quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Tarja Turunen: Ótima Entrada para o Prato Principal


Para satisfazer o jejum dos fãs por material inédito, Tarja Turunen vem com dois lançamentos neste segundo semestre, e o primeiro é “The Brightest Void”, precedendo o aguardado “The Shadowself”, e trazendo músicas inéditas, com convidados especiais, mais sua música que foi trilha de filme de drama/horror, duas versões e um remix.

A produção, como vem sendo recorrente na bem cuidada carreira da cantora, tanto nos seus trabalhos voltados para o Rock e Metal, como na sua carreira na música clássica, é excelente, com parte gráfica magnífica, com o figurino de Tarja alternando o preto e o branco. A produção sonora, dividida em vários estúdios pelo mundo, principalmente Argentina e Finlândia, é impecável, com muitos profissionais envolvidos, inclusive os próprios convidados, como é o caso de Michael Monroe (Hanoi Rocks).

Em “The Brightest Void” senti uma parte musical mais vibrante e cativante, parecendo que Tarja acertou de vez o ponto de equilíbrio e a personalidade do seu trabalho solo, com menos experimentalismos do que “Colors in the Dark”. O Metal moderno e o Rock Pesado Alternativo, junto a elementos clássicos e sinfônicos, e algumas surpresas que já são praxe, estão muito coesos, e tudo vai fluindo naturalmente.


Os riffs modernos e pesados de “No Bitter End”, já conhecida do público, e aqui na versão do vídeo clipe, fazem contra ponto perfeito as belas linhas vocais e o acento pop das melodias e do refrão marcantes, uma excelente e agradável candidata a Hit; os tons mais baixos e o andamento pesado e acelerado de “Your Heaven and Your Hell”, são o fundo perfeito para o dueto com o ícone do Hard e Glam finlandês, Michael Monroe, que também toca harmônica e Sax na faixa, em um interlúdio que muda totalmente a direção da música, para depois voltar ao ritmo inicial, quase Punk Rock.

 “Eagle Eye” traz como convidados Toni, irmão de Tarja, para dividir os vocais, e Chad Smith na bateria, em mais uma canção cativante e vibrante, destacando novamente os riffs pesados, em contraponto com melodias quase que introspectivas, com belas e modernas linhas melódicas, lembrando um pouco o grupo argentino Soda Stereo; “An Empty Dream”, que é tema principal do filme “Corazón Muerto” (Mariano Cattaneo), é densa e climática, quase fantasmagórica, com os graves pulsando ao fundo.


“Witch-Hunt” é quase como se fosse uma continuação da anterior, densa e pulsante, quase hipnótica, destacando a interpretação emocional e as belas orquestrações; Depois desses momentos mais densos e climáticos, “Shameless” muda novamente o rumo, para um Hard moderno, mais pesado e direto;  em seguida, a versão de “House of Wax”, de Paul McCartney, que com seu clima dark, meio misteriosa e versos surreais, caiu perfeita no estilo de Tarja, deixando a canção com a sua cara.

Em seguida, mais uma versão, e se não ficou a altura da anterior, ficou muito boa sua releitura para “Goldfinger”, trilha do filme “007 Contra Goldfinger” (1964),e a musa finlandesa quem sabe se candidate a uma próxima canção tema de 007, afinal “O Mundo Não é o Bastante” he he he; finalizando, “Paradise (What About Us?)”, Metal Sinfônico moderno e com acento Pop, colaboração sua com o Within Temptation, que aqui aparece em uma versão remixada e com mais ênfase nos vocais de Tarja.


Em uma sonoridade moderna, densa, e ao mesmo tempo cativante e criativa, Tarja mostra que não se acomoda, segue levando muito bem suas carreiras paralelas, buscando melhora e superação a cada trabalho, e tive de aplaudir estas primeiras amostras em “The Brightest Void” enquanto aguardava ainda mais ansioso por “The Shadow Self”.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Artista: Tarja Turunen
Álbum: "The Brightest Void"
Estilo: Simphonic Metal/Alternative Metal
Produção Artística: Tarja & Mic
Lançamento: Ear Music/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami




Track List:
No Bitter End (Video Clip Version)
Your Heaven And Your Hell
Eagle Eye
Empty Dream
Witch-Hunt
Shamless
House OF Wax
Goldfinger
Paradise (What About US)



Nenhum comentário: