terça-feira, 4 de outubro de 2011

Chthonic: (高砂軍) / “Takasago Army” - A Verdadeira Pérola do Oriente

Banda oriental executando Black Metal Sinfônico de dar inveja ao ocidente

Mesmo envolta em uma sombra de preconceitos e muito desconhecimento, a cultura oriental vem despontando para o ocidente e é claro que esse processo se reflete no Metal, como pode se comprovar no documentário feito por Sam Dunn que mostrou para todos os headbangers o quanto o metal é um fenômeno mundial (“Global Metal”).

Exemplos não faltam desde os thrashers japoneses do Sabath ou o Death melódico dos indianos Demonic Ressurection, mas se tem uma banda que esta a um passo de explodir na cena mundial é a Chthonic.


Exagero no visual é compensado pela qualidade do som! Pesado e melódico!

Originalidade. Essa é a palavra chave para Chtonic, pois seja no visual dos músicos, ou na sonoridade que consegue fazer uma mescla entre a brutalidade do Black Metal com elementos sinfônicos, aliados com música oriental ou até mesmo na temática, essa banda de Taiwan formada em 1995 comprova a cada lançamento que não há fronteiras no Metal e na música de qualidade.

Antes de se aprofundar no lançamento do seu mais recente artefato “Takasago Army” (2011) vale uma pausa para citar um pouco a parte lírica da banda, já que os membros do Chthonic são politicamente ativos, sendo que já passaram por poucas e boas graças ao regime da censura chinesa.

Todo o conceito temático passa pela historia do povo da ilha, sendo que é comum tantas citações a fatos lendários como a Segunda Guerra Mundial. O complicado é entender tudo, já que os cara cantam em Mandarim clássico, o que gera uma certa rispidez por parte dos vocais.

Tentando resumir a história, tudo passa pela lenda dos povos de Seediq que tem como costume fazer seus guerreiros passarem por um ciclo de duríssimas provas e os sobreviventes ganham a honra de ter o rosto tatuado. Essa marca seria como um passaporte para suas almas cruzarem a ponte do arco-íris onde eles encontraram seus antepassados e terão direito a vida eterna.

Quando o Japão começa a governar Taiwan, os povos de Seediq lutam para manter seus ideais e costumes contra os opressores.

Depois dessa aula de cultura oriental, vamos ver um pouco do álbum em si: e se você curte os momentos mais inspirados de hordas como Cradle of Filth e Graveworm, pule logo para faixas como “Legacy Of The Seediq” que no meio do caos apresenta sonoridades de um instrumento de corda chamado KOTO ou então “Oceanquake" que, com o perdão do trocadilho, vai fazer você tremer.

Há momentos inovadores nesse trabalho, como em “Takao” que se destaca pelo seu refrão de certa forma acessível, se é que dá pra chamar o aramaico de acessível, rs . Outro destaque vai para “Southern Cross" e justiça seja feita: Jesse Liu é um dos guitarristas mais inspirados da atualidade em se tratando de Black Metal. Mas se tem uma faixa que foi feita para ser polêmica o titulo vai para “Brokken Jade”, pois aqui na temática do álbum é narrada a história da derrocada do Japão na Segunda Guerra, usando samplers reais criando um novo conceito para a palavra épico.

Então bangers, não importa muito que tipo de som você curte, permita se a conhecer o universo do Chthonic e viaje nesse lançamento dos caras, pois aqui esta associado som de qualidade com mensagem forte.

Ah, só para não perder a tradição, como é gata essa baixista Doris Yeh...


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação e MetalShip


Ficha Técnica

Banda: Chthonic

Álbum: Takasago Army

Ano: 2011

País: China/Taiwan

Tipo: Black Metal Sinfônico


Formação

Freddy, Left Face of Maradou (vocal)

Doris, Thunder Tears (baixo e backing vocals)

Jesse, The Infernal (guitarras)

Dani, Azathothian Hands (bacteria)

CJ, Dispersed Fingers (teclados e sintetizadores)


Set list

  1. The Island
  2. Legacy Of The Seediq
  3. Takao
  4. Oceanquake
  5. Southern Cross
  6. KAORU
  7. Broken Jade
  8. Root Regeneration
  9. MAHAKALA
  10. Quell The Souls In Sing Ling Temple

No Youtube

Video de Takao

Vídeo de Broken Jade

Nenhum comentário: