quinta-feira, 12 de abril de 2012

Without Frontiers: Mauriel Ourique - Baterista da Região das Missões (RS), Onde Nasceu o ROAD, Envia Vídeo Para a Audição do Stratovarius


Estamos inaugurando nova seção, "Without Frontiers", que visa trazer matérias com pessoas, músicos, radialistas, promotores, blogueiros etc, que mostram que, se você tem um objetivo, se não tem medo de trabalhar, de correr atrás, que não fica dando desculpas e faz acontecer, você pode conquistar seu espaço, contribuir com a cena, contribuir com as pessoas que também estão na mesma luta, pois todos sairão ganhando! se você quer, não existem fronteiras! Afinal, em cada cantinho do Brasil tem alguma banda, algum músico praticando seu instrumento, algum programa de rádio, algum blog! Sem Fronteiras!

Nesta estréia, preparamos matéria com o baterista conterrâneo do Road, Mauriel Ourique, que vem fazendo seu trabalho, vem ajudando na divulgação da cena, promoveu e auxiliou em vários eventos ligados ao Metal na região, e recentemente, também enviou vídeo para a audição do Stratovarius, a exemplo de outro baterista da região, Rafa Dachary, de Ijuí, vencedor do concurso Hangar Day.


Músico aqui da região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde nasceu também o Road To Metal, Mauriel ourique, assim como nós do Road, sempre acreditou que é possível conseguir ultrapassar barreiras, principalmente por nos dedicarmos a um estilo musical de certa forma restrito, e ainda mais no interior do Rio Grande do Sul (todos que vivem fora dos grandes centros sabem bem como é), então, ao invés de reclamarmos dos obstáculos, temos é que tomar atitudes, e foi assim que o baterista tem conseguido passo a passo, degrau a degrau, conseguindo várias conquistas.

Começou a aprender a tocar sozinho, e junto com amigos participou de algumas Bandas na cidade natal, Santo Antônio das Missões, a Radar e Blizzard Rock, tocando em diversos eventos na cidade e região, em meados dos anos 2.000. A primeira batera foi uma Gope de acrílico, adquirida em conjunto com os companheiros de banda.
Essa experiência durou cerca de 5 anos, depois disso, pelas dificuldades de se fazer Heavy Metal/ Rock na região, em adquirir equipamentos (todo mundo do meio sabe que músico de Rock e Metal, ganha pouco dinheiro com a música, existem exceções, e geralmente tem que se virar com outras atividades), buscar conhecimento e aprendizado, passou por um hiato, mas sem se desligar totalmente da música.

Encontro de Bateras em Timbó-SC, com Renato Siqueira
Em 2009, junto a este que vos escreve, resolveu retomar os estudos e se dedicar novamente, adquirindo novos equipamentos e reiniciando prática diária do equipamento.

Graças a Internet (na época das bandas Radar e Blizzard, mal tínhamos onde acessar a internet, foi só mais em 2004/2005 que já tínhamos mais recursos), buscou informações e também contatou Eduardo Baldo, baterista da banda Hibria, de Porto Alegre, que concordou em ministrar aulas para Mauriel aos sábados, entendendo a situação e a vontade de aprender do batera, que só teria os fins de semana para se deslocar a Capital (cerca de 700 km de Sto Antônio).

Em 2.010, na cidade de Ijuí, este redator e Mauriel foram a Show da banda Hangar, em Ijuí, dia 02/04, onde pode conhecer pessoalmente um de seus ídolos, o baterista Aquiles Priester, apesar de acompanhar o trabalho da banda e do baterista, ainda não tinha tido a oportunidade de vê-lo ao vivo.

Workshow, com Nando Mello e Mike Polchowicz
A partir desse show, fizemos contato com a banda para Workshop em São Luiz Gonzaga, estreitando os contatos com a banda que acompanhamos desde o início.
Final de 2010, trouxe Aquiles para a região, a fim de ministrar aulas, possibilitando a outros músicos e fãs trocarem idéias e adquirirem conhecimentos com o "polvo".

Os contatos com o Hangar, trouxeram também oportunidades que Mauriel não deixou escapar, como contatos como várias pessoas do meio, e também, participando, mais tarde, de vários eventos ao lado de músicos da banda, absorvendo muita experiência desses profissionais, recebendo também, muitas dicas valiosas do seu ídolo, o qual inspirou também a montagem do seu Drum Set (o "polvo" possui aquela máscara, baseada nas de hóquei) adotando a figura de Jason Voorhees, que também usa a máscara de hóquei, e nos filmes, Jason parece não desistir nunca, passando por todas as barreiras, para desespero dos perseguidos.

Sempre procurando adquirir experiência, viajou ao lado do próprio Hangar em vários evento, como a Expomusic em SP, ano passado, com o Tierramystica (Rio de Janeiro, abertura para Tarja Turunen), prepara um single com a banda Neverbreak de São Borja, além de algumas outras participações e projetos em andamento.

O baterista segue buscando uma contínua evolução, procurando conhecimentos em várias fontes, e seu potencial vem sendo reconhecido, tanto que recentemente recebeu apoio de marcas como a PRIME, K A Drum Pratice e Batera Store.

VÍDEO ENVIADO PARA A AUDIÇÃO DO STRATOVARIUS, MÚSICA "FATHER TIME".


Em fevereiro participou do encontro de Bateras em Timbó, Santa Catarina, ao lado de Renato Siqueira e outros bateristas de renome, e em março, de Workshops no interior do estado com Nando Mello e Eduardo Martinez (Baixista e Guitarrista do Hangar, respectivamente) e, neste início de abril, enviou vídeo para a audição do Stratovarius (veja o vídeo acima, gravado no Estúdio Som Natural, em Santo Antônio), que está a procura de novo baterista, sem medo de estar concorrendo ao lado de músicos experientes e de vários países, afinal, como falamos no início do texto, para transpor as barreiras à nossa frente, somente tomando atitudes, e cada desafio é uma nova experiência que vem para somar.

Com Hangar e Roupa Nova em SP
Fica aqui nosso registro e saudações a este músico, que, assim como vários outros personagens ligados a cena Metal espalhados por este Brasilzão, fazem das barreiras motivação para seguir em frente, mantendo vivo o estilo musical que escolhemos, afinal, este é o espírito Headbanger, e por isso este estilo musical hoje, é um estilo de vida.

Esperamos, assim como fazemos na nossa seção Made In Brazil, dar espaço a mais outros personagens que buscam seu lugar com muita perseverança e dedicação a música.

"Um grande caminho sempre começa com o primeiro passo." (Lao-Tsé)

Por: Carlos Garcia
Revisão: Vincent Furnier

FACEBOOK

CANAL NO YOUTUBE

Um comentário:

Diego Garcia disse...

Esse é o Mauriel "rubberman" Ourique, o cara é fera...conheço essa figura desde pequeninho, quando ele era ainda o famoso piá borracha...hj tá na tela do Stratovarius, mt bom ver o crescimento e a evolução de um amigo...isso ae Mauriel, fuerza siempre!
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste".
Sigmund Freud