Formada no ano de 2003 na Noruega pelo seu líder vocalista e guitarrista Oddleif Stensland, o Communic é responsável por um dos melhores álbuns dessa década, o irrepreensível “Waves of Visual Decay”. Porém, a banda sempre sofreu o estigma de ser comparada ao Nevermore (o que não é nada mal).
Com esse novo lançamento parece que o cenário vai mudar primeiramente por que, como todo mundo já sabe, o Nevermore foi para geladeira com a saída do Jeff Loomis e Van Williams, segundo que “The Deep Bottom” (2011) é um álbum emocional, sombrio e pesado, indo do Metal Progressivo a sonoridades mais extremas na mesma música, deixando o ouvinte atordoado e muito impressionado com a banda.
Trio norueguês está encontrando sua identidade
Além de Oddleif, o Communic é composto por Erik Mortensen no baixo e Tor Atle Andersen na bateria, e aqui vale um adendo pois para quem não é acostumado com a sonoridade do Communic, prepare-se para músicas que passam fácil da casa dos seis minutos e não possuem aquela velha estrutura verso/refrão/verso sendo impossível você adivinhar o que vai acontecer nos próximos minutos de cada faixa.
Falar em Communic é falar de temáticas soturnas, sendo que desta vez o termo associado é a morte, o que torna o álbum conceitual baseado nas experiências do próprio vocalista e é possível até para os fãs da banda encontrar metáforas, pois o grupo esteve um passo de terminar após o lançamento de “Payment of Existence” em 2008.
Focando nas músicas, podemos ver que Oddleif tenta fugir do “complexo de Warell Dane”, acrescentando novas linhas vocais como em “Voyage of Discovery” ou em “My Fallen” onde o vocalista simplesmente rouba a cena, além de “Denial” e “Destroyer of Bloodlines", que se tornou o primeiro single do álbum e é um bela amostra do poderio desse trio norueguês.
Ainda coube espaço para uma versão muito interessante da clássica “Hurt” do Nine Inch Nails, imortalizada na voz de Johnny Cash, fechando o disco.
Então, o Communic segue forte abandonando o estigma injusto de banda cover e vai se afirmando como uma grande banda de Metal Progressivo, merecendo destaque ao lado de monstros do estilo como Opeth e o próprio Nevermore.
OS: Resenha dedicada as vitimas do massacre da Noruega. Que suas almas descansem em paz.
Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: divulgação
Ficha Técnica
Banda: Communic
Álbum: The Deep Bottom
Ano: 2011
País: Noruega
Tipo: Metal Progressivo
Selo: Nuclear Blast
Formação
Oddleif Stensland (Vocal e Guitarra)
Erik Mortensen (Baixo)
Tor Atle Andersen (Bateria)
Tracklist
01. Facing Tomorrow
02. Denial
03. Flood River Blood
04. Voyage of Discovery
05. In Silence With My Scars
06. My Fallen
07. Destroyer of Bloodlines
08. Wayward Soul
09. The Bottom Deep
10. In Union We Stand
11. Hurt
Acesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário