aliada ao pequeno encarte com as letras (acertaram em cheio, pois nada mais sem graça que não ter acesso às letras), fazem deste EP um ótimo cartão de visita. Vou ficar de ouvidos atentos a partir de agora. Você deveria fazer o mesmo.

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Silent Hall
EP: Gates of Conscience
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal
Selo: Independente

Formação
Marcos Ulisses (Vocal)
Jorge Cardoso (Guitarra)
Jack Robson (Guitarra)
Rogerio Vilela (Baixo)
Silvio Cesz (Bateria)



Tracklist
01 – You Can
02 – Prisoners of Fear
03 – Sweet Dreams
04 – Father

Acesse e conheça mais sobre a banda

Compre o EP via email thesilenthall@hotmail.com 

Nenhum comentário: