terça-feira, 3 de abril de 2012

Blaze Bayley Voltando ao Básico

O "Messiah" apostando no básico novamente


Dividindo a maioria dos fãs, o novo trabalho de Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), “The King of Metal” (2012), é um dos discos mais esperados deste ano e, assim que pode chegar aos ouvidos tanto dos fãs incondicionais quanto dos mais críticos, tem causado estranheza, por um lado, e admiração por outro.
            
Acontece que Blaze havia demitido toda sua banda antes de gravar o novo trabalho, que vinha com pinta de nascer um clássico e, no meio dessa confusão toda, nos traz um disco que é, de longe, o mais simples de toda sua carreira, em alguns momentos beirando um certo relaxamento, noutros trazendo riffs e refrãos poderosos.

À exemplo de Paul Di'anno, Blaze passará a tocar com músicos convidados ao longo das turnês
            
A verdade é que na primeira audição a sensação que fica é de um disco feito às pressas. Porém, é inegável o poderio vocálico que apresenta, mesmo que a banda que o acompanhe nesta empreitada não saia do básico, não ousa.
            
Mas temos canções que, a cada audição, vão se tornando viciantes, como “The Rainbow Fades to Black” (minha preferida), “Fate” (lembra a fase inicial com “Silicon Messiah”) e “One More Step”, a balada que deu certo do álbum, com uma letra e interpretação muito impactante e marcante de Blaze.
            
Vale citar a homenagem a Dimebag Darrel (guitarrista do Pantera e Damage Plan, morto a tiros no palco) na música “Dimebag”, que pode emocionar os fãs do guitarrista.
            
Do lado dispensável, “Beggining” se torna uma canção muito fraca e deslocada do restante do disco, entre as piores da carreira de Blaze, embora ele apresente bastante emoção na mesma, o restante dela não emplaca. Além disso, a produção (à cargo do próprio Blaze), ficou bastante prejudicada, se você espera pela mesma qualidade dos álbuns anteriores.
            
Infelizmente, a música escolhida para single, que é a faixa-título do álbum, não foi uma escolha feliz, embora tenha alguma energia, fica muito longe de ser uma amostra fiel do trabalho como um todo.
            
Com certeza não é um dos grandes trabalhos de Blaze, mas é um dos mais simples e diretos, já que também deu uma amenizada no peso por vezes exagerados dos últimos discos. Vale ouvir esperando algumas coisas diferentes, mas ainda a voz inconfundível desse que é um dos vocalistas mais incompreendidos da história do Metal.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Blaze Bayley
Álbum: The King of Metal
Ano: 2012
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal

Formação
Blaze Bayley (Vocal)
Andy Neri (Guitarras)
Thomas Zwijsen (Guitarra)
Lehmann (Baixo)
Claudio Tirincanti (Bateria)


Tracklist
01.The King of Metal
02. Dimebag
03. The Black Country
04. The Rainbow Fades to Black
05. Fate
06. One More Step
07. Fighter
08. Judge Me
09. Difficult
10. Beggining

Acesse o link abaixo e conheça mais sobre o trabalho do vocalista

Nenhum comentário: