terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Kadavar - "Rough Times": Mais Peso e Experimentação ao Retro-Rock do Trio Alemão



Formado em 2010 em Berlin, o Kadavar logo chamou atenção com seu Retro-Rock, trazendo as influências do Hard Rock dos anos 70, além de ir agregando elementos psicodélicos, Stoner e Doom. Fato é que a banda tem muita liberdade criativa dentro desse seu estilo "vintage", com sua sonoridade inspirada no Rock pesado do final dos anos 60 e anos 70, refletindo também no visual e nas técnicas de gravações, utilizando-se de equipamentos analógicos, buscando fidelidade ao que era feito naquela época, porém, trazendo para os dias atuais, e isso que torna o Kadavar tão especial, pois passam esse sentimento de que estão fazendo uma música verdadeira. 

Uma curiosidade interessante é também a utilização de técnica em estúdio a qual gravam a guitarra no canal esquerdo, baixo no direito, bateria por dentro e vocais no meio, reproduzindo a sonoridade da banda ao vivo. 

"Rough Times" é o quarto full-lenght do trio, seguindo com seu Retro-Rock, mas com algumas novidades e experimentações, como uma sonoridade um pouco mais direta e pesada, inclusive com elementos Doom e Stoner mais evidentes. O álbum possui 11 faixas na versão lançada aqui no Brasil pela Shinigami, sendo a última uma versão para "Helter Skelter" dos Beatles.


A faixa título "Rough Times" já demonstra logo de início que o trio caprichou mais no peso e nos graves. O baixo soa como se fosse estourar os alto-falantes, enquanto que a os pratos são massacrados sem dó, assim como no andamento cadenciado, marcado e "sujo" de "Into the Wormhole".

A porrada continua em "Skeleton Blues", destacando o trabalho da guitarra nos riffs e bases, e é impossível não lembrar do Sabbath dos anos 70. O clima meio psicodélico, meio Space Rock no refrão traz um colorido diferente; na faixa "Die Baby Die" o peso e "sujeira" aliviam um pouco, e nos prende em um Stoner de riff e refrão marcantes. É muito interessante também o vídeo para essa música, num estilo bem retrô mesmo, com apenas a banda tocando e truques simples de câmera, como sobreposição de imagens. Lembra bastante aqueles clipes dos anos 70 de Led Zeppelin, Purple e Sabbath por exemplo.

"Vampires" soa cativante, um órgão complementando o clima, mais melodia, mas cresce no refrão; "Tribulation Nation" inicia com alguns efeitos, trazendo um clima "lisérgico", avassaladora, de ritmo e refrão cativantes!


Dentro de sua proposta o trio é criativo, e além do peso do Stoner e Hard 70's da vibrante e mais direta "Words of Evil", temos os flertes com aquela sonoridade do fim dos anos 60, um pouco de psicodelismo, como em "The Lost Child", que com os teclados, traz ainda mais forte o clima nostálgico e retrô; ou um algo de Southern Rock na balada "You Found the Best in Me", Classic Rock de primeira linha! "Á L'ombre du Temps" (In the Shadows of Time"), narrativa em francês, fecha o álbum, lembrando que esta versão nacional traz uma versão "Kadavar" para a "Helter Skelter" (Beatles).

Lembro de uma chamada na época do primeiro álbum do trio: "Não se pode reinventar a roda, mas pode-se colocá-la para rodar", ou seja, o Kadavar não tem a pretensão de inventar um novo estilo, mas sim fazer a música que gostam e os influenciou, trazendo-a para os dias atuais. O grupo é um grande achado para quem gosta dessa sonoridade, e é uma das que mais se destaca dentre muitas bandas que também seguem essa tendência, pela criatividade e naturalidade que compõem suas músicas. 

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Kadavar
Álbum: "Rough Times" 2017
País: Alemanha
Estilo: Classic Rock/Stoner Rock/Retro Rock
Produção/Mixagem: Tiger Bartelt e Richard Behrens no Blue Wall Studio
Masterização: Nene Baratto e Tiger no Big Snuff Studio
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Line-Up:
Tiger Bartelt: Bateria
Lupus Lindemann: Guitarra e Vocais
Simon "Dragon" Bouteloup: Baixo

Track List:
Rough Times
Into the Wormhole
Skeleton Blues
Die Baby Die
Vampires
Tribulation Nation
Words of Evil
The Lost Child
You Found the Best in Me
Á L'ombre du Temps
Helter Skelter


       

Nenhum comentário: