quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cobertura de Meet & Greet – Masterplan: Enfrentando adversidades e imprevistos em sua segunda passagem por POA (18/10/15 – El Toro Pub – Porto Alegre/RS)

Read English version HERE


O que seria um show acabou se tornando um Meet & Greet entre amigos. Esse foi o desfecho final da volta da banda alemã Masterplan a Porto Alegre depois de 10 anos.

O dia 18/10/15 tinha tudo para ser um reencontro histórico dos fãs gaúchos com o Masterplan, ainda mais que a banda está recuperando a velha forma, e vinha em uma ótima tour Sul-Americana, onde divulgam seu mais recente lançamento, o DVD/CD “Keep Your Dream aLive”, além do seu mais recente disco de estúdio “Novum Initium”, onde ambos apresentam a nova formação da banda.

Atualmente o Masterplan é formado pelo incansável Roland Grapow (guitarra/backing vocal – ex-Helloween), Axel Mackenrott (teclado), Rick Altzi (vocal – também integrante da banda At Vance), Jari Kainulainen (baixo – ex-Stratovarius, Evergrey e Symfonia) e Martin Skaroupka (bateria – também integrante da banda Cradle of Filth).

A lenda Roland Grapow, que além de ser o líder incansável do Masterplan já gravou 7 discos com o Helloween
Com um time desses é difícil acreditar como não houve show certo? Porém a produtora local (Urânio Produtora) que estava responsável pelo evento pareceu não conhecer a atração que tinha em mãos. Pois com uma banda que carrega grandes músicos que já passaram por bandas consagradas, o mínimo que se esperava era uma divulgação em massa, um marketing em cima dos músicos, pois estávamos diante de um dos principais compositores do Power Metal mundial, que é o guitarrista Roland Grapow, que fez muito pelo Helloween, e sua saída é sentida até hoje. Além do marketing que poderia ser feito com a passagem de Jari Kainulainen pelo Stratovarius e Evergrey.

Mas nada disso foi visto ou feito, a produtora local simplesmente criou o evento e deixou vamos dizer o show se “vender”, não usando nenhum artifício de divulgação, e convenhamos, se os shows bem divulgados já não apresentam grandes públicos, imagina um pessimamente divulgado? Então após esse breve parecer, a produtora em questão resolveu cancelar o show 1 semana antes da data. Alegando baixa venda de ingressos.

O lendário baixista do Stratovarius Jari Kainulainen, que já teve passagens pelas bandas Evergrey e Symfonia
Mas daí me pergunto, como não ia ter baixa venda se o mesmo nem foi divulgado? Muitas pessoas nem sabiam do evento, um evento criado no Facebook que ficou as moscas, sem informação, sem movimentação, simplesmente ali. Posso dizer por experiência própria (no qual já tive a oportunidade de trabalhar na produção/divulgação de grandes shows como Deicide, Behemoth, Moonspell e etc...) se você quer se manter vivo nesse meio Rock/Metal como produtor, você no mínimo tem que conhecer o que tem em mãos ou ter pessoas que conheçam e façam o evento chegar o mais longe possível, pois não adianta fechar com as bandas e fazer uma divulgação amadora ou pior, nem divulgar. Certamente um grande descaso da produtora envolvida com os fãs, pois se tivesse uma boa divulgação o show teria saído com toda certeza.

Pós iniciado essa “tormenta”, a casa de shows El Toro Pub anunciou em seguida que mesmo não tendo o show, a banda viria a Porto Alegre para um Meet & Greet com os fãs. O Masterplan poderia ter simplesmente seguir sua tour sem passar por aqui, mas gostaram da ideia e desembarcaram em solo gaúcho em respeito aos fãs gaúchos. Porém como estava muito em cima da data, o El Toro Pub fez o possível em suas divulgações para atrair os fãs, sendo que faltava dias para o evento.


Então chegado o dia do mesmo, a casa estava prevista para abrir as 19h, mas o próprio Masterplan divulgou em vídeo que seria as 20h. O Meet & Greet além de poder estar com os músicos, tirar fotos, pegar autógrafos e etc, quem adquirisse o ingresso (que estava sendo vendido na hora, e que todo o valor seria da banda, não tendo participação da casa) ganharia o mais recente lançamento o DVD/CD “Keep Your Dream aLive”, mais a camiseta exclusiva da tour Sul Americana.

Por questões de logística o baterista Martin Skaroupka não veio para essa tour, sendo substituído por Kevin Kott (At Vance), que estaria presente no Meet & Greet.

Ao entrar no local os músicos estavam todos sorrindo, conversando e olhando para o telão atentamente, onde estava sendo passado o DVD “Keep Your Dream aLive”, onde também podemos conferir com exclusividade.

Nosso coordenador Renato Sanson não perdeu tempo e partiu para tietagem descontrolada hahahaha
O clima amistoso e de harmonia entre os músicos era contagiante, claro que a vontade maior dos mesmos eram de tocar, mas era visível a satisfação de estar ali com os fãs, seja autografando, tirando fotos, respondendo curiosidades e etc...

Não é sempre que estamos diante de músicos que somos fãs, e no caso em questão estar no mesmo ambiente de uma lenda como Roland Grapow, conversando, dando risada é algo surreal.

Rick Altzi é extremamente simpático e comunicativo, assim como o baterista Kevin Kott. Já Jari e Axel são mais reservados, mas não menos carismáticos, bastava chegar perto dos mesmos para conversar e ambos abriam um largo sorriso! Claro que o mais assediado da noite foi Roland, uma pessoa extremamente simples e humilde, com uma boa vontade além do comum. Algo raro hoje em dia se tratando de músicos consagrados.

Kevin (At Vance), Axel (Masterplan) e Rick (Masterplan, At Vance)
Claro que não poderíamos sair de lá sem alguma informação a mais do que o Masterplan pretende fazer no futuro, e em uma breve conversa Grapow revela que para 2016 o Masterplan lançara um disco com algumas regravações de sua época no Helloween, onde irá conter músicas como “The Chance”, “The Time Of The Oath”, “The Dark Ride” dentre outras.

Uma grande noite para um público restrito, mas que em nenhum momento desanimou os músicos ali presentes. Fica o nosso agradecimento a casa El Toro Pub pela ótima recepção e oportunidade, e ficamos na torcida pela volta do Masterplan a Porto Alegre, claro, desde que seja por uma produtora responsável.

Cobertura por: Renato Sanson
Fotos: Diogo Nunes



Um comentário:

Micael Machado disse...

A Urânio tem boas ideias para shows, mas, infelizmente, por vezes se mostra despreparada para executá-las, como ocorreu desta vez. Uma pena, pois nas raras vezes em que acertam a mão (vide o show do Ira! no Opinião neste ano), as coisas correm a contento.