sábado, 9 de agosto de 2014

Unisonic: Power Metal Sem Sair do Lugar Comum

Novo álbum agradará fãs de Helloween e Gamma ray

Para a alegria de muitos e tristeza de outros, o Unisonic seguiu como banda e não apenas um projeto, afinal de contas, além dos EPs, acaba de lançar seu segundo disco, sucedendo o ótimo trabalho de estreia de 2012.

Acontece que muita expectativa se criou sobre o novo álbum “Light of Dawn” (2014). Mesmo com o EP “For the Kingdom” e depois o vídeo clipe de “Exceptional” (confira matéria aqui), ainda pairava a dúvida se teríamos um disco na linha do primeiro, com bastante refrões simples e pegada Hard, ou se a banda se voltaria para um Power Metal rápido e melódico, como das bandas de onde saíram Michael Kiske (vocal) e Kai Hansen (guitarra), respectivamente Helloween e Gamma Ray.

Composições de Dennis Ward trouxeram banda mais rápida e melódica, com pouca pegada Hard

Infelizmente, e digo isso porque simplesmente adoro o trabalho dos caras em “Unisonic” (2012), o novo trabalho enveredou para o Power Metal “mais do mesmo” que já estamos acostumados de ouvir vinda da Alemanha e apesar do grupo ter dois dos fundadores do estilo no time, faltou ousadia em inovar. A própria arte da capa feita por Martin Haeusler já aponta a proposta que encontraremos no álbum.

A questão é que o disco não é ruim, longe disso. Ele traz momentos muito bons, especialmente para quem ansiava por um som mais rápido e melódico. Porém, fazem falta músicas que impressionem e que você pense “Uau, os caras estão com energia de sobra”. 

Faltou ousadia e desejo de fazer diferente em "Light of Dawn"

Faixas como “Your Time Has Come” e “For the Kigdom” são prato cheio para fãs do antigo Helloween e realmente tentam resgatar a proposta original do Power alemão dos anos 80/90, especialmente com os ótimos riffs e solos de guitarra. 

Quem esperava, assim como eu, algo diferente e mais semelhante à estreia, certamente gostará de “Not Gonna Take Anymore” (minha favorita) e “Night of the Long Knives”. Momentos de beleza ímpar ajudadas pela bela voz de Kiske ficam também para as baladas do álbum, como “Blood” (refrão viciante e uma das únicas composições do Kiske) e “You and I”, que remete bastante às baladas do Place Vendome.

Falar dos músicos que acompanham as duas lendas citadas é desnecessário, pois se tratam dos já muito conhecidos Dennis Ward (responsável por todas as composições e pela produção) no baixo, Mandy Meyer na guitarra, fazendo dupla com Kai, e Kosta Zafiriou na bateria. Vale mencionar que Kosta, Ward e Meyer tem origem comum: a banda alemã Pink Cream 69 (que, curiosamente, surgiu com Andi Deris, atual Helloween, nos vocais).

Embora a mídia especializada em geral tenha adorado o álbum e afirmado que se trata de um disco muito melhor que o debut, penso o contrário, já que a proposta mais diferenciada e nova do álbum de estreia se perde neste num Power Metal de lugar comum, querendo soar o que exatamente os fãs “órfãos” do Helloween querem: rápido e melódico. E a tomar pelo fato de Kiske e Kai quase não terem participado das composições, me pergunto se teremos outro disco que surpreenda.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: divulgação

Ficha Técnica
Banda: Unisonic
Álbum: Light of Dawn
Ano: 2014
País: Alemanha
Tipo: Power Metal
Selo: EarMusic

Formação
Michael Kiske (Vocal)
Kai Hansen (Guitarra e Vocal de Apoio)
Mandy Meyer (Guitarra)
Dennis Ward (Baixo)
Kosta Zafiriou (Bateria)

Participação
Günter Werno (Teclados)



Tracklist
01. Venite 2.0
02. Your Time Has Come
03. Exceptional
04. For The Kingdom
05. Not Gonna Take Anymore
06. Night Of The Long Knives
07. Find Shelter
08. Blood
09. When The Deed Is Done
10. Throne Of The Dawn
11. Manhunter
12. You And I

Assista ao vídeo clipe oficial de “Exceptional”


Confira “For the Kingdom”


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: