quarta-feira, 11 de abril de 2012

Drowned: Diversificado, Inovador e Sempre Muito Agressivo



Desde que a banda se formou no inicio do ano de 1998, o Drowned sempre apresentou uma sonoridade consistente voltada  para a perfeita mescla de Thrash e Death Metal, entretanto os caras não podem ser acusados de ficar na zona de conforto, pois a cada trabalho lançado, novos elementos são agrupados na sua massa sonora, seja passagens mais extremas, como em “Back from Hell” (EP lançado em 2002), ou em partes que nos remetem a cultura brasileira, como no irreparável “Bio-violence” (2006).

Tendo essa percepção, não foi nenhuma surpresa para os fãs quando a banda anunciou que seu novo trabalho seria uma peça conceitual dividida em 2 partes e, como nada vindo desses guerreiros do triângulo satânico mineiro é típico, foi lançado primeiramente a segunda parte da obra, o álbum "Belligerent - Part Two: Death And Greed Are United" (leia a resenha aqui). Sendo que, como foi divulgado a parte 1, a mesma foi disponibilizada para download no site oficial da banda e é sobre esse trabalho que estaremos falando agora.

Denominada de “Part I – The Killing State Of The Art”, fica evidente que esse não é apenas uma sobra de estúdio do trabalho anterior, e arrisco a dizer que após ouvir esse CD várias vezes fica fácil saber porque a parte 2 foi lançada primeiro, pois esse trabalho é extremamente difícil de ser assimilado de primeira, pois o leque de sonoridades é impressionante e cada audição novos elementos vão sendo percebidos.


Méritos totais para a formação da banda que está cada vez mais coesa e segura, o que permite desenvolver uma sonoridade original, nota-se isso nas passagens mais intrincadas da dupla de guitarras assumidas por Marcos Amorim e Kerley Ribeiro, o virtuose Beto Loureiro (bateria) e, o bom filho que a casa retorna, Rafael Porto (baixo), e é claro Fernando Lima, que sabe muito bem dosar os vários timbres da sua voz partindo de gritos mais rasgados a verdadeiros momentos de urso raivoso, sensacional sem sombra de dúvidas.

O disco abre com a poderosa “All hope leads us to the end”, que apresenta um ar de modernidade muito bem-vindo fazendo uma ponte com a faixa título do trabalho, apresentada na parte 2 da obra. Sem dar descanso vem a frenética “Ask for a gun a gift”, uma pancada com inspirado refrão, destaque sem dúvida. “Blood Raid” é um belíssimo interlúdio movido a violões e guitarras beirando o Jazz, sendo esse o único momento mais leve da banda porque o que vem depois é só porrada, nenhuma faixa passa dos 4 minutos e meio, o que dá um certo ar de urgência ao trabalho, como as músicas “Tomorrow belongs to death” e  “Save the Last Tyrant”.


Para finalizar, o Drowned conseguiu fazer uma obra marcante, pois as duas partes se completam. Um conselho de amigo?! Ouça esses dois trabalhos seguidos e tenha uma verdadeira overdose de Metal Extremo brasileiro.

Hail Drowned.



Texto: Luiz Harley Caires
Revisão/edição: Alexandre Ferreira
Fotos: Divulgação



Ficha Técnica

Banda: Drowned

Album: Part I – The Killing State of The Art

Ano: 2012

País: Brasil

Tipo:  Thrash / Death Metal

Gravadora/selo: Cogumelo Records



Formação

Marcos Amorim (Guitarras)

Kerley Ribeiro(Guitarras)

Fernando Lima (Vocal)

Rafael Porto (Baixo)

Beto Loureiro (Bateria)


Track List:

01) All hope leads to the end

02) Ask for a gun as a gift

03) Blood raid

04) Independence is on Market

05) Knocking on the hell’s door

06) Labels for mass murders

07) Save the last tyrants

08) The miserable end begins

09) The payback engine

10) Tomorrow belongs to death

11) United we can be killers

12) Violence is a profitable trade


Acesse e conheça mais sobre a banda



Veja o novo clipe para música "Belligerent".


Nenhum comentário: