domingo, 17 de agosto de 2014

Entrevista: Kalidia - "Escrevemos a Música que Amamos, Sem Prestar Atenção a Rótulos"


Fundado em 2010, a banda Italiana Kalidia lançou em 2012 o primeiro EP, "Dance of the Four Winds", ganhando já um boa repercussão na imprensa especializada. Em 2014, chega ao seu primeiro full-lenght, "Lie's Device", lançado de forma independente, e contando com uma excelente produção, estando agora em plena divulgação desse trabalho, a fim de subir alguns degraus a mais e fixar seu nome no cenário. (Read the English Version Here)

Buscando fazer simplesmente a música que amam, sem prender-se a rótulos, o Kalidia tem uma ideia clara dos seus objetivos e do seu potencial. Conversamos com a voz da banda, a bela Nicoletta Rosellini (que para muitos já é candidata a nova musa do Metal Italiano, fazendo sombra a Cristina Scabbia do Lacuna coil), que nos conta um pouco mais sobre a produção do álbum, o porque de terem escolhido lançá-lo de forma independente, suas influências, o cenário Italiano e mais! Confira a seguir. 

Road to Metal: Uma pergunta que eu gosto de fazer às novas bandas, é o que vocês acreditam que é ou será a sua vantagem ou diferencial para conquistar seu espaço no cenário? 
Nicoletta Rosellini: Primeiro de tudo, eu gostaria de agradecer a você por esta entrevista! Estamos tentando alcançar o nosso próprio espaço, ser nós mesmos: escrever canções melódicas, usando minha voz aguda, moderna, e não tão alta (há muitos cantores operísticos, na minha opinião) e sendo muito atenciosos com os fãs e simpatizantes. 


RtM: Eu gostaria que você nos contasse um pouco sobre a produção do álbum, que foi feita por Alessio Lucatti. O que os levou a escolher Alessio fazer a produção e o que ele acrescentou em termos de idéias e na sonoridade da banda? 
Nicoletta Rosellini: Nós nos conhecemos em 2012, quando a nossa colaboração e amizade começou. Eu considero o encontro com Alessio o ponto de virada da nossa carreira: ele trabalhou duro com a gente e nos ensinou muito. Ele nos deu a oportunidade de mostrar o que podemos fazer e eu, pessoalmente, devo muito a ele. 
Foi uma decisão natural  tê-lo a na produção do nosso álbum, nunca pensamos sobre isso, apenas sabíamos. 

RtM: Em "Harbinger of Serenity" há a participação de Andrea Racco, em um dueto poderoso com você. E "In Black and White", temos Alessandro Lucatti. Conte-nos mais sobre a ideia de convidá-los, e um pouco mais sobre essas músicas e a participação de ambos. 
Nicoletta Rosellini: Andrea, Alessandro e Alessio são da banda de power-prog Etherna; e dividimos o palco com eles muitas vezes e nos tornamos bons amigos com o passar dos anos.
Quando eu estava gravando "Harbinger of Serenity", percebi que a música precisava de algumas vozes ásperas, acompanhando os riffs de guitarra que eram fortes; Eu não tive dúvida, Andrea foi o vocalista certo. Quando ouvi sua gravação pela primeira vez, fiquei surpresa! Com Alessandro, as coisas foram mais como "Hey! Vamos fazer algo juntos ", durante uma de suas visitas ao estúdio de seu irmão. 


RtM: Ouvindo o álbum, e eu comentei com você, não podemos colocar um rótulo no som da banda, porque você mistura Heavy Metal clássico, com um toque de power metal, com muita melodia e Symphonic Metal. Em "Lie's Device" (Dispositivo de Mentir) vocês acreditam ter conseguido chegar onde pensavam em termos de som, a sua identidade? 
Nicoletta Rosellini: Eu acho que há ainda mais espaço para melhorias, mas nós gostamos do que fizemos; nós não focamos em um gênero, e sim deixamos a nossa inspiração fluir. É por isso que há algumas influências diferentes em nosso trabalho. Nós escrevemos a música que amamos, sem prestar atenção aos rótulos. 

RtM: Sobre a "identidade do Kalidia", eu acho que a música "The Lost Mariner" traduz bem o que é essa identidade. Heavy Metal sinfônico e melódico, e seu diferenciado e belo vocal. Poderia comentar um pouco mais sobre esta afirmação e sobre esta canção? 
Nicoletta Rosellini: "The Lost Mariner" foi a primeira música que compusemos, por de volta em 2011, e estamos muito ligados a ela. Eu acho que ela representa o Kalidia bem: é uma grande mistura de força, melodia e linhas vocais cativantes. 
A letra foi inspirada no poema Inglês "A Balada do Velho Marinheiro" por ST Coleridge. 


RtM: A canção-título, "Lie's Device" (Dispositivo de Mentir), é também um bom exemplo da sonoridade do Kalidia. O riff inicial me lembrou algo do Metal clássico, tipo Rainbow; há peças sinfônicas e melódicas e letras fortes. Você pode nos falar mais sobre essa música, suas letras e por que vocês a escolheram para ser a faixa-título? 
Nicoletta Rosellini: "Lie's Device" foi uma das últimas músicas que trabalhamos; escolhemos para ser a faixa-título, pois mostra muitos tons de nossas influências: Power, Progressivo e excelente trabalho de teclado. Além disso, o título soa incomum e seu tema nos deu a ideia descrita na capa (Onde há diversas pessoas em frente a uma espécie de roleta, com várias máscaras). A canção (Lie's Device) explora o tema da máscara de Pirandello: todo mundo é obrigado a usar uma máscara e ser o que os outros querem. 


