sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Guilherme Costa: Técnica e Bom Gosto em EP de Estreia



Como primeira amostra de seu trabalho solo, o guitarrista mineiro Guilherme Costa apresenta o EP "The King's Last Speech", contendo 3 faixas. Um trabalho com capricho na produção, que ficou a cargo de Gus Monsanto ((conhecido também por seu trabalho como vocalista nas bandas Adagio – França – e Revolution Renaissance – Finlândia) e Celo Oliveira, obtendo uma qualidade sonora muito boa.

É um trabalho instrumental, mas de forma alguma é algo que só despertaria o interesse de outros músicos ou, especificamente, guitarristas, pois Guilherme tratou de não fazer do EP uma exibição de de técnica, ou do quanto ele pode tocar rápido, por exemplo, mas sim apresentou composições com feeling e musicalidade acima de tudo.

Sabe quando a gente fala que música boa é aquela que é possível sair assoviando? Pois é, é o caso aqui. É um álbum direcionado a guitarra, claro, mas as faixas prendem a atenção, possuindo cada uma delas melodias e andamentos que são de fácil assimilação, com técnica e bom gosto.


"Come on and Play", nome bem apropriado para uma abertura, Guilherme apresenta suas armas, numa composição vibrante, de andamento acelerado e cativante, remetendo  a influências como Joe Satriani, estilo a "Summer Song", por exemplo; "The Beginning of a Journey" é mais suave, mais melodiosa, uma balada instrumental, com arranjos acústicos e com Guilherme extraindo melodias e solos que passam uma sensação de paz de espírito. Para situar o ouvinte, pois temos que deixar claro que Guilherme não é uma mera cópia, a música me lembrou novamente Joe Satriani, em faixas como "Flying in a Blue Dream"; "The King's Last Speech" fecha o EP, sendo a mais pesada das três, inclusive a bateria e baixo também com mais pegada. Seguindo uma linha mais neoclássica, na linha de mestres como Blackmore e Malmsteen.

Uma excelente amostra do que está por vir, pois Guilherme vem preparando seu debut, que provavelmente trará algumas faixas com vocais, e a julgar por este primeiro EP, podemos esperar mais músicas repletas de melodias de bom gosto, aliadas a técnica apurada, que é direcionada de forma acertada, de forma que seu trabalho não se restringirá a um nicho somente, podendo ser degustado por qualquer admirador de boa música.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Artista: Guilherme Costa
Álbum: "The King's Last Speech" EP 2017
Estilo: Instrumental Hard/Heavy/Neoclassic
País: Brasil
Produção: Gus Monsanto e Celo Oliveira
Assessoria: Rômel Santos

Acompanhe Guilherme em seus canais oficiais:
Facebook


       

Nenhum comentário: