terça-feira, 19 de outubro de 2010

Morno, Mas Tá Valendo: A “Volta” de Kiske ao Metal


Michael Kiske (ex-Helloween, Place Vendome, Unisonic) é uma das melhores vozes do Heavy Metal, mais especificamente do Power Metal, estilo que como frontman da banda alemã Helloween tomou o mundo do Rock pesado e ajudou a fundar um tipo de Metal copiado até hoje.



Entretanto, mágoas o fizeram deixar de lado o Metal por muitos anos, renegando seu tempo e história desde os anos 80. Aos poucos, porém, o vocalista, mais velho e, espera-se, mais maduro, foi parando de tecer comentários negativos contra o Metal, para começar a investir novamente nele, ou em algo mais próximo disso.

Se você já ouviu aquele ditado que diz que por trás de todo grande homem há uma mulher, sabe que fora preciso que a cantora pop norte-americana Amanda Somerville (Aina, Avantasia, Épica, etc) o convidasse para gravar um disco em dupla.



Brincadeiras à parte, a dupla se conhecera nas gravações com o Avantasia e de lá nasceu uma amizade e admiração mútua. Assim, se as coisas dão certo num projeto, porque não criar o seu próprio, também com grandes músicos?

Kiske-Somerville é esse projeto que já rendeu single, álbum e dois vídeo clipes (confira abaixo). O disco conta com Matt Sinner (Primal Fear, Sinner) no baixo (também produziu o CD), Magnus Karlsson (Primal Fear, Starbreaker) e Sander Gommans (Ex-After Forever) nas guitarras, o baterista Martin Schmidt (ex-Leave’s Eyes) e o tecladista Jimmy Kresic (Voodoo Circle). Aliás, a dupla vinda do Primal Fear assina quase todas as composições, o que se é de espantar, já que se esperava que as estrelas fossem apenas os vocalistas.



Mesmo com essa ótima combinação (Amanda tem uma das melhores vozes “pop” do mundo), o álbum fica mais próxima de um Place Vendome do que de Helloween ou até mesmo Avantasia.

As composições se calcam muitas vezes em algo mais sinfônico, com refrões manjados mas que pegam fácil, guitarras e som bastante limpo, com as claras colocações de Karlsson lembrando seus solos no Primal Fear.



O álbum “End of the Road” talvez se destaque pela originalidade de unir esse dueto que faz do disco, bons refrões, músicas para se ouvir relaxando (não que falte peso, mas é bastante limpa). Não chega a ser a volta desejada pelos fãs de Kiske, mas mesmo morno serve para curtir, afinal, é de Kiske e Somerville que estamos falando.

Difícil é fugir do que Kiske tem feito. Assim, músicas como “Don’t Walk Away” é puro Place Vendome (minha favorita), “Rain” remete a citada banda mas a algo da carreira de Kiske solo. Outros destaques ficam para “Nothing to Say”, “If I Had a Wish” (belo dueto de guitarras) e “Devil in Her Heart”. A mais pesada e um dos grandes destaque é “Set A Fire” que fecha com peso o disco.



Na verdade, não há muita novidade no disco. As baladas do álbum lembram Primal Fear, por exemplo “One Night Burning”, ou Kiske em “Second Chance” e agradará aos fãs das bandas. O grande lance mesmo, como dito, é a dupla de vocalistas que estão impecáveis, verdadeiros mestres no que fazem.

Se você gosta de qualquer um dos vocalistas, de um Heavy Metal entre Metal Sinfônico, AOR e Melódico, o álbum é um prato cheio, mesmo sendo morno.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Kiske-Somerville
Álbum: End of the Road
Ano: 2010
País: Alemanha/EUA
Tipo: Metal Sinfônico/AOR/Heavy Metal/Power Metal

Formação

Michael Kiske (Vocal)
Amanda Somerville (Vocal)
Matt Sinner (Baixo)
Magnus Karlsson (Guitarra)
Sander Gommans (Guitarra)
Martin Schmidt (Bateria)
Jimmy Kresic (Teclados)



Tracklist

01 - Nothing Left To Say
02 - Silence
03 - If I Had A Wish
04 - Arise
05 - End Of The Road
06 - Don't Walk Away
07 - A Thousand Suns
08 - Rain
09 - One Night Burning
10 - Devil In Her Heart
11 - Second Chance
12 - Set A Fire


Confira os video-clipes promocionais!

Silence

If I Had a Wish

Um comentário:

nilson disse...

vozes nota 10, cd nota 8.mas ainda assim, acima da média de mt coisa por aí