RTM: "Dollhouse (Labyrinth of Thoughts)," é uma música bonita e melódica, e além de "The Lost Mariner", é um dos meus favoritos. O senhor poderia comentar mais sobre essa música também? 
Nicoletta Rosellini: "Dollhouse" foi a primeira música que compusemos após o lançamento do nosso demo-EP,  "Dance of the Four Winds"; é mais rock e menos pesada. Ela também mostra um pouco do meu registro mais grave, que eu adoro. A letra foi inspirada pela série de TV "Dollhouse". 

RtM: E Nicoletta, falando sobre sua voz, eu realmente gostei do que ouvi. Você tem uma voz diferente daquelas vocalistas que usam mais a voz soprano, você tem uma voz forte e limpa, mas sem perder a feminilidade, também diferente de vocalistas que usam nuances mais masculinas, como Doro ou Leather Leone. Fale um pouco sobre suas influências e como você começou esta jornada na música e no Heavy Metal? 
Nicoletta Rosellini: Antes de tomar qualquer lição, eu comecei a minha carreira aos 16 anos, com uma banda de hard rock, onde eu costumava cantar alguns covers de Deep Purple, Guns 'n Roses, Free; Depois disso, eu comecei a tomar algumas lições profissionais e eu também experimentei algumas técnicas de ópera (Eu admito, como quase todas as metalheads adolescentes, fui vítima da Tarja), mas, felizmente, decidi me concentrar nos vocais modernos. 

Acho que o que me faz diferente é o meu background musical: Eu não sou uma fã "die hard" de bandas lideradas por vocais femininos (mesmo que goste de bandas como Delain, Xandria, Within Temptation e Nightwish com Anette Olzon), eu prefiro vozes masculinas "quentes". Inspiro-me principalmente em Roy Khan (ex-Kamelot), Fabio Lione (Rhapsody, Vision Divine), Jorn Lande, Joacim Cans (Hammerfall). 


RTM: Vocês estão lançando seu debut, "Lie's Device", de forma independente. Qual é a razão desta opção? Quais as vantagens e desvantagens de lançar um trabalho de forma independente? 
Nicoletta Rosellini: Enviamos nosso material promocional para muitos selos diferentes e recebemos algumas ofertas, mas nenhuma delas nos satisfez. Eu, pessoalmente, acho que hoje em dia os contratos de pequenos selos são para pessoas preguiçosas, eles pedem-lhe dinheiro para coisas e promoção que você pode fazer por si mesmo. 

RtM: Você acredita que, conforme o caso pode ser mais prático lançar um álbum independente do que estar em uma gravadora e não ter a devida atenção, porque também pode haver muitas bandas no cast da gravadora, e também há tratamento diferente para alguns grupos ? 
Nicoletta Rosellini: Como uma banda independente, somos totalmente livres para fazer o que queremos com a nossa música e tomar nossas próprias decisões sobre o nosso caminho; também cada álbum vendido é 100% revertido para a banda; a desvantagem de ser independente é que você tem que cuidar pessoalmente de tudo, mas eu posso lidar com isso. 
Além disso, eu vejo muitas bandas com um contrato com gravadora serem deixadas por conta própria depois que eles pagaram para o negócio; os selos lançam seu álbum, fazem uma pequena promoção e isso é tudo. Eu acho que estamos conquistando mais do que essas bandas. 


RtM: E como você vê a situação atual do cenário na Itália? Além do Kalidia, que outras bandas você acha que podem chegar em um nível de bandas como Rhapsody ou Lacuna Coil, inclusive em termos de popularidade? 
Nicoletta Rosellini: Na Itália, temos muitas bandas underground talentosas, mas, durante a última década, tornou-se muito difícil  ganhar algum espaço nesse cenário saturado. 
Na minha opinião pessoal, os motivos são dois: de um lado, grandes gravadoras não estão prestando muita atenção para os recém-chegados, e os pequenos selos não estão fazendo uma grande promoção; Por outro lado, as pessoas não estão apoiando as bandas, em nosso país, não é raro encontrar apenas alguns frequentadores em concertos undergrounds em locais precários. 
Acho que nenhuma outra banda chegará a popularidade do Rhapsody ou Lacuna Coil, mas temos algumas bandas de power-prog excelentes, como o Vision Divine, Labirinth, DGM, Kaledon, 4th Dimension, Derdian, Ancient Bards. 


RtM: Bem, obrigado pela sua atenção, espero que em breve ver Kalidia ganhando mais e mais fãs e levantando vôos mais altos. Agora, eu deixo o espaço para sua mensagem para os fãs e leitores! 
Nicoletta Rosellini: Obrigado pela entrevista! Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que nos apoiam: esperamos encontrar todos vocês em turnê, um dia! Fique ligado nas nossas páginas sociais para mais novidades. Ciao!


Entrevista: Carlos Garcia
Fotos: Arquivo cedido pela banda e divulgação 

O Kalídia é:
Nicoletta Rosellini: Vocais
Federico Paolini: Guitarras
Nicola Azzola: Teclados
Roberto Donati: Baixo
Gabriele Basile: Bateria


Adquira o CD:





Canais oficiais:
















Nenhum comentário: