quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Com a Faca e o Queijo na Mão: Ecliptyka

Grupo paulista é um dos destaques da cena nacional este ano

Muitas bandas surgem no Metal mundial a cada dia, mas poucas se destacam com originalidade, outras se destacam seguindo uma cena que está em bastante evidência, e acabam fazendo um bom trabalho, embora não revolucionário.

É o caso da banda brasileira Ecliptyka, surgida em Jundiaí/SP no ano de 1999, embora apenas em 2002, com a chegada da vocalista Helena Martins, o grupo pode começar suas composições próprias, que é o que nos interessa.

Então, anos de estrada a banda já tem e quase uma década depois pode lançar seu debut álbum, “A Tale of Decadence” (2011), tendo no time além a bela Helena, os guitarristas Guilherme Bollini (namorado de Helena) e Hélio Valisc, o baixista Eric Zambonini e o batera Tiago Catala.

Dentro da cena mundial de se fazer um Heavy Metal com levadas sinfônicas, mas moderno, lembrando sonoridades como Lacuna Coil misturadas com algo pesado e agressivo, como o Metalcore, fazem da banda um prato cheio para quem quer melodia, vocais guturais (de responsabilidade do guitarrista Guilherme Bollini) e para quem curte bandas como Epica na fase mais pesada, The Agonist (inclusive os brasileiros abriram show do grupo aqui), ReVamp e Amaranthe.


Banda lança disco no Japão e prepara turnê nos EUA em 2012

Mas em relação a “A Tale of Decadence”, como disse no inicio do texto, não é nada revolucionário. Talvez a banda estivesse apenas interessada em fazer um disco de Metal pesado e grudento, mesmo que soe como várias outras bandas por aí. E foram felizes nessa opção, já que sendo o primeiro disco completo, talvez ousar muito não lhes colocaria no patamar que já estão alcançando, já que tem nova turnê internacional já agendada e seu debut foi lançado no Japão (principal porta de entrada das bandas brasileiras mundo afora).

Entendam bem, Ecliptyka é uma baita banda. “A Tale of Decadence” é um dos discos nacionais do ano que mais tenho escutado, mostrando que a banda está no caminho certo, mas ainda precisa se encontrar na sua própria sonoridade. Músicos competentes ela tem sobrando. Só conferir os ótimos solos e riffs grudentos dos guitarristas Bollini e Valisc, a cozinha eficiente de Zambonini e Catala, e os vocais dentro do padrão que o gênero pede, com a Helena Martins comandando.

Embora a primeira música de trabalho seja “We Are the Same” (com vídeo clipe quase pronto) contando com Marcelo Carvalho (Hateful) nos vocais, é “Fight Back” que te conquista na primeira audição (não a toa que colocamos essa no nosso player do blog), “Dead Eyes” mostra exatamente a proposta geral do disco: melodia (que bela voz de Helena), guitarras que sabem a medida entre riffs rápidos e passagens harmoniosas, além de passagens mais agressivas e quebras de ritmo.

Outras canções que se destacam estão “Hate” (começo mais pesado do disco), “Unnatural Evolution” e “Berço Esplêndido”, que é a versão em português da canção “Splendid Cradle”, contando com a participação nos vocais de Danilo Herbert (Mindflow) nos vocais. Versão essa que ficou muito legal na língua natal, mostrando que dá para se fazer Heavy Metal em português.

Obviamente, em se tratando de um disco com belos vocais femininos, temos que destacar as belas canções “I’ve Had Everything” e “Eyes Closed”, com show de Helena Martins, com teclados dando o clima de uma linda canção.


A banda ao vivo na abertura do show do The Agonist em São Paulo este ano

Ecliptyka mostra que no meio de tantas ótimas bandas brasileiras surgindo todos os anos, possui o potencial para se tornar uma das referências, quase na cola da Shadowside (salvo as devidas proporções), e que com turnê programada nos EUA para o ano que vem, além do disco rodando no Japão, é possível que a vejamos lá fora antes de valorizarmos aqui, aliás, algo que infelizmente ainda acontece.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação e Mariana Janeiro


Ficha Técnica

Banda: Ecliptyka

Álbum: A Tale of Decadence

Ano: 2011

País: Brasil

Tipo: Heavy Metal/Metal Sinfônico/Power Metal

Selo: Die Hard Records



Formação
Helena Martins (Vocal)
Guilherme Bollini (Guitarra e Voz)
Helio Valisc (Guitarra)
Eric Zambonini (Baixo)
Tiago Catalá (Bateria)


Tracklist

01. The Age Of Decadence
02. We Are The Same
03. Splendid Cradle
04. Fight Back
05. Dead Eyes
06. Echoes From War
07. Hate
08. Why Should They Pay?
09. Look at Yourself
10. I've Had Everything
11. Unnatural Evolution
12. Eyes Closed
13.
Berço Esplêndido (faixa bônus)


Acesse e conheça a banda

Site oficial

Myspace

Página no Facebook

Assista We Are the Same ao vivo aqui.

Compre este CD na Die Hard clicando aqui.

Nenhum comentário: