segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resenha de Show: Gravação do CD/DVD ao Vivo do Tierramystica

Show da banda Tierramystica contou com alta produção

No dia 09/10/11, os headbangers tiveram a oportunidade de presenciar um grande evento realizado no Bar Opinião, em Porto Alegre/RS, a gravação do primeiro CD/DVD da banda gaúcha Tierramystica, que desde sua formação em 2008 vem crescendo e se destacando na cena ano após ano.

Mas para essa grande celebração, foram convidados ainda os dinossauros da Spartacus e uma das grandes revelações do Heavy Metal nacional, o projeto Soulspell liderado pelo grande baterista Heleno Vale.

Com meia hora de atraso as portas do bar são abertas, para um pouco mais de 400 headbangers.

Eis que por volta das 20h, entram em palco os veteranos da Spartacus executando seu Heavy Metal tradicional cantado em português e mostrando muita qualidade e carisma. Destaques para “Encontro de Almas” que saíra no seu segundo álbum e para o cover de “Starchildren” (Bruce Dickinson) fielmente executado pela banda que mostra muita competência e que realmente o Heavy Metal pode ser cantado em português.

Pela segunda vez em POA, o Soulspell vem para mostrar porquê é uma das melhores bandas do Metal nacional (mesmo sendo projeto).

“The Entrance” invade os PA’S da casa para dar inicio a “The Labyrinth of Truths” com uma formação diferente de sua ultima apresentação na capital (que aconteceu ano passado) o Soulspell não decepciona e traz músicos a altura do grupo, com Leandro Caçoilo (ex-Eterna, atual Seventh Seal) e Daísa Munhoz (Vandroya) comandando os vocais desta primeira música que ainda contou com a participação de Jefferson Albert (Dio Cover) e com os vocais de apoio de Juliana Kurokawa, mantendo fielmente o que ouvimos no álbum desde os refrões mais do que inspirados até os solos de guitarra altamente técnicos que ficou a cargo de Rodolfo Pagoto e Marco Lambert.

Soulspell foi convidado especial e não desapontou contando com grandes nomes ao vivo

Nesta formação a banda ainda conta com Gabriel Magioni (teclado), Daniel Guirado (baixo e vocal) e Heleno Vale (bateria).

Em seguida “Dark Prince s Dawn” com toda melodia e sentimento levando os presentes à loucura e Leandro Caçoilo, Jefferson e Daísa dando um show à parte nas interpretações e mostrando um poder vocal fora do comum.

“Age of Silence”, do primeiro álbum (A Legacy Of Honour), mostrando um Power Metal rápido e visceral com Heleno quebrando tudo no pedal duplo e ainda contando com a primeira participação da noite Iuri Sanson (Hibria) é anunciado para delírio dos headbangers e com todo seu carisma e presença de palco leva os demais à loucura e sem falar na sua parte na música que é de arrepiar, realmente presenciar no mesmo palco dois vocalistas desumanos: Leandro Caçoilo e Iuri Sanson com agudos e técnica mais do que apurada foi realmente impressionante.

Após este grande momento, mais uma surpresa para os fãs: a segunda participação da noite Dan Rubin (ex-Magician) sobe ao palco para cantar a épica “Forest of Incantus” e faz uma interpretação de arrepiar, dividindo o vocal com Leandro Caçoilo e Daniel Guirado sendo mais um dos grandes momentos do show.

“Into the Arc of Time (Haamiah s Fall)” com certeza a música mais emocionante do show com Leandro e Jefferson brilhando de forma inexplicável, pois fazer as partes vocais de Zak Stevens e Jon Oliva não é para qualquer um.

“Amon’s Fountain” vem para quebrar tudo com mais uma participação de Iuri no show e vale destacar o grande refrão desta música que é de emocionar qualquer um com melodias vocal mais do que belas e também o grande trabalho de Gabriel nos teclados.

Se aproximando do final do show e com o público de queixo caído com apresentação da banda, para acalmar os ânimos a bela “Milvian Bridge” para brilhar novamente a estrela de Leandro Caçoilo mostrando que é um dos melhores vocalistas do MUNDO, contando com ainda com o apoio de Daísa Munhoz que da um show aparte e Jefferson Albert que dispensa comentários.

“Adrift” vem para encerrar a apresentação antes do bis, com Daísa dando um show nos vocais e com a participação do baixista Daniel Aguirre com uma bela interpretação.

Para fechar essa grande apresentação “Ace High” (Iron Maiden) onde todos estão juntos no palco mostrando o porquê é uma das revelações do Heavy Metal nacional. Todos estão de parabéns pelo profissionalismo e humildade que todos esses grandes músicos têm e parabéns a Heleno Vale por dar continuidade a este sonho que se tornou realidade.

Após está grande apresentação do Soulspell, era hora da atração principal da noite: os gaúchos do Tierramystica que misturam a música latina com o Metal melódico. Era visível a euforia dos presentes, pois não era um simples show, mas sim a gravação do primeiro CD/DVD da banda.

Com uma grande produção de palco, as luzes se apagam e inicia a intro “Nueva Castilla” abrindo as portas para “New Eldorado” levando os fãs a cantarem do começo ao fim e com Gui Antonioli comandando os vocais junto Ricardo Durán, dando um show à parte.

Banda prepara novo disco para 2012 além do álbum ao vivo

“Celebration To The Sun” vem para tirar todo mundo do chão com a dupla de guitarra Fabiano Muller e Alexandre Tellini mostrando muita técnica e entrosamento, sem contar na grande presença de palco que Ricardo Duran tocando seus mais de mil instrumentos, essa com certeza foi cantada com toda força dos presentes, pois seu refrão é contagiante grudando na cabeça dos bangers.

A bela “Wide Open Wings” entra em cena para deixar todos emocionados e sem contar na sua bela introdução no teclado feita por Luciano Thumé e com a grande interpretação de Gui Antonioli.

Agora um momento que já é tradicional nos shows do Tierramystica, “Fear Of The Dark” (Iron Maiden) é executado com os elementos latinos deixando a versão muito interessante e ainda de quebra o duelo clássico entre Antonilo e Durán para ver qual o lado que grita mais alto memorável e ainda antes da volta para terminar a música uma casquinha de “Enter Sandman” (Metallica).

“Winds Of Hope” vem para mostrar o poder do Tierramystica sobre seus elementos latinos, pois o que chama muita a atenção é que os próprios músicos executam os instrumentos.

Após esse momento mais do que especial do show, vamos para o primeiro solo da noite. Duca Gomes vai ao centro do palco com um Bombo Leguero para surpresa dos presentes e realiza mais do que um solo, mas sim um momento emocionante com muita técnica e mostrando total domínio e, para fechar este solo com chave de ouro, Ricardo Durán entra em cena com seu Charango e os dois proporcionam um duelo de arrepiar deixando todos boque abertos.

Duca ainda retorna para sua bateria e realiza mais um solo mostrando também total domínio e precisão do instrumento.

“Golden Courtyard” e “Away from the Dream” dão continuidade ao alto nível do show mantendo os presentes cantando cada verso executado e destacando o baixista Rafael Martinelli que com muita precisão e presença de palco cativou os demais.

Um momento especial acontece quando é anunciado que iram tocar mais uma música e Ricardo Durán oferece este som “a todos os problemas que temos na sociedade, pois indiferente de crenças ou religiões precisamos de PAZ, pois cada vez que ligamos a televisão ou olhamos um noticiário é somente noticias ruins ou tragédias e o que o mundo precisa são de vibrações positivas”. Ricardo foi literalmente ovacionado pela platéia. Então é executada uma música instrumental chamada “Yanur” e em seguida a música da noite “Spiritual Song” levando todos a loucura cantando do começo ao fim esta que já é um clássico da banda.

Sonoridade da banda é única na cena nacional

Antes do bis, a rápida “Final Rest” vem para mostrar toda técnica do septeto e, para o final, uma grata surpresa “Burn” (Deep Purple) com Ricardo e Gui dividindo os vocais deixando o show ainda mais especial fechando em grande estilo.

Grande apresentação destes gaúchos que tem tudo para ganhar o mundo, mantendo um nível altíssimo de qualidade e o principal: a humildade e o respeito com seus fãs.

Tierramystica se afirma como um dos grandes nomes do Power Metal brasileiro dos últimos anos

Fica ai o agradecimento a produtora Urânio que proporcionou ao Road To Metal espaço para a cobertura exclusiva deste evento e também por ter apostado em mais um grande momento em nome do Metal nacional.

E um puxão de orelha aos headbangers, pois tivemos uma noite com três grandes bandas, um preço de ingresso mais do que justo e mesmo assim não tivemos casa cheia. Temos que apoiar o que é nosso, pois temos uma das melhores cenas metal do MUNDO.


Texto: Renato Sanson

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Renato Sanson/Road to Metal


SET LIST - Soulspell

01 – The Entrance (Intro)

02 - The Labyrinth of Truths

03 - Dark Prince s Dawn

04 – Age of Silence

05 - Forest of Incantus

06 - Into the Arc of Time (Haamiah s Fall)

07 – Amon s Fountain

08 – Milvian Bridge

09 - Adrift

10 – Ace High (Iron Maiden Cover)


Formação

Guitarras: Rodolfo Pagoto e Marco Lambert

Vocais: Leandro Caçoilo, Iuri Sanson, Dan Rubin, Jefferson Albert, Daniel Guirado e Daísa Munhoz

Vocal de Apoio: Juliana Kurokawa

Baixo: Daniel Guirado

Teclado: Gabriel Magioni

Bateria: Heleno Vale


SET LIST - Tierramystica

01 - Nueva Castilla

02 - New Eldorado

03 - Celebration To The Sun

04 - Wide Open Wings

05 - Fear Of The Dark (Iron Maiden)

06 - Winds Of Hope

07 - Solo - Bombo Leguero/Charango

08 - Solo - Bateria

09 - Golden Courtyard

10 - Away From The Dream

11 - Yanur / Spiritual Song

12 - Bis: Final rest

13 – Burn (Deep Purple)


Formação

Alexandre Tellini – Guitarra e Zampoñas

Fabiano Muller – Guitarra e Queñas

Gui Antonioli – Vocal e Percussão

Duca Gomes – Bateria e Bombo Leguero

Ricardo Durán – Vocal, Charango, Guitarra Acústica e Ocarinas

Rafael Martinelli – Baixo

Luciano Thumé - Teclado

Nenhum comentário: