quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nevermore Retorna Com Grande Álbum



Mal postamos aqui o mais novo single da banda de Seattle Nevermore, caiu na rede o novo trabalho completo da banda, “The Obsidian Conspiracy” (2010), que é o primeiro material inédito em cinco anos, desde que a banda lançou o aclamado “This Godles Endeavor” em 2005.

A banda, formada atualmente por Warrel dane (Vocal), Jeff Loomis (Guitarra), Jim Sheppard (Baixo) e Van Williams (Bateria), surgiu no meio da explosão grunge no mundo, estando eles começando no mesmo período que a banda Nirvana aparecia para o mundo todo, acontecendo pior do que no final dos anos 70 na Inglaterra quando o punk toma conta e apenas poucas bandas de rock sobrevivem.

O Nevermore sempre buscou unir, da melhor forma possível, o peso do Thrash Metal americano, a melodia do Heavy Metal e a técnica do Metal Progressivo. Esses três elementos estão presentes neste trabalho, o que, a princípio, deve muito alegrar aos fãs.

“The Termination Proclamation” abre o disco com muita consistência e, embora não impressione tanto quanto clássicos como “Born” e “Next in Line”, nos deixa com a sensação de que o disco promete.

A faixa seguinte, praticamente emendada com a primeira, é a mais forte e empolgante do disco. “Your Poison Throne” é espetacular. Também não deixa o nível do disco cair a faixa seguinte, “Moonrise (Through Mirrors Of Death)” é um baita petardo e das primeiras a mais próxima do que a banda fez no último disco.

A música “And The Maiden Spoke” é insana, “Emptiness Unobstructed” traz uma das melhores melodias do disco. A também inédita “Without Morals” não traz nada menos do que se espera de uma música da banda.

As demais faixas já faziam parte do single recém lançado, e você pode conferir resenha logo abaixo aqui no Road to Metal.

É muito cedo para dizer o quão importante esse disco será para a representativa carreira do grupo estaduniense, mas com certeza os fãs devem comemorar esse retorno com trabalho inédito da banda, mantendo sua sonoridade, embora traga mais músicas calmas do que estamos acostumados nos discos anteriores.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Nevermore
Álbum: The Obsidian Conspiracy
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Heavy Metal/Thrash Metal

Formação

Warrel Dane (Vocal)
Jeff Loomis (Guitarra)
Jim Sheppard (Baixo)
Van Williams (Bateria)



Tracklist

1. The Termination Proclamation
2. Your Poison Throne
3. Moonrise (Through Mirrors of Death)
4. And the Maiden Spoke
5. Emptiness Unobstructed
6. The Blue Marble and the New Soul
7. Without Morals
8. The Day You Built the Wall
9. She Comes in Colors
10. The Obsidian Conspiracy

2 comentários:

Anônimo disse...

-- 01. THE TERMINATION PROCLAMATION

Abertura apoteótica, formada por riff’s sensacionais e seguida por um refrão excelente! O Warrel Dane e o Jeff Loomis estão afiados nessa música. Começo em grande estilo!

-- 02. YOUR POISON THRONE

RISE! Pois creio que esta seja a faixa que melhor representa o estilo desenvolvido pelo Nevermore no correr dos anos. È também a faixa que demonstra maior equilíbrio musical, tendo em vista que mantém a qualidade do início ao fim. Certamente, candidata a melhor faixa do disco.

-- 03. MOONRISE (THROUGH MIRRORS OF DEATH)

Introdução técnica, com ótimos riffs e uma excelente levada de bateria. Com o desenvolvimento da música temos outro refrão pegajoso.

-- 04. AND THE MAIDEN SPOKE

And The Maiden Spoke introduz um clima mais sombrio e melancólico, embora o riff principal seja rápido e agressivo. Vai parecer repetitivo, mas temos outro belo refrão em uma das faixas mais diversificadas do disco.

-- 05. EMPTINESS UNOBSTRUCTED

Em termos instrumentais, chegamos à faixa mais simples do álbum. No entanto, não devemos nos enganar com esse aspecto, pois é uma excelente faixa! O destaque se deve ao Warrel Dane, que comanda o show melódico nessa bela canção.

-- 06. THE BLUE MARBLE AND THE NEW SOUL

A melancolia atinge o ápice em The Blue Marble and The New Soul. Novamente, o ponto alto fica por conta do maestro Warrel Dane que apresenta outra interpretação impecável.

-- 07. WITHOUT MORALS

Essa faixa lembra muito a musicalidade do álbum The Politics of Ecstasy, o que é um bom sinal! O início marcado e o desenvolvimento de riffs melódicos introduz muito bem o refrão.

-- 08. THE DAY YOU BUILT THE WALL

Essa faixa parece trazida do Praises to The War Machine do Warrel, dada a similaridade de estilos. Destaque para o melódico e inspirado solo de guitarra do Jeff.

-- 09. SHE COMES IN COLORS

Essa música apresenta aspectos bem definidos que remetem aos últimos três discos da banda. È como se os dedilhados do Dead Heart, os riffs nervosos do This Godless e o tema das letras do Dreaming tivessem sido unidos para formar essa faixa. O resultado é excelente!

-- 10. THE OBSIDIAN CONSPIRACY

A introdução dessa música é devastadora! Puro modern thrash metal! Excelente música de encerramento.

................................................................................

Após ouvir o disco uma série de vezes, chequei à conclusão que se trata de mais um ótimo disco, mesmo que pareça contraditório dizer que está um pouco abaixo dos principais registros da banda. Devo dizer que ao lado do Enemies Of Reality, esse foi o disco de mais difícil digestão, pois demorei a assimilá-lo.

Por fim, temos que, embora o Jeff Loomis continue apresentando um alto nível em suas composições e em sua técnica, o destaque do disco certamente vai para o trabalho do Warrel Dane.

Nota: 8.8/10

EddieHead disse...

Opa. Que beleza de descrição faixa à faixa. Parabéns. Porque não escreve pro blog e postamos suas colocações?
vlw