segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Acima de Tudo, Musicalidade: Hangar Acústico

Hangar explorando outras possibilidades com sua música

O que diferencia as grandes bandas com seus grandes músicos de tantas outras estagnadas ano após ano, disco após disco, é, sobretudo a ousadia e o desejo de fazer aquilo que julgam ser o melhor para si e para os fãs.

A banda Hangar é uma dessas. Começando como um grupo com muito Power Metal (ajudado muito pelo timbre de voz do primeiro vocalista Mike Polchowicz), a banda foi ousando, modificando e, ao meu ver, melhorando seu som a cada disco.

Vieram então grandes sucessos, como “The Reason of Your Convition” (2007) e “Infallible” (2009), que colocaram a banda definitivamente como uma das principais do Brasil, conquistando admiradores para além do Heavy Metal e sendo aquela que mais está presente com os fãs, tocando onde quer que seja, levando sempre a qualidade de seu som a quem queira ouvir.

Mas uma das sinas da banda é em relação aos vocalistas que, tendo grandes nomes como Nando Fernandes (ex-Cavalo Vapor) e Humberto Sobrinho (Glory Opera), infelizmente não consegue se firmar com algum deles por mais de um disco e uma turnê.

Assim, poucas semanas antes do lançamento do novo disco, Humberto deixou a banda, para surpresa dos fãs e dos próprios músicos, que acreditavam terem encontrado aquele que anos a fio seria o frontman da banda de Aquiles Priester (bateria, ex-Angra), Nando Mello (baixo), Eduardo Martinez (guitarra, Lapide) e Fábio Laguna (teclados, ex-Angra).

Tão logo puderam, encontraram então André Leite (Iahweh), o quarto vocalista da banda em 5 discos, já que seus vocais entraram em “Acoustic, But Plugged In!” (2011), lançado oficialmente na Expomusic 2011 em São Paulo, mas já a venda nos shows anteriores no Rio Grande do Sul (confira a resenha da primeira vez do vocalista na banda aqui).

E o trabalho, que se tratando de Hangar é garantia de qualidade, tanto musical quanto visualmente, consegue impressionar até quem não esperava nada além de excelência.

Diante de um disco com uma arte tão simples e ao mesmo tempo marcante, temos 15 canções tocadas em versões acústicas, apresentando releituras das principais composições da banda, desde o inicio da carreira (com a perfeita “Angel of the Stereo”, do disco “Last Time” de 1999) até a inédita “Haunted By Your Ghosts”, gravada especialmente para o álbum e já se tornando um grande hit da banda, sendo a música de trabalho do álbum.


Banda espera ter encontrado estabilidade na formação com André Leite efetivado como vocalista

Estão lá canções que figuram nos shows e podem ser consideradas clássicas, como “One More Chance” (abrindo o álbum), “The Reason of Your Conviction” (incrível como aquela “paulada” de som pesado foi traduzida para bases mais “calmas”) e “Time to Forget”, a bela balada de “Infallible” e que ficou muito bem nessa nova roupagem.

Falar de cada uma seria um equívoco, porque as 14 releituras mostram que o Hangar está mais preocupado com a musicalidade e com a flexibilidade do que com o que se quer ouvir deles, já que muita gente pensa ser impossível qualquer tipo de Metal em versão acústica.

Para estes, indico o álbum aqui em questão. Ouça “To Tame a Land” e diga se não é de arrepiar todos os cabelos, tamanha a melodia e sinceridade do som, que é considerado por aqueles que acompanham a banda desde seu início um dos maiores clássicos (cantados até hoje por Mike). Ouça também “Angel of the Stereo” e veja se não há elementos como violinos, percussão e toda o clima da música original.

Não posso terminar a resenha sem destacar “Dreaming of Black Waves” que, na minha opinião, ganhou um arranjo mais interessante que o hit original, especialmente pelos backing vocals de toda a banda ao término dela (algo que foi incluído nas apresentações ao vivo plugadas), ou ainda “Your Skin and Bones” e “Call me in the Name of Death”, ambas do disco de 2007 e que, nos novos arranjos e na voz de André Leite, ficaram com um clima ainda mais “dark”, soturno, de uma beleza rara, provando que André foi um achado para a banda, digno de se agarrar com as duas mãos e nunca deixa-lo ir embora.

Da parte gráfica, elaborada pelo Aquiles e concebida pela artista Vanessa Döi, temos o principal instrumento do disco, o violão, em destaque, e é controlando esses que Eduardo Martinez e Nando Mello (no seu baixo acústico) dão um show a parte, beirando a perfeição.

Da parte da dupla ex-Angra (e há muito já não precisamos associá-los à antiga banda), Fábio Laguna tem bem destacado seus teclados, naquela viagem que é o único na face da terra que faz sem soar exagerado ou fora de contexto, com improvisações de cair o queixo e, claro, o mestre das baquetas Aquiles Priester, 5º melhor do mundo no quesito Prog e, não a toa, um dos selecionados para a audição com o Dream Theater (e pensar que tem gente que diz que ele fez feio lá...).

André é a atração principal, não apenas pela novidade, mas pelo seu carisma (quem já teve o prazer de conhece-lo sabe do que estou falando) e personalidade, não desvirtuando as músicas de seus antecessores e soltando o gogó com grande precisão, harmonia, e tudo o mais que o colocam nesse posto cobiçado e daonde já está respondendo a altura.

Para não me estender mais ainda, fica os parabéns San Santiago, que tocou todas as percussões do disco, bem como Theo Vieira, que volta a participar de um disco da banda, cantando em algumas das faixas. Além deles, Célio Barros toca a viola da gamba em duas faixas.

Este ainda não é o sucessor de “Infallible” (2009), que parece que sai só em 2012, mas é, definitivamente, um trabalho que faz jus a esse quinteto brasileiro que sabe o significado da palavra MÚSICA.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Renan Facciolo e Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Hangar

Álbum: Acoustic, But Plugged In!

Ano: 2011

País: Brasil

Tipo: Prog Metal/Heavy Metal (acústico)


Formação

André Leite (Vocal)

Eduardo Martinez (Violão)

Nando Mello (Baixo acústico)

Fábio Laguna (teclados)

Aquiles Priester (Bateria)


Tracklist

01. One More Chance
02. Solitary Mind
03. Haunted by your Ghosts
04. Based on a True Story
05. Infallible Emperor (1956)
06. Angel of the Stereo
07. Your Skin and Bones
08. The Reason of your Conviction
09. Time to Forget
10. Call me in the Name of Death
11. To Tame a Land
12. Dreaming of Black Waves
13. Colorblind
14. Forgive the Pain
15.
Inside your Soul


Assista o vídeo de trabalho do álbum aqui.

Acesse

Site Oficial

Myspace

Twitter

Compre o disco pela Die Hard clicando aqui.

2 comentários:

Mr. Gomelli disse...

Bah, sou obrigado a concordar contigo, Cadore!

Esse trabalho acústico do Hangar tá perfeito cara...

Como eu já tinha falado no comentário lá da resenha do 1º show do André com a banda, eu to "babando" aqui o CD. Cara, ficou muito bom.

e todas as músicas ficaram ótimas, desde as clássicas, como tu já citou no texto, como a nova, Haunted by Your Ghosts, que é muito boa.

Bah, to tri afim de ir num show deles, mas acho que vai demorar pra eu conseguir... faz parte... hehehe

Valeu!

Abraço!

Marina Dickinson disse...

Cd muito bom! Your Skin and bones maravilhosa!!!

(Mas o nome da música é One More Chance e não One More Time como está na resenha ;)!)