sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Deus Feito de Metal


Sempre é com muita satisfação e ansiedade que esperamos qualquer trabalho de Rob Halford, seja com o Judas Priest, banda que é uma das maiores do Heavy Metal de todos os tempos, seja com sua carreira solo.

Enquanto o Judas Priest não dá as caras com material novo desde 2008 quando do lançamento de “Nostradamus” (confira resenha aqui), o Metal God lançou dois discos solo em dois anos, uma média ótima para o quase sessentão (nasceu em 1951) que ainda nem toca no assunto de se aposentar.



Ano passado lançara o terceiro disco de estúdio, com a particularidade de a temática ser natalina, realizando um sonho do vocalista. Longe de ser um álbum ruim, afinal é de Halford que estamos falando, “Winter’s Songs” (2009) não causou aquele impacto que costumamos esperar. Também você pode conferir aqui no blog.

Mas a moeda muda de cara para coroa com “Made of Metal” (2010), disco que não podia ter um título melhor. O quarto trabalho solo de Halford consegue, simplesmente da primeira à última faixa, te empolgar e querer banguear até perder os movimentos do pescoço.

O álbum, que conta com o time de peso que tem acompanhado o vocalista, como Roy Z (guitarra), que já tocara com Bruce Dickinson, Metal Mike Chlasciak (guitarra) com Halford a dez anos, Mike Davis no baixo e Bobby Jarzombek na bateria, tem sido uma unanimidade entre os fãs, o que é de se admirar, pois muitos consideram o seu antecessor a mancha negra da carreira do vocalista.



Ao longo das 14 faixas, temos alguns sons diferentes do que dera a entender o primeiro single do vocalista “The Mower” (resenha aqui). A música, com certeza a mais pesada da carreira do vocalista (superando as mais agressivas da sua época com o Fight) permanece a mais pesada do novo trabalho e fecha o disco de maneira muito forte.

Mas a coisa é tão foda (não tem como usar outra expressão!) desde “Undisputed” que inicia o disco e é de cara uma das melhores da carreira da banda (apenas ela no álbum anterior faria os fãs mais radicais ficarem satisfeitos), passando por “Fire and Ice” com um riff a lá Judas Priest, lembrando até “Freewhel Burning” no seu inicio.



Mas é a faixa-título que está colocando novamente o nome de Halford no topo da música pesada mundial. Além de ser o nome do novo disco, é o single com vídeo clipe, este sendo escolhido para ser o tema oficial da Nascar deste ano (modalidade de corrida automobilística dos EUA).

A música, que utiliza de efeitos eletrônicos em partes dos vocais e alguns sons de corrida, com certeza agradará aos fãs tanto de Halford quanto de velocidade, já que a canção trata disso. Grande clássico.

“Speed of Sound” traz um belo dueto de guitarras e Halford detonando. Aliás, como sempre. Temos que tirar o chapéu para esse vocal único e que pode ser considerado um dos melhores e mais fortes da música pesada de todos os tempos, e provavelmente o melhor ao lado de Bruce Dickinson (já que Dio está apenas na nossa memória). Inclusive na música “Hell Razor” ele utiliza pela primeira vez na carreira solo bastante de seu vocal mais agudo, que o fizeram ter o nome que tem hoje. Para este que escreve, esperava muito pelo Halford nessas condições e a música em questão é uma das melhores da história do vocalista.



Uma das surpresas e que mostram que Halford ainda tem algumas idéias que busca por em prática é “’Till the Day I Die”, que começa com um dedilhado alá faroeste para estourar numa canção diferente e muito empolgante.

Claro que não poderia faltar balada, característica de Halford especialmente na sua carreira solo. Falo de “Twent-five Years”, lembrando até algo de Metallica no seu inicio. Podemos também encaixar como uma balada “I Know We Stand A Chance”, que usando peso e melodia fala de amor, tema que Halford sempre trata em seus álbuns.
Também são matadoras “Matador” (esse é o nome mesmo), “We Own The Night” (show de vocal) e “Heartless” com uma levada mais anos 80 e “dançante”.

Vale dizer que a banda que o acompanha está afinadíssima, com instrumental muito inspirado. Há muitos dos melhores riffs da carreira do vocalista aqui, graças à grande habilidade metálica de Metal Mike e Roy Z.



Esse é um disco diferente de “Resurrection” (2000), não tanto “revoltado” que “Crucible” (2003), menos pesado e agressivo, infinitamente superior à “Winter’s Songs” (2009) pois é verdadeiramente um disco de Heavy Metal que só um Deus do gênero pode fazer. V ale lembrar que o disco foi produzido por inguém menos que o guitarrista da banda Roy Z.

Obrigatório à todo Headbanger que se autodenomine assim, fãs de Halford, de música bem executada e construída. Mais um grande lançamento desde ano e que, infelizmente, a turnê (nos meses de novembro e dezembro Halford excursionará com Ozzy Osbourne nos EUA) apenas passará pela cidade de São Paulo, dia 24 deste mês de outubro. Sortudo aquele que poderá ver o Metal God ao vivo divulgando este novo petardo.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Halford
Álbum: Made of Metal
Ano: 2010
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal

Formação

Rob Halford (Vocal)
Roy Z (Guitarra)
Metal Mike Chlasciak (Guitarrra)
Mike Davis (Baixo)
Bobby Jarzombek (Bateria)



Tracklist

1) Undisputed
2) Fire and Ice
3) Made Of Metal
4) Speed Of Sound
5) Like There¹s No Tomorrow
6) Till The Day I Die
7) We Own The Night
8) Heartless
9) Hell Razor
10) Thunder and Lightning
11) Twenty-Five Years
12) Matador
13) I Know We Stand A Chance
14) The Mower

Um comentário:

Cris Jones disse...

Depois do Dio, Halford é a grande voz do Metal