terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma Lenda que se Encerra: O Fim do Dismember

Lendária banda de Death Metal sueca encerra as atividades com 23 anos de carreira

O Dismember, um dos grandes percussores do que veio a se chamar Death Metal sueco, anunciou o fim de suas atividades. É com muito pesar que os fãs foram informados que a apresentação do grupo no Death Metal Open Air na Alemanha foi seu último show.

Quem curte Death Metal sabe da importância desse grupo sueco formado em Estocolmo em 1988, sendo que suas influências sempre foram um mistura entre Autopsy com Iron Maiden, ou seja, ao lado do Carnage foram um dos percussores do que veio a ser chamado de Death Metal melódico.

A mensagem de despedida foi dada pelo baixista Tobias Cristiansson de uma maneira bem rápida e informava:

"Depois de 23 anos, o Dismember decidiu terminar. Agradecemos aos nossos fãs pelo apoio."

O adeus pode ter sido rápido, mas o mesmo não podemos dizer de sua discografia que foi marcada por 2 DVDs e 8 CDs, entre eles álbuns marcantes como “Like an Ever Flowing Stream” (1991) e seu primeiro trabalho extremamente agressivo, “Massive Killing Capacity” (1995) que fez a banda fretar com elementos mais melódicos mas sem perder suas principais características. Ouça o clássico “Casket Garden” (EP 1995) e comprove.

“Death Metal” (1997) é um álbum que você já sabe o que esperar: porrada muito bem dada, tendo como sequencia “Hate Campaign” (2000) e “Where Ironcrosses Grow” (2004) sendo que o canto do cisne veio em 2008 com o álbum auto intitulado que mantinha a evolução e a sonoridade do grupo sueco.

Não se sabe ainda os motivos pelo qual a banda encerrou as atividades, mas é bem provável que se deva ao fato de que o Dismember nunca teve a atenção que merecia, pois em tempos que vocais limpos invadem o Death, é muito bom sabermos que tínhamos bandas que honravam o som pesado.


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Formação atual

Matti Kärki (Vocal)

David Blomqvist (Guitarra)

Martin Persson (Guitarra)

Tobias Christiansson (Baixo)

Thomas Daun (Bateria)


No Youtube

Clipe da clássica “Casket Garden”

Myspace

LastFM

Nenhum comentário